Cartão corporativo: por que sua empresa precisa para eliminar os reembolsos?
Entenda por que sua empresa precisa do cartão corporativo para gerir reembolsos de despesas de viagens e todas as vantagens!
Antes das atuais tecnologias, o reembolso feito aos colaboradores era uma prática justificável e aceitável. Mas com a “fintechização” do mercado e uma maior oferta de vários tipos de cartão corporativo, o modelo tradicional de reembolso precisa ser revisto e questionado.
Já falamos aqui na Onfly que empresas que valorizam os colaboradores não trabalham com reembolsos.
O reembolso acontece quando onde o colaborador paga uma conta da empresa (que tem muito mais acesso e disponibilidade de capital que o funcionário), e depois pede que a empresa o pague.
Neste processo, portanto, o colaborador acaba financiando as operações da empresa — o que consideramos uma completa aberração atualmente.
Mas, não se preocupe! É possível modernizar este processo. Dessa forma, o colaborador não precisa tirar do próprio bolso para realizar gastos em viagens. Estamos falando da melhor solução para eliminar, de vez, o reembolso: cartão corporativo e todas suas vantagens.
Por isso, neste artigo você vai compreender melhor por que sua empresa precisa de um cartão corporativo para gerir reembolsos com maior eficiência. Confira a seguir os motivos para aderir ao cartão corporativo na gestão de viagens agora mesmo!
Por que sua empresa precisa do cartão corporativo?
A gestão de viagens e reembolso de despesas de viagens sempre foi negligenciada na maioria das empresas. Para muitos, a visão do papel do gestor de viagens é ultrapassada, tornando o dia-a-dia puramente operacional.
Nesse caso, o profissional apenas recebe as demandas de colaboradores que precisam viajar, cotando o aéreo, hotel e carro e executando as reservas.
Porém, a situação começou a mudar: os gestores têm uma exigência na rotina de serem mais analíticos e estratégicos para apresentarem melhores resultados.
Assim, as empresas percebem que a tecnologia melhora este processo com muito mais eficiência e rapidez, empoderando o gestor para um trabalho muito mais inteligente.
As plataformas de gestão de viagens corporativas vasculham toda a internet em poucos segundos e trazem as melhores tarifas de diversas empresas, já comparando os acordos com as tarifas públicas e informando as opções com maior desconto.
Com esse advento tecnológico, te convidamos a fazer uma reflexão. O conceito de reembolso — com o colaborador arcando com as despesas da empresa para a execução das suas atividades, e depois (muitas vezes sem nem ter uma data exata estabelecida) sendo compensado — é, de certa forma, problemático, concorda?
O colaborador oferece uma espécie empréstimos a juro zero à empresa, e ainda bagunça toda a sua vida financeira pessoal.
Isso era justificável quando não havia outra opção, a não ser o adiantamento ou o reembolso. Mas hoje, a tecnologia nos permite criar soluções bem mais vantajosas para os dois lados.
Para o colaborador, o cartão representa o fim do pagamento das viagens e despesas com o próprio bolso, muitas vezes prejudicando seu limite de crédito para fins pessoais e complicando o controle financeiro.
Para a empresa, o registro automático e em tempo real das despesas elimina fraudes e aumenta ainda mais a segurança do capital para os acionistas.
Portanto, há uma série de vantagens em utilizar o cartão corporativo para gerir reembolsos na empresa, sendo a principal delas a modernização da gestão de despesas da sua empresa.
3 motivos para aderir ao cartão corporativo na sua empresa
Sabemos que a prática de reembolsos costuma ser ainda hoje a mais comum entre as empresas, pois há uma certa dificuldade em prever os gastos e realizar adiantamentos.
Mas isso não significa que a sua empresa precisa manter os reembolsos da forma antiga, fazendo com que o colaborador pague os custos da viagem com seu próprio dinheiro para receber o valor posteriormente.
A sua empresa ainda pode utilizar o método de reembolso, mas sem precisar usar o funcionário como um tipo de linha de crédito. O cartão corporativo aparece como uma solução eficaz para inovar a forma de reembolsar valores em uma viagem a trabalho.
Dessa forma, o colaborador não precisa utilizar seu próprio dinheiro na viagem e nem precisa aguardar por processos lentos para receber o reembolso.
Com o cartão corporativo, a empresa tem muito mais controle dos gastos de uma viagem, pode planejar as finanças com maior segurança e pode fazer o pagamento da fatura do cartão, ou então fazer pré-pagamos para evitar surpresas futuras.
Pensando nisso, destacamos três motivos para você inovar na gestão de reembolsos em sua empresa com o cartão corporativo:
1. O cartão corporativo torna os gastos da viagem muito mais transparentes
As fraudes nos processos de reembolso de despesas corporativas é algo bastante comum, mas que pode trazer muitos prejuízos para as empresas. As fraudes, erros e inconsistências podem ocorrer de diversas formas, sendo que em todos os casos a falta de transparência é o que dificulta identificá-las.
Mas, com o cartão corporativo é possível tornar os gastos da viagem muito mais claros, pois é possível conferir os gastos no cartão e auditá-los em tempo real, sem esperar relatórios futuros. É o controle em tempo real!
2. É possível analisar os gastos mais recorrentes para reduzir custos
Com todos os dados digitalmente disponíveis em tempo real, é muito mais fácil identificar quais são os gastos que podem ser reduzidos, assim como as possíveis economias que podem ser realizadas.
Por exemplo, se foi identificado no relatório que os colaboradores gastam mais com hospedagem, é possível questionar se há possibilidade de estabelecer um valor inferior para ser gasto com hotel ou até mesmo detalhar quais são outras opções com preços mais econômicos. No dia-a-dia, é mais economia através dos dados detalhados.
3. Os gastos ficam todos centralizados em uma única fatura/conta
Outra grande vantagem de usar o cartão corporativo é que os gastos ficam todos centralizados em uma única conta.
Na prática, isso significa que a gestão de reembolso é muito mais simples, se comparada à antiga prática de analisar diversas notas fiscais e comprovantes de gastos fornecidos pelo colaborador.
Quando os funcionários utilizam o cartão para pagar as despesas em uma viagem, é muito mais fácil pagar todos os valores que foram gastos de uma só vez.
Cartão corporativo da Onfly
O cartão corporativo da Onfly, carinhosamente chamado por nós de Azulzinho, é a solução que a sua empresa precisava para acabar com o processo cansativo, desgastante e demorado de reembolso de despesas de viagens. Veja algumas das vantagens que nosso cartão oferece para sua empresa:
- Gestão de limites e cartões (inclusive de cartões virtuais), com possibilidade de desligar limites e gerenciar budgets em poucos minutos;
- Controle dos gastos em tempo real, sem surpresas na hora de pagar;
- Esqueça todas as prestações de contas, relatórios e reembolsos: com o Azulzinho é muito mais fácil pagar as despesas de viagens;
- Muito mais transparência nos gastos da viagem, com redução drástica das fraudes cometidas nos processos de reembolsos.
São muitas vantagens que farão a diferença na gestão de viagens corporativas da sua empresa.
Viu só como o cartão corporativo pode inovar na gestão de reembolsos da sua empresa?
Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo e entenda mais sobre o impacto do cartão corporativo da Onfly na saúde financeira da sua empresa e no bem-estar dos colaboradores!