Vale a pena usar o Pix para despesas corporativas?
O pix é uma ferramenta amplamente difundida em todo o Brasil. Quais são as vantagens de utilizá-lo para despesas corporativas? Saiba mais!

A crescente transformação digital dos serviços no setor financeiro tem impulsionado o desenvolvimento de soluções inovadoras. E o surgimento dos meios de pagamentos instantâneos, como o Pix, é um resultado disso.
Essa ferramenta utilizada para transferências instantâneas por todo o Brasil já é unanimidade entre os consumidores, totalizando mais de 828 milhões de chaves Pix cadastradas no sistema do Banco Central.
Mas essa funcionalidade pode ser benéfica também para as empresas? Com certeza. Saiba como essa modalidade de pagamentos pode ser útil para otimizar processos e facilitar a gestão de despesas corporativas.
Boa leitura!
O que é o Pix e como ele funciona para empresas?
O Pix é uma funcionalidade desenvolvida pelo Banco Central do Brasil para facilitar a transferência de valores entre pessoas e/ou instituições. Ele funciona em qualquer dia da semana, a qualquer hora do dia ou da noite. Para utilizá-lo, não existem taxas adicionais e os usuários podem cadastrar diferentes chaves de pagamento.
Com essa mudança no comportamento de consumo e de pagamento por produtos e serviços, o Pix para despesas corporativas começou a ser difundido. Esse formato é necessário em vários tipos de pagamentos no dia a dia de uma empresa.
O método pode ser incluído no controle de gastos de viagens a trabalho, despesas de fornecedores e parceiros e até mesmo na compra de materiais para o escritório.
Hoje, ele já é um método de pagamento aceito por mais de 93% das empresas com lojas físicas no Brasil e 100% das empresas que atuam no setor de e-commerce. Para despesas corporativas, ele se adequa aos limites de gastos que podem ser definidos na política de viagens da organização, por exemplo.
Quais os tipos de Pix disponíveis?
Hoje, o sistema do Pix disponibiliza diversos tipos de chave para facilitar o pagamento de valores entre contas. Vamos conhecer cada um deles:
QR Code
O QR code é uma das alternativas mais práticas para pagamento via Pix. Basta gerar um código pelo aplicativo do seu banco. Assim, os usuários poderão realizar transferências apenas lendo o QR Code na câmera do celular.

Chave específica
O pagamento por Pix também pode ser realizado através de uma chave criada pelo recebedor. Essa chave pode ser o número do celular, o CPF/CNPJ ou o e-mail.
Chave aleatória
A chave aleatória é um código alfanumérico criado pela própria instituição financeira e utilizado pelo destinatário do Pix. Esse código é uma chave fixa e possibilita mais privacidade para quem não quer expor dados específicos.
Copia e cola
Na modalidade Copia e Cola, o colaborador copia um código alfanumérico gerado pelo destinatário e o cola na área de pagamento para finalizar a transferência. Esse código é gerado a cada nova transação.
Ele também pode vir acompanhado por um QR Code e facilitar a necessidade de digitar os dados do destinatário. O valor do pagamento já vem configurado e impede transações com valores digitados incorretamente.
Agência e conta
Uma outra possibilidade é o Pix por dados de Agência e Conta. Com ela, é possível inserir dados bancários do destinatário para concluir a transação. Apesar de lembrar a modalidade transferência DOC ou TED, é um Pix e o valor é creditado no mesmo momento para o destinatário.
Pix Cobrança
O Pix Cobrança é um instrumento utilizado para cobrar valores e iniciado por meio do QR Code ou do tratamento de um Pix Copia e Cola. Ele é usado para pagamentos imediatos, em pontos de venda físicos e comércio eletrônico, por exemplo.
Também é possível utilizar esse tipo de Pix para pagamentos com vencimento, realizados em data futura, que podem incluir outras informações como juros, multas, outros acréscimos, descontos e outros abatimentos É um serviço semelhante ao do boleto.
Pix em lote
O Pix em lote é uma função que permite fazer várias transferências Pix de uma só vez, tornando a gestão de pagamentos mais agilizada, com economia de tempo e de custos.
API Pix
Esse tipo de função é utilizado em negócios que contam com sistema de automação. A API Pix surgiu para facilitar e automatizar a interação entre as instituições financeiras e de pagamentos que ofertam Pix e usuários que recebam pagamentos.
Ela contempla funcionalidades de criação e gestão de cobranças, verificação de liquidação e conciliação e suporte a processos de devolução.
Com a padronização da API Pix, o usuário que queira mudar de conta não precisa reconfigurar seus sistemas de gestão para APIs diferentes, facilitando a mudança de uma instituição participante do Pix para outra, sem custos.
