Conheça 4 tendências para a gestão de viagens corporativas em 2024

Com maior foco na experiência do cliente e em pautas sustentáveis, confira as principais tendências para viagens corporativas em 2024

As viagens corporativas são estratégias de investimento para empresas e fazem parte de um mercado em expansão. No terceiro trimestre de 2023, as viagens corporativas atingiram um faturamento de cerca de R$3,59 bilhões, que representa um aumento de 7,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)

viagens corporativas 2024
Os dados da Abracorp são de serviços prestados pela indústria de viagens corporativas, como transporte aéreo, hotelaria e locação.

Assim, para garantir mais eficiência para o negócio, é necessário fazer uma boa gestão das viagens corporativas, além de acompanhar as tendências de mercado, para otimizar processos, diminuir gastos e acompanhar as tecnologias. Confira abaixo as quatro principais tendências para 2024

1. Foco na experiência do cliente 

As empresas estão focadas em oferecer uma experiência de viagem única para os seus funcionários, simplificando os processos e personalizando as viagens, para otimizar o tempo e torná-la mais agradável. Assim, é importante entender todas as etapas da jornada do cliente, desde aspectos da compra, até o deslocamento para o escritório, por exemplo. 

2. Novas oportunidades com a tecnologia 

Outra forma de potencializar o sucesso do cliente é com o maior uso da tecnologia durante as viagens, proporcionando benefícios exclusivos aos clientes. Com isso, a digitalização de serviços como agendamento, pagamento e reserva ficam mais práticos de serem feitos, garantindo eficiência e economia de tempo.

Além disso, a Forbes já aponta para um maior uso da Inteligência Artificial, a partir de ferramentas que facilitem pesquisas personalizadas, atualizações sobre os dados da viagem, além de automatização de tarefas e análise de dados. 

3. Segurança para a empresa e para os colaboradores 

Para garantir maior conforto aos clientes, uma das tendências para as viagens corporativas é o maior investimento na segurança, como a contratação de seguros para lidar com situações adversas, como extravio de bagagem ou cancelamento de voos, além de assistência médica e jurídica, caso necessário. 

Outra maneira de tornar as viagens mais seguras é através da cibersegurança. A tendência, com maior digitalização dos serviços, é que as empresas invistam em formas de pagamento e armazenamento de informações que ofereçam um alto nível de segurança e proteção dos dados da empresa e dos funcionários. Tudo isso, para promover uma viagem corporativa alinhada ao bem-estar. 

4. Viagens corporativas com foco em sustentabilidade 

Segundo a Deloitte, a sustentabilidade e a responsabilidade social fazem parte das tendências para as viagens corporativas dos próximos anos, como forma de reduzir o impacto ambiental e otimizar custos. Para isso, é importante que as empresas promovam uma política de transparência sobre as ações realizadas em prol da sustentabilidade, como redução das emissões de gases do efeito estufa ou de resíduos, além de maior sustentabilidade ao longo da jornada do cliente. 

Tais práticas estão relacionadas com a sigla ESG, que, em tradução, refere-se a Ambiental, Social e Governança. Essa política, que está em alta, busca promover práticas diárias, nas organizações, com foco nas relações econômicas, sociais e ambientais.

tendências ESG viagens
Essas práticas estão alinhadas com a política do ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança – para promoção de um ecossistema mais sustentável.

Diante da crescente demanda na área das viagens corporativas, é essencial conhecer as tendências desse setor no Brasil, avaliando os impactos na economia e em outras áreas empresariais do país. Para ficar por dentro de outras atualizações do mundo das viagens, cadastre-se na newsletter da Onfly! 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Maria Eduarda Carvalho
Maria Eduarda Carvalho

Maria Eduarda é jornalista, com formação complementar em Letras, pela UFMG. Ela atua como Analista de Conteúdo da Onfly e, para entrar em contato, basta enviar um e-mail para maria.silva@onfly.com.br!