Deslocamento administrativo: o que é?

Quando o colaborador viaja uma curta distância pode ser considerado deslocamento administrativo; entenda!

O colaborador, prestador de serviços ou parceiro quando faz uma viagem a trabalho, se desloca para atividades relacionadas ao negócio da empresa. Isso pode ser realizado para participar de palestras, eventos, visitas a clientes, treinamentos, ações de expansão da empresa, dentre várias outras atividades. 

E apesar de muitas vezes serem apresentados como sinônimos, existe diferença entre viagem corporativa e deslocamento administrativo. É isso que vamos abordar neste artigo! 

Qual é a diferença entre deslocamento administrativo e viagem corporativa? 

Os deslocamentos administrativos não demandam hospedagem, porque são comumente realizados em um curto período, sem necessidade de pernoite, e a curtas distâncias

Por outro lado, se o deslocamento demanda pernoite e/ou acontece a uma longa distância, já pode se caracterizar como viagem corporativa.

Em resumo, podemos dizer que…

o que é deslocamento administrativo

Por isso, também é possível afirmar que as principais diferenças entre viagem corporativa e deslocamento administrativo são:

O queViagem corporativaDeslocamento administrativo
PernoiteSim, pode ser necessárioNão ocorre
Curta distânciaSim, pode ocorrerSim
Longa distânciaSim, também pode acontecerNão ocorre
AlimentaçãoSimSim
TransporteSimSim
AéreoSim, dependendo da viagemNão ocorre

Portanto, é preciso atenção aos fatores de forma combinada. Um deslocamento que é de curta distância, mas que demanda pernoite, já é uma viagem corporativa. Nesses cenários, vale sempre atentar ao que diz a política de viagens da empresa — esse é o documento básico que vai ditar o que pode e o que não pode ser feito na viagem, além de quais responsabilidades são do viajante e da empresa.

Quem define, na prática, o que é deslocamento administrativo e o que é viagem corporativa é o gestor de viagens. É preciso estabelecer na política de viagens da empresa qual é a quilometragem e outros critérios que diferenciam um processo do outro. Isso porque cada um deles demanda recursos e logísticas diferentes e, por isso, a diferença deve ser clara para o viajante. 

Por exemplo, um evento que acontece a menos de 100km de distância do escritório pode se caracterizar por um deslocamento administrativo, enquanto uma atividade que acontece a mais de 100km já poderá ser enquadrada como viagem. 

É importante frisar que a definição exata vai depender de cada política de viagens, bem como sua estrutura de viagens. Em caso de dúvidas, a política de viagens vai estabelecer o que é a viagem a trabalho e quais são suas características.

O que o deslocamento administrativo e viagem corporativa tem em comum? 

Tanto a viagem corporativa quanto o deslocamento administrativo tem o mesmo objetivo comum: representar a empresa e seus interesses fora da sede. 

Podem se enquadrar nas atividades que demandam deslocamento: 

  • participação em reuniões;
  • presença em eventos;
  • palestras e conferências;
  • visitas a cliente;
  • treinamentos ou cursos;
  • expansão de negócios;
  • contato com fornecedores;
  • dentre outras atividades de negócios. 

As viagens corporativas e os descolamentos administrativos são aliados importantes para fomentar negócios. Através do contato pessoal, os colaboradores podem interagir com clientes, fornecedores e parceiros, criando uma rede de networking para o viajante e consolidando a presença da empresa no mercado. 

Dados de uma pesquisa da Global Business Travel Association (GBTA) mostram que 85% dos viajantes corporativos consideram que a viagem corporativa é fundamental para o sucesso dos negócios. O número reforça que o contato presencial, além de meetings e calls virtuais, tem papel básico para firmar contratos e parcerias. 

Portanto, seja em deslocamento mais breve ou em viagem mais extensa, representar os interesses da empresa em eventos ou ações corporativas tem metas em comum para o crescimento dos negócios.

Na sua empresa, existe algum critério a parte para definir o que é deslocamento administrativo? Compartilhe com a gente pelo LinkedIn!

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!