Quais são os destinos mais buscados para viagens a trabalho no Brasil?
Pesquisa revela quais são as cidades em alta para fazer negócios em viagens corporativas no país; confira!
Segundo a Global Business Travel Association (GBTA), o Brasil é o maior mercado de viagens de negócios da América do Sul, representando 61% das transações comerciais. A fatia econômica que envolve as viagens corporativas no país é tão expressiva que o valor ultrapassa 30 bilhões de dólares.
Mas, dentro do Brasil, quais são os destinos mais procurados para sediar os encontros de negócios? É isso que uma pesquisa da Statista — plataforma especialista em dados de mercado e consumidores, se propôs a responder.
De acordo com essa pesquisa, os destinos mais buscados para as viagens a trabalho são:
- São Paulo, com 49,2%
- Rio de Janeiro, com 19,1%
- Curitiba, com 4,8%
- Porto Alegre, com 3,4%
- Brasília, com 3,2%
A partir disso, vamos conhecer quais são as características que favorecem as viagens de negócios nessas capitais brasileiras e também quais outras cidades estão em tendência de crescimento como polo de eventos corporativos.
São Paulo (SP)
A maior cidade brasileira, com mais de 12 milhões de habitantes, concentra também o maior número de eventos corporativos. Segundo os dados, mais de 49% das viagens de negócios do Brasil estão relacionadas à cidade de São Paulo.
Segundo dados do Empresômetro, São Paulo é responsável por sediar 29,01% das empresas brasileiras. Por isso, não é nenhuma surpresa que a cidade de São Paulo também seja palco para reuniões de negócios, eventos corporativos e envolva grande parte do número de business travel do Brasil.
Rio de Janeiro (RJ)
A cidade maravilhosa atrai milhares de turistas ao longo de todo o ano e isso inclui gringos e brasileiros encantados pelo Cristo Redentor e pelas belezas cariocas. Só para se ter uma ideia, o Rio é a quarta cidade mais procurada pelos viajantes brasileiros. Por isso, o cenário de viajantes bleisure, que mesclam turismo e business, se fortalece no Rio de Janeiro.
Além da possibilidade de combinar lazer e trabalho, o Rio de Janeiro concentra 8,43% das empresas brasileiras. Com essa forte representação no mundo dos negócios, o Rio ficou com o posto de segunda cidade mais buscada para viagens de trabalho, com 19,1% dos viajantes.
Curitiba (PR)
A capital do Paraná é a terceira cidade mais buscada para as viagens de negócios no Brasil, registrando 4,8% do total de colaboradores em viagens a trabalho. Por lá, são mais de 360 mil empresas ativas, segundo o Econodata.
A cidade é palco para o Vale do Pinhão que reúne diversas startups e projetos de tech, com o propósito de potencializar o empreendedorismo, a economia criativa e a tecnologia. Por essas razões, Curitiba é um dos destinos mais buscados para eventos corporativos e sua agenda, ao longo do ano, conta com variada programação de negócios.
Porto Alegre (RS)
O Rio Grande do Sul é o estado com mais empresas entre as 500 maiores do sul do país e, por isso mesmo, não é surpresa que a capital gaúcha esteja entre os destinos mais procurados para as viagens a trabalho. A cidade responde por 3,4% das viagens a negócios realizadas no Brasil.
Dados de 2022 também colocam Porto Alegre como um dos melhores lugares para empreender no Brasil — contexto que também favorece as viagens de trabalho. Segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), a cidade lidera como melhor ambiente de negócios do Brasil, a partir da avaliação de variados critérios, como infraestrutura e liberdade econômica.
Brasília (DF)
A capital federal não poderia ficar de fora da lista de destinos mais procurados para viagens corporativas do Brasil. Além da sede dos Três Poderes, Brasília também é considerada a 4ª melhor cidade para negócios do agro (conforme o Urban Systems) e um dos cinco melhores ambientes de negócios do país, pelo Índice de Concorrência dos Municípios (ICM).
Segundo a Statista, 3,2% das viagens de negócios aconteceram em Brasília. A capital federal fica a menos de 2 horas de voos de outras importantes cidades, como São Paulo, e conta com espaços para eventos corporativos de vários tamanhos, até para mais de 70 mil pessoas!
Trending
Apesar desse compilado, outras cidades brasileiras têm apresentado crescimento nos eventos corporativos — até porque esse setor fechou 2022 com um faturamento de R$ 11,2 bilhões, praticamente igualando o período pré-pandemia da Covid-19.
Segundo a GoTogheter Brasil, Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Caetano do Sul (SP) tem alto potencial para atrair viajantes a trabalho e estiveram dentre os destinos mais procurados no último ano.
Belo Horizonte (MG)
A capital mineira é a segunda cidade com maior número de startups em destinos turísticos do Brasil, com 9,5% do total. Belo Horizonte também é o berço da primeira comunidade de startups do Brasil, o San Pedro Valley, onde surgiu a nossa Onfly. Esse com certeza é um dos principais motivos que colocam BH como um destino corporativo de primeira.
E, claro que como bons mineiros, não poderíamos deixar de citar que a hospitalidade de Minas Gerais reflete diretamente na nossa capital BH e na forma como os visitantes a trabalho são recebidos por aqui!
Joinville (SC)
A cidade de Joinville em Santa Catarina tem um grande potencial para viagens corporativas. E isso se deve, principalmente, por concentrar empresas de engenharia, tecnologia e indústria, enquanto tem um dos melhores padrões de vida do Brasil. Essa combinação favorece encontros de negócios, visitas a clientes, feiras e convenções… dentre outras várias possibilidades de viagens corporativas.
São Caetano do Sul (SP)
Essa cidade da região metropolitana do estado de São Paulo tem se consolidado como um destino importante para as viagens a trabalho. A localização também impacta bastante, já que a cidade fica bem pertinho de São Paulo. Além disso, a principal atividade econômica de São Caetano do Sul está voltada para os setores automobilístico e industrial, assim como um comércio forte.
Brasil deve crescer em número de viagens a trabalho
Conforme as expectativas do World Bank Group, o Brasil deve crescer nos próximos anos em número de recursos em viagens corporativas.
A tendência é que a movimentação financeira envolvendo as business travels sigam evoluindo de forma positiva e, com esse cenário em vista, também é esperado que as cidades brasileiras se fortaleçam como destinos de viagens a trabalho.
Além de impulsionar novas cidades como bons destinos para os eventos de negócios, com o mercado em alta, os grandes polos de viagens a trabalho ficam ainda mais aquecidos.
Em quais dessas cidades você já participou ou vai participar de alguma viagem de negócios? Como foi a sua experiência? Compartilhe com a gente pelo LinkedIn.