4 maneiras de aprimorar a cultura das viagens a trabalho na sua empresa

As viagens a trabalho são uma parte muito estratégica para as empresas, afinal, geram grandes retornos sobre investimentos, seja em relação a uma proposta comercial ou visita em uma sede, por exemplo.

Além disso, as viagens a trabalho também influenciam na retenção de talentos e impactam na satisfação e no bem-estar dos colaboradores.

Por isso, as organizações devem promover uma cultura das viagens a trabalho, que impulsione o crescimento da marca, contribua para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e fortaleça a cultura corporativa.

Confira, a seguir 4 maneiras de desenvolver uma cultura positiva nas viagens corporativas da sua organização.

1. Forneça uma política de viagem com normas claras

Como já comentado em outros posts, ter uma política de viagens clara e objetiva é essencial para a gestão empresarial e para o setor financeiro, como também para os próprios viajantes. E uma das formas de aprimorar a cultura das viagens a trabalho é trazer clareza e detalhes sobre toda a jornada do viajante.

Alguns exemplos disso são: como é feita a reserva da viagem corporativa, qual o método para a compra de passagem e o tempo de antecedência. Também, quais as formas de pagamentos, o que é classificado como despesa reembolsável e como acontece a prestação de contas

Deixar todo o processo de viagens a trabalho mais acessível para os colaboradores contribui para engajá-los nessa jornada de maneira mais facilitada.

2. Tenha processos de viagens inclusivos e flexíveis

Garantir que toda a jornada da viagem a trabalho seja igualmente acessível para todos os colaboradores reforça o compromisso da organização por uma cultura mais inclusiva, além de impactar na imagem da marca de forma positiva.

Assim como as políticas de trabalho são flexíveis, isso também é aplicado nas políticas de viagens, em relação às características desse trabalho realizado durante a viagem corporativa. Por exemplo, o horário da reserva, a forma de hospedagem e os métodos de pagamentos podem ser escolhidos de forma que beneficie tanto a empresa quanto o colaborador.

Na sua empresa, é possível que tenham colaboradores que façam viagens corporativas de maneira regular e numa frequência maior. Já outros possuem preferências durante a viagem, como uma hospedagem próxima ao evento corporativo ou a escolha de um assento na janela do avião.

Mapear como esse consumo é feito ao longo da jornada impacta na cultura das viagens a trabalho, como explicaremos abaixo.

como-aprimorar-cultura-das-viagens-a-trabalho
Conhecer o padrão de viagens dos colaboradores auxilia na definição de uma cultura das viagens a trabalho mais alinhada

Experiência personalizada na viagem a trabalho

Diante das diferentes necessidades e dos padrões de consumo dos viajantes, e buscando aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores, uma opção é contar com opções de reserva personalizadas.

Assim, os funcionários conseguem escolher as preferências da viagem alinhadas com a política da empresa. Ter uma cultura das viagens a trabalho mais flexível e acessível contribui para fortalecer a marca empresarial, além de criar oportunidades de negócios.

3. Constância de feedbacks

Outra maneira de fortalecer a cultura das viagens a trabalho é contar com feedbacks contínuos dos colaboradores acerca da própria experiência. Ter uma comunicação mais clara sobre o que está funcionando e o que pode ser melhorado auxilia a ajustar as estratégias da empresa.

Por exemplo, é possível avaliar se surgem dúvidas durante a viagem, seja acerca das reservas, das maneiras de se portar na viagem ou, até, na prestação de contas. Essas informações podem ser passadas através de capacitações internas ou em canais de comunicação da empresa.

Também, pode avaliar se o valor fornecido para custear a viagem de cada colaborador é condizente com a realidade ou se o tempo definido para reserva das viagens está sendo cumprido. Esses tópicos podem ser ajustados na política de viagens da organização.

Assim, esses processos se tornam mais otimizados, facilitando na redução de custos, no aumento da eficiência dos viajantes e no alcance dos objetivos de desenvolvimento da empresa.

4. Tenha a tecnologia certa para suas viagens a trabalho

Contar com automação dos processos, unificação das informações em uma só plataforma e dados em tempo real tornam as viagens a trabalho muito mais práticas tanto para os colaboradores, quanto os gestores.

Simplificar cada etapa melhora a experiência e a tornma mais intuitiva, facilitando na consolidação da cultura das viagens a trabalho na empresa.

Com a Onfly, você conta com essas vantagens e muito mais. Os viajantes contam com autonomia para reservar sua viagem, alinhada à política de viagens. Além disso, os gestores conseguem integrar a plataforma com ERPs e acessam os relatórios em tempo real.

Tenha uma cultura das viagens a trabalho mais forte e alinhadas à sua empresa. Entre em contato com um especialista e saiba mais.

cartão corporativo
Compartilhe esse conteúdo
Maria Eduarda Carvalho
Maria Eduarda Carvalho

Maria Eduarda é jornalista, com formação complementar em Letras, pela UFMG. Ela atua como Analista de Conteúdo da Onfly e, para entrar em contato, basta enviar um e-mail para maria.silva@onfly.com.br!