Quantos Pix posso fazer por mês?
Não há limite para a quantidade de transações Pix que você pode fazer por mês, desde que você não ultrapasse os limites de valores e horários estabelecidos para a sua conta.
Cada instituição financeira define um limite, por isso é importante verificar diretamente com o seu banco de preferência. Também existem limitações de horários para determinados valores no Pix, e é possível configurá-los diretamente no aplicativo do banco.
Quais são as vantagens do Pix em relação a outros métodos de pagamento?
As transações realizadas por Pix possuem uma série de benefícios em relação aos métodos tradicionais de pagamento, principalmente para as empresas que buscam realizar o controle maior das despesas corporativas. Confira:
Praticidade e ampla aceitação
Um dos principais objetivos do Pix para despesas corporativas é tornar os pagamentos mais simplificados. Com utilização consolidada em todo o território nacional, essa modalidade de pagamento torna a gestão de despesas mais acessível para os seus colaboradores.
Segurança de dados
Manter dados pessoais e outras informações sensíveis totalmente protegidos é outra grande vantagem do Pix. Para despesas corporativas, é um recurso que conta com criptografia de ponta a ponta e que utiliza a autenticação em duas etapas.
Redução de fraudes
Com esses recursos de segurança, os dados do usuário contam com mais proteção e também permitem o rastreio das transações realizadas. Assim, é possível aprimorar a gestão de despesas e evitar ações fraudulentas ou gastos fora do planejamento financeiro da empresa.
Como integrar o Pix ao sistema financeiro da minha empresa?
Para integrar o Pix aos processos financeiros da sua empresa, basta seguir alguns passos indicados pelo Banco Central:
- Primeiro, defina onde você quer receber seus pagamentos Pix, com quais instituições e em quais contas. Lembre-se de pesquisar e comparar as tarifas e os serviços prestados, porque existem serviços facultativos;
- Defina o método de recebimento pelo Pix: pode ser Chave Pix (CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória) ou por QR Code (estático ou dinâmico);
- Caso a sua empresa use algum sistema de automação, verifique a integração dos seus sistemas com o Pix. A integração, que ocorre por meio da API Pix, vai facilitar a geração do QR Code e a conciliação do pagamento. Você também pode integrar o Pix ao sistema ERP da empresa;
- Prepare sua equipe: explique ao seu time como funciona o Pix e quais são suas vantagens;
- Informe seus clientes: inclua o Pix como meio de pagamento aceito no seu estabelecimento.
Pronto! É muito fácil e seguro adicionar essa forma de pagamento ao seu negócio.
Eu pago taxa ao fazer um Pix para CNPJ?
Você pode precisar pagar uma taxa para realizar a transação, mas apenas em casos específicos.
O valor da cobrança é diferente em cada instituição financeira, que pode cobrar ou não uma taxa para os clientes. Por isso, é importante pesquisar antes de criar uma chave vinculada ao seu CNPJ.
A taxa do pix para pessoa jurídica pode variar entre 0,99% e 1,45% do valor da transação, com valores mínimos de mínimo de R$ 1 e máximos de R$ 10.
Microempreendedores e Empreendedores Individuais também podem precisar pagar tarifas, mas seguem as normas de pessoas físicas.
Como o Pix pode facilitar o controle de despesas corporativas?
O Pix é uma forma muito prática e segura para realizar pagamentos durante uma viagem corporativa.
Seja em viagens corporativas ou outros gastos da empresa, a Onfly criou soluções completas para facilitar o controle de despesas por parte da empresa e a gestão de valores por parte do colaborador que está viajando a trabalho.
Contamos com um cartão corporativo pré-pago, que também possui a funcionalidade do Pix. As duas funções estão disponíveis na nossa plataforma, permitindo uma visão geral das transações realizadas e eliminando processos burocráticos de reembolso.
Como usar as funcionalidades da Onfly na minha empresa?
Para utilizar o Pix para despesas corporativas, é necessário ter uma conta ativa no cartão corporativo da Onfly, sem custos adicionais para habilitar essa função. Ele está integrado ao Expense, nossa plataforma de gestão de despesas que proporciona mais segurança e transparência para gastos de colaboradores.
Os pagamentos por Pix são todos registrados na plataforma Expense com informações sobre a transação, nome do recebedor e data e hora. Isso proporciona mais eficiência na prestação de contas da empresa.
Quer conhecer mais sobre esse novo meio de pagamento e como levá-lo para a sua empresa? Se você já utiliza os serviços da Onfly, fale com nosso time de Sucesso do Cliente.
Ainda não é nosso cliente? Entre em contato com um dos consultores da Onfly!
