5 coisas que uma travel tech entrega de valor para os viajantes

As travel techs chegaram para solucionar diversos problemas no setor de turismo através de muita tecnologia. Mas você sabe quais são as soluções oferecidas por essas empresas e o que uma travel tech faz?

Embora essas empresas sejam cada vez mais procuradas e estejam mais populares no mundo todo, ainda há muitas dúvidas sobre o que uma travel tech faz.

É por isso que nesse artigo trouxemos 5 soluções importantes que são oferecidas por essas empresas de tecnologia.

Sendo assim, veja a seguir quais são as 5 coisas que uma travel tech entrega de valor para os viajantes.

O que são travel techs?

Travel techs são empresas de tecnologia do setor de viagens e turismo. Também chamadas de startups de turismmo, essas empresas oferecem soluções tecnológicas tanto para o público corporativo quanto para o público em geral.

As startups se tornaram populares no começo dos anos 2000, lembre-se que a Decolar.com começou em 1999, mas foi nos últimos anos que elas ganharam espaço e puderam se expandir de maneira significativa. No caso do setor de turismo, que é onde as travel techs atuam, a chegada das OTAs foi o pontapé inicial para a expansão das startups nesse setor. 

Atualmente, existem diversos tipos de empresas de tecnologia que são focadas em viagens e turismo, sendo que cada uma delas oferece soluções variadas. 

Aqui, na Onfly, lançamos o primeiro mapa de travel techs em 2020, onde mapeamos 96 empresas de tecnologia que resolvem problemas do setor.

O que elas fazem?

Em geral, as soluções oferecidas pelas travel techs são variadas e estão relacionadas em diversas áreas, como hospedagens, turistas, hóspedes, trade turístico, viagens de negócios, entre outras. 

Veja a seguir quais são as 5 coisas que uma travel tech faz para o viajante, que você precisa saber e usufruir dessas soluções. 

1. Viagens de forma inovadora

A primeira coisa que uma travel tech pode fazer por você é proporcionar uma experiência de viagem de forma inovadora. Considerando todas as soluções possíveis de uma travel tech, não há como negar que as viagens se tornam inovadoras quando elas são combinadas à tecnologia, resolução de problemas, conforto, praticidade e comodidade. 

Um exemplo disso é a possibilidade de comprar e fazer reservas de passagens aéreas utilizando a internet ou alugar um veículo para sua viagem utilizando seu smartphone. Também vemos essa experiência inovadora em viagem ao fazer self check-in em aeroportos, entre outras praticidades.

2. Tecnologia e facilidade em utilizar

Outra coisa que uma travel tech faz por você é facilitar os processos de viagens e turismo através de tecnologias inovadoras e muito úteis. Não restam dúvidas de que ter mais facilidade é algo vantajoso para qualquer pessoa, principalmente para quem é gestor de viagens corporativas.

As principais facilidades que as travel techs oferecem atualmente é a possibilidade de fazer reservas de forma online, de contratar serviços de viagem em plataformas intuitivas, de fazer check-in pelo celular, de comparar preços e opções de serviços ou produtos de viagem tudo em um só lugar e até mesmo de gerenciar viagens corporativas através de plataformas all-in-one.

3. Mais democráticas

Outra vantagem oferecida pelas startups que atuam no setor de viagens e turismo é a possibilidade de entregar serviços que antes estava disponível para apenas poucas pessoas, para o máximo de pessoas possível. Muitas travel techs trabalham conectando múltiplos prestadores de serviços ao público final, o que permite reduzir custos para a contratação de diversos serviços como hospedagem, passagem aérea, aluguel de veículo, entre outros, e aumentar consequentemente a demanda.

Usar tecnologia para democratizar acesso, inclusive, é uma missão nobre de várias startups.

4. Compre de qualquer lugar

Uma travel tech também faz plataformas, sistemas e tecnologias que possibilitam comprar de qualquer lugar. Ou seja, não importa onde você esteja, você pode comprar ou reservar passagens aéreas, hospedagem, veículos e muitos outros serviços essenciais para um viajante. 

Essa é uma forma de integrar tudo que o viajante precisa em um só lugar e ainda permitir que ele possa contratar diferentes serviços sem ter que ir presencialmente no prestador de serviços. De certa forma, comprar de qualquer lugar permite economizar tempo, dinheiro e garante muito mais tranquilidade na hora de fazer reservas. 

Por isso, uma travel tech oferece comodidade, praticidade, conforto e agilidade na hora de comprar aquilo que você precisa para sua viagem ou para a viagem de um colaborador da sua empresa. 

5. Soluções específicas

Por fim, a quinta coisa que uma travel tech faz é criar soluções específicas para cada problema. Em se tratando de viagens, existem diversos problemas que são relatados pelos viajantes, como as longas filas para fazer check-in no hotel, aeroportos e locadoras de veículos, a dificuldade em reunir todos os gastos de viagem, as fraudes que podem surgir nos processos de gerenciamento de viagem corporativa, entre outros.

Por isso, as soluções são pensadas de forma específica para eliminar os problemas mais recorrentes de viajantes e gestores, como é o caso da Onfly, que é uma solução para empresas, e da Decolar, 123Milhas e MaxMilhas que oferecem soluções para lazer (além dos próprios sites das companhias aéreas).

Especificamente no segmento de viagens corporativas e reembolsos, não tem como pensar em travel tech sem falar da Onfly, uma plataforma “all-in-one” que foi desenvolvida especificamente para os viajantes a trabalho. A Onfly é uma travel tech que tem como objetivo descomplicar a gestão de viagens corporativas. Para cumprir com esse objetivo, oferecemos uma plataforma onde o gestor tem maior controle dos gastos de viagens, pode fazer reservas e acompanhar tudo em tempo real, e os colaboradores possuem autonomia dentro de uma política pré-configurada de fazer suas próprias reservas.

Da mesma forma não podemos deixar de lembrar das empresas como a Decolar, que também são travel techs, mas que são focadas em pessoas físicas. Essas empresas oferecem soluções específicas como a contratação de pacotes de viagem com tudo incluído, comparação de preços e contratação de serviços de forma online.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que uma travel tech faz? Então continue conferindo outros conteúdos aqui no blog.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta