Check-in online ou presencial: qual é melhor? 

Fazer o check-in pelo app ou pelo totem no aeroporto? Saiba o que é melhor para as viagens corporativas.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia, é possível fazer o check-in de viagens antecipadamente, de forma online. Antes, era necessário fazer o check-in no aeroporto, diretamente nos terminais de atendimento das empresas aéreas. 

Apesar da possibilidade, muita gente ainda tem dúvidas do que é melhor: fazer o check-in online ou fazer o processo no aeroporto, de forma presencial? 

De forma geral, fazer o check-in online tem mais vantagens em todos os tipos de viagens, inclusive nas corporativas. 

Quando faz o check-in online, o viajante não terá que enfrentar longas filas, seja no terminal de atendimento para fazer o processo com o atendente da companhia aérea ou até mesmo no totem de autoatendimento (que, dependendo do horário, vai estar bastante movimentado). 

Inclusive, para quem tem facilidade em fazer o check-in pelo totem no aeroporto, não terá dificuldades em fazer pelo app ou site da companhia aérea. O acesso costuma ser bastante simples e similar àquele feito no totem. 

Outra vantagem do processo virtual é economizar tempo. Sem filas, o processo fica bem mais rápido e mesmo que ainda seja necessário despachar as bagagens ou se deslocar até o portão, com o check-in já realizado, o processo flui mais rápido

Também é possível, pelo check-in online, escolher seu assento. É que o procedimento virtual costuma ser liberado 24 horas ou 48 horas antes do voo (dependendo se a viagem é nacional ou internacional), ou seja, mais lugares estão livres para que você possa escolher. Já o check-in no aeroporto pode ser feito pelo passageiro apenas cerca de 3 horas antes da viagem. 

Apesar de ser um motivo considerado banal por alguns viajantes, vale ter em mente que, para viagens mais longas, como um voo internacional, escolher um assento em que você fique mais confortável pode fazer toda a diferença. 

E mais uma razão para o check-in online: você não precisa sair de casa e chegar ao aeroporto com tanta antecedência. 

Claro que sair com tempo suficiente para lidar com possíveis imprevistos ainda é fundamental para todos os viajantes, mas quem já fez o check-in online tem menos um compromisso a ser feito no aeroporto, o que possibilita uma janela maior de tempo para lidar com trânsito, um lanche no caminho e menos correria.

Com isso em mente, o check-in online costuma ser a melhor escolha para os viajantes! Vamos relembrar os motivos: 

  • menos filas;
  • procedimento rápido e fácil;
  • check-in antecipado; 
  • chance de escolher o assento (dependendo da classe do voo e da política da companhia aérea); 
  • menor necessidade de chegar com muita antecedência. 

Por outro lado, há quem prefira fazer o check-in presencial, direto no balcão com o atendente da companhia aérea. Nesses casos, os benefícios são o contato humano, a chance de tirar possíveis dúvidas diretamente com o funcionário e até mesmo mais facilidade para receber alguma orientação de última hora, caso o voo tenha sofrido alguma alteração. 

Mesmo com essas vantagens, o check-in online costuma ser mais prático e valer mais a pena, exceto em situações que não pode ser realizado. 

O check-in online, geralmente, não pode ser feito para pessoas que estão em uma rota que exige processos adicionais por questões de segurança; se a viagem incluir solicitação de serviço para pessoa com deficiência ou se estão viajando crianças menores de dois anos que precisam de controle de documentação dos responsáveis. 

Como funciona o check-in online das principais companhias aéreas?

Se você já é adepto do check-in online ou quer investir nessa modalidade mais prática para as suas viagens, pode ser que tenha alguma dúvida sobre o processo em cada companhia aérea. 

Isso porque cada empresa tem sua própria política de regras e orientações. Pensando nisso, separamos as principais orientações do check-in online para a Azul, Gol e Latam. 

  • Check-in online na Azul 

Na Azul, o check-in online é também mobile. Conforme a empresa, os viajantes podem fazer o check-in pelo celular, através do aplicativo. Ele pode ser realizado entre 72h e 90 minutos antes do voo. No caso de viajantes com bagagem para despachar, é possível acessar o cartão de embarque pelo app, mas ainda é necessário imprimir as etiquetas no aeroporto. 

  • Check-in online na Gol 

Já na Gol, os viajantes podem fazer o check-in online pelo aplicativo ou pelo site oficial da companhia aérea. Pelas plataformas virtuais, é possível até mesmo fazer a compra antecipada de bagagem despachada com desconto – mais uma das vantagens do check-in online. O check-in fica disponível 48h antes do voo para viagens internacionais e 24h antes para viagens nacionais; em ambos os casos, o prazo termina 1 hora antes do horário do voo. 

  • Check-in online na Latam

Na Latam, a política de check-in antecipado de forma online passou por recentes alterações. Agora, o passageiro não precisa fazer o check-in online, pois ele é feito de forma automática. Segundo a empresa, é importante conferir porque podem ser solicitados dados adicionais ou a confirmação de informações (até 72 horas antes do voo). Quem estiver sem bagagem despachada, já pode ir diretamente ao portão de embarque!

check in no aeroporto

Check-in online para viagens corporativas

O check-in online é uma ferramenta muito útil para as viagens corporativas e isso se deve aos mesmos motivos pelos quais ele é positivo para os viajantes a lazer.

O check-in mais rápido, eficiente e até mesmo antecipado pode ser um grande aliado para os viajantes a negócios. 

Dessa forma, o viajante pode resolver o check-in antes de chegar ao aeroporto, liberando espaço na agenda para eventuais demandas e tornando o processo mais simples. 

Principalmente para viagens a trabalho mais curtas, quando não há necessidade de levar bagagens grandes e despachá-las, o check-in online facilita muito! Sem nenhuma fila, fica mais rápido se preparar para o embarque. 

Inclusive, naqueles momentos de grande fluxo de passageiros (por exemplo, em janeiro e dezembro, com a alta temporada de viajantes de férias), não precisar encarar o tempo de espera vai simplificar muito o check-in para quem está viajando com compromisso de negócios. 

Afinal de contas, quem viaja a negócios tem reuniões e outros eventos para representar a empresa e deve se atentar para tentar garantir, ao máximo, a pontualidade!

Sem perigo de esquecer o check-in 

Para quem vive se esquecendo do check-in, algumas ferramentas de gestão de viagens corporativas oferecem o serviço de forma automática. Ou seja: não precisa lembrar de fazer o processo online na véspera nem chegar com três horas de antecedência no aeroporto para fazer pessoalmente. 

É tudo automatizado: através do robô, o check-in da viagem corporativa é feito e evita possíveis esquecimentos dos colaboradores. Não dá para ficar mais fácil do que isso, não é mesmo? Esse serviço é oferecido no plano enterprise da Onfly, por exemplo. 

E você já adotou o check-in online ou automatizado para deixar sua viagem a trabalho mais rápida e eficaz? Ou ainda prefere fazer o check-in nos aeroportos? Compartilhe sua opinião com a gente.

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para [email protected]!