SaaS: o que significa no mercado de viagens? 

Criado com o objetivo de melhorar a experiência do cliente ao acessar os serviços de uma empresa, o SaaS, do inglês, é a sigla para Software as a Service, e pode ser traduzido para Software como um serviço.

De forma resumida, o software, que pode ser acessado através da Internet, é fornecido como um serviço para os usuários. Pode parecer um nome incomum ou até gerar dúvidas sobre o que o SaaS abarca, mas esse é um modelo de negócios seguido por grandes empresas, como a Netflix, a Microsoft e o Google Workspace. 

Outra área em que o modelo de SaaS é utilizado são nas viagens, seja de lazer ou a trabalho. Dentre as vantagens, tem-se a personalização do serviço oferecido e a facilidade na atualização de melhorias para os usuários.

Para conhecer mais sobre o que é o SaaS e quais os benefícios para a gestão das empresas na compra dos serviços, confira o conteúdo a seguir.

O que é SaaS?

O Software as a Service é um modelo de negócios cuja proposta é usar a funcionalidade de um software como um serviço a ser fornecido e comercializado para clientes. Assim, ao invés do acesso ser através da instalação desse software, como um produto fechado, os usuários obtêm o direito de utilizar, através da internet.

O SaaS traz uma grande funcionalidade, que é o fornecimento de um provedor em nuvem. Com isso, a empresa são precisa mais comprar a licença e ter que atualizar constantemente o software. Os dados ficam salvos em nuvem, com a possibilidade de personalização das preferências do usuário.

Em caso de SaaS pagos, o acesso ao software acontece a partir de pagamentos recorrentes, como assinaturas mensais. De acordo com o plano fechado, o usuário tem acesso a mais funcionalidades, dependendo do tipo de serviço vendido.

Quais as vantagens?

Acessibilidade no acesso

O modelo de gestão SaaS é acessado em qualquer dispositivo que tenha conexão com a Internet, como desktop, celular ou outros aparelhos. Isso permite maior dinamicidade do trabalho, além de praticidade, por não ser necessário a instalação de sistemas no dispositivo, como também não é necessário ter equipamentos ou um time próprio para realizar a manutenção desse software. 

Personalização do serviço

Outra vantagem do SaaS é a facilidade de comunicação com clientes e outras pessoas relacionadas, a partir da personalização de acesso do serviço. Definir as preferências de uso, filtrar por informações e outras necessidades da empresa facilita na oferta de um melhor serviço. Além disso, o SaaS permite integração com outros softwares, tornando o trabalho mais eficiente e completo.

saas-o-que-é-viagens-corporativas
A integração com outros softwares, proporcionado pelo Saas, torna o trabalho dos clientes mais estratégico e eficiente

Economia de dinheiro

Sendo comercializado como um serviço e não como um produto, o SaaS promove um custo benefício maior, já que o usuário não precisa mais comprar o software em si, mas sim pagar uma mensalidade para ter acesso ao sistema.

Além disso, o SaaS opera enquanto uma solução pronta, e as melhorias desenvolvidas são atualizadas automaticamente no sistema. Além de garantir maior acessibilidade, como comentamos acima, e segurança de acesso por parte do usuário, isso também reduz custos dos usuários, que não precisam contratar uma equipe para realizar a manutenção do software.

E qual a relação do SaaS com o mercado de viagens?

Comparar preços, ter mais agilidade e praticidade no planejamento da viagem e até gerir as despesas são algumas das atividades essenciais para a realização de uma viagem, seja ela de lazer ou corporativa. Para isso, o SaaS atua como um facilitador desse processo, oferecendo algumas vantagens para o usuário.

Transparência de dados

Com a tecnologia do SaaS, além de integrar outros softwares ao sistema, tornando o trabalho do gestor de viagens mais facilitado, a acessibilidade de acesso às informações permite a visualização dos dados de forma mais estratégica.

Maior flexibilidade

Com as constantes melhorias atualizadas de forma automática, as operações no software se tornam mais flexíveis e possibilitam o acompanhamento das tendências de mercado. Somando a isso, o gestor consegue acessar o sistema em qualquer dispositivo com internet.

Sobre as atualizações, elas também tornam o trabalho mais seguro, em relação à proteção de dados dos viajantes, da empresa e outras informações sensíveis. O SaaS conta com a vantagem de ter uma infraestrutura que traz mais segurança.

Na Onfly, contamos com a assinatura do software num modelo SaaS, permitindo maior autonomia para os viajantes, personalização da viagem, além de mais estratégia para o gestor de viagens, que consegue gerenciar, de forma estratégica, as viagens corporativas e as despesas.

Para conhecer mais sobre como esse modelo de negócios funciona na Onfly, entre em contato com os nossos especialistas!

viagem a trabalho
travel techs brasileiras
Compartilhe esse conteúdo
Maria Eduarda Carvalho
Maria Eduarda Carvalho

Maria Eduarda é jornalista, com formação complementar em Letras, pela UFMG. Ela atua como Analista de Conteúdo da Onfly e, para entrar em contato, basta enviar um e-mail para [email protected]!