5 formas de implementar a fofabilidade na sua empresa

Entenda como implementar a fofabilidade e melhorar a satisfação de clientes e colaboradores na sua empresa.

Que a fofabilidade é marca registrada da Onfly você já sabe. Fizemos até um artigo aqui no blog explicando o que é a fofabilidade e o porquê disso ser um dos valores da nossa travel tech. 

Mas, agora, queremos te dar algumas dicas para implementar a fofabilidade no seu negócio, trazendo mais satisfação para clientes, parceiros e colaboradores! Afinal, a fofabilidade envolve empatia, gentileza e respeito, além de uma boa dose de calor humano. 

O que é a fofabilidade mesmo? 

Se você chegou por aqui agora, a fofabilidade é um conceito que surgiu na Onfly e é imprescindível nos valores da nossa travel tech. Significa a habilidade de ser fofo, expressando empatia e gentileza ao tratar as pessoas. 

Por aqui, acreditamos que, mesmo como uma empresa de tecnologia voltada para as viagens corporativas, a fofabilidade está relacionada ao nosso atendimento totalmente humanizado.

E como colocar em prática? 

Colocar a fofabilidade em prática na sua empresa pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, principalmente para fortalecer a marca no mercado e ainda trazer mais resultados com o atendimento respeitoso e mais humanizado.

Afinal de contas, todo mundo gosta de gentileza e de ser bem tratado e isso não muda quando fazemos contatos de negócios. Apesar do ambiente profissional, a empatia e o respeito que chamamos carinhosamente de fofabilidade devem ser imprescindíveis nos relacionamentos. 

Pensando nisso, a seguir, separamos algumas dicas para colocar em prática: 

Pessoas em primeiro lugar

Na nossa visão, tudo é sobre pessoas! Por isso, coloque as pessoas em primeiro lugar. Isso vale tanto para o tratamento com gentileza (por favor, obrigada, com licença são seus aliados) e para a empatia – pontos que vamos tratar mais a fundo a seguir. Se coloque no lugar do outro para entender qual é a sua dor e como você pode ajudar.

Aqui também vale abrir um parenteses interessante! Que tal aplicar a comunicação não-violenta no dia a dia da sua empresa? Seja para lidar com os setores, como financeiro, gente e gestão, marketing, comercial… ou até mesmo para melhorar o relacionamento com as pessoas de fora.

Esse é um conceito que determina que a comunicação pode ser mais assertiva e empática com algumas práticas: observar sem julgamentos, identificar sentimentos, reconhecer necessidades e fazer pedidos claros. 

Pratique a empatia

Inclusive, a comunicação não-violenta pode ser grande aliada para praticar a empatia. Na teoria, parece bem simples se colocar no lugar do outro, mas na correria do dia a dia e da rotina bastante atarefada, é comum que esse tipo de posicionamento fique deixado de lado. 

Uma dica é fazer perguntas para entender o contexto e tentar se visualizar na posição do outro. Qual é o contexto da sua dificuldade e da sua vivência? Como isso se aplica ao nosso relacionamento? São reflexões que podem transformar, de forma potente e positiva, o contato, seja pessoal ou corporativo. 

Não esqueça a gentileza

Além da empatia, a gentileza vem com papel fundamental para a fofabilidade. A educação e o respeito são primordiais, mas além de itens básicos, demonstrar gentileza no trato dos outros é um grande diferencial. 

Vale o mesmo ponto aqui: na correria, pode ser difícil lembrar de ter esse cuidado, mas com certeza vai fazer a diferença nos seus relacionamentos com clientes, parceiros, amigos e familiares. 

Seja dar licença, utilizar as “palavras mágicas”, cumprimentar as pessoas com cordialidade… Tudo isso traz uma rotina mais leve e impacta positivamente o dia de quem recebeu aquela gentileza. 

Simplifique processos

A burocracia ineficiente e os processos muito complexos são grandes desafios. Essas situações costumam causar mal-estar e até mesmo impaciência, tornando os processos mais dificultosos para todos. Por isso mesmo, sempre que puder simplifique os processos.

Isso não significa abrir mão da transparência ou da clareza, mas sim adotar medidas que funcionam de maneira mais ágil, liberando tempo e até mesmo economizando dinheiro no seu negócio. 

Pessoas cuidando de pessoas 

A tecnologia é, sem dúvida nenhuma, uma “mão na roda” nos negócios atuais! Mas, use com moderação o chat bot e outras ferramentas! É que principalmente para esclarecer dúvidas ou solucionar algum imprevisto, o contato humano é muito valorizado. 

Imagine só quantas vezes você precisou de atendimento e ficou “preso” no com o robô, sem poder explicar para uma pessoa qual é a sua situação e a sua demanda? Isso é bastante estressante!  

Por isso, sempre que possível dê preferência para que pessoas cuidem de pessoas, seja no atendimento e na orientação de clientes, parceiros e colaboradores. Com certeza, faz diferença na rotina e transforma a empresa em um lugar com mais fofabilidade. 

E você? Quais dessas ações cheias de fofabilidade já fazem parte do dia a dia na sua empresa? Já que a fofabilidade é um dos nossos valores e está presente na nossa rotina, você está preparado(a) para fazer como a Onfly e adotar uma postura mais calorosa na rotina? Compartilhe sua opinião com a gente pelo LinkedIn.

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!