Viajantes mais satisfeitos? ANAC registra queda de 30% de reclamações sobre companhias aéreas

Confira principais dados do mercado aéreo e do boletim do consumidor divulgados pela ANAC.

Você está mais satisfeito com as companhias aéreas nas suas viagens a trabalho ou a lazer? Pelo menos segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) os viajantes estão, sim, mais satisfeitos e apresentando menos reclamações. 

Os dados da ANAC mostram uma redução expressiva — de 30% — nas reclamações dos passageiros das empresas aéreas em 2023, quando comparado com o ano anterior. 

Esse número faz parte do boletim sobre o atendimento prestado pelas empresas aéreas aos passageiros no Consumidor.gov.br. Esse é uma plataforma oferecida pelo Governo Federal para facilitar o acesso dos consumidores às soluções de problemas com serviços e produtos oferecidos por empresas. 

Conforme o estudo, divulgado em março de 2024, houve melhora também para o índice de solução de problemas, que cresceu em 10% em relação ao ano anterior; enquanto o índice de satisfação com o atendimento recebido subiu em 16% em relação a 2022. 

Por outro lado, demorou mais para os passageiros receberem uma solução as suas queixas. O tempo de resposta pelas companhias às solicitações dos usuários foi maior do que o observado no ano anterior. Mas ainda permanece abaixo do tempo máximo estipulado pela regulação da ANAC — que é de até 10 dias. 

Transporte aéreo em alta, confirma ANAC 

Ainda conforme os dados divulgados no boletim, o mercado de transporte aéreo brasileiro está em crescimento, mas ainda se recuperando dos efeitos da pandemia da Covid-19. 

Em 2023, foram transportados 113 milhões de passageiros domésticos e internacionais, representando crescimento de 15% em relação a 2022. Também houve aumento de 86 mil no número de voos regulares e não-regulares.

Outro fator relevante para o crescimento da aviação nacional foi a entrada de novas cias aéreas no mercado brasileiro, fato que tratamos aqui no Blog. Vale destacar o ingresso das empresas Arajet, da República Dominicana, Sky Airlines, do Peru, e South African, da África do Sul no ano passado.

Problemas no voo? Saiba a quem recorrer

Se houve algum problema no seu voo, como atrasos, cancelamentos ou outras situações, você pode recorrer ao Portal do Consumidor pelo site consumidor.gov.br.  

Porém, a ANAC recomenda que os passageiros devem, em primeiro lugar, procurar os canais de comunicação das companhias. Se a solução apresentada não for adequada, aí, sim, o passageiro deve fazer uma reclamação no site Consumidor.gov.br. 

Todo o processo na plataforma é monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pela própria ANAC.

Se mesmo após o contato pelo Portal do Consumidor o passageiro estiver com problemas ou insatisfeito, ainda poderá recorrer aos canais tradicionais de defesa do consumidor, pelos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

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Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!