5 dicas de como fazer networking durante a viagem corporativa
De origem inglesa, o networking faz referência à rede de contatos que um profissional desenvolve durante sua carreira. Nutrir esse relacionamento com outros colaboradores e gestores pode criar várias oportunidades para a carreira, trocar informações e, até, expandir a marca para outros públicos e segmentos.
Existem muitas formas de estabelecer o networking, seja durante conferências, reuniões ou até explorando novas áreas de mercado. Outra forma é o networking durante a viagem corporativa, feita pelo profissional.
Inclusive, como essas viagens podem ser feitas para diferentes ambientes, em outras cidades ou estados, e com novas pessoas, como uma reunião com cliente ou parceiro ou com novos times da empresa, é comum se sentir inseguro para estabelecer um networking nessas situações.
Por isso, confira abaixo algumas dicas para você ampliar sua rede de contatos, agregar mais valor para a empresa e gerar outras oportunidades no networking durante a viagens corporativas.
Reúna o máximo de informação sobre a viagem
Um insight valioso, durante seu planejamento para a viagem a trabalho, é fazer uma pesquisa prévia sobre seu destino. Em caso de um evento corporativo: Quem serão os palestrantes? Qual o público? Quem serão os organizadores e patrocinadores?
Já para o networking durante a viagem corporativa de encontro com um cliente, fornecedor ou parceiro, contextualize sobre a atuação dessa pessoa e da empresa que ele faz parte. Imagine os pontos em comum entre vocês e qual relação pode ser estabelecida em cima disso, para iniciar uma conversa.
Invista na sua imagem profissional
Sabe aquela premissa de que “quem não é visto, não é lembrado”? Pois ela também deve estar em sua mente durante uma viagem corporativa! Afinal, você não sabe quem vai sentar ao seu lado no evento, podendo ser desde um futuro parceiro de negócios, até um cliente.
Por isso, tenha uma apresentação pessoal em mente, que contenha breves informações, como sua atuação e os projetos profissionais que está desenvolvendo no momento. Ter um pitch, que pode ser adaptado, facilita a ter um networking durante a viagem corporativa.
Além das habilidades de comunicação, as habilidades não verbais, como a linguagem corporal, gestos e até o contato visual são importantes para a imagem que você vai criar durante a viagem a trabalho.
Lembre-se que um dos erros a ser evitados durante a viagem a trabalho é gerar uma imagem errada sobre o colaborador e sobre a empresa. Por isso, tenha uma postura amigável e receptiva com as pessoas do ambiente.
Compartilhe suas experiências
Além de ter uma pesquisa prévia sobre o evento e as pessoas que estarão presentes, trazer sua bagagem de conhecimento sobre o mercado auxilia no seu networking durante a viagem corporativa.
Por isso, acompanhe as tendências do mercado, leia livros e artigos relacionados a área da empresa ou ao motivo da viagem, para que essa troca de conhecimentos gere oportunidades durante o networking.
Aproveite os momentos de pausa ou de refeições
Essa dica é essencial para as pessoas que ficam na dúvida sobre quando é o melhor momento para iniciar uma conversa com outros colaboradores e gestores. Os períodos de pausa, como durante as refeições ou em coffees breaks, são uma oportunidade para conhecer novas pessoas e ter uma conversa mais informal.
Uma sugestão de tema é abordar sobre os assuntos discutidos durante o evento, ou sobre os insights gerados a partir da reunião, para iniciar o networking durante a viagem corporativa.
Tenha pontos de contato pós-viagem
Após trocar contatos, no networking durante a viagem corporativa, uma dica é manter follow-ups, ou seja, pontos de contato com essa conexão. Você pode classificar esse contato em categorias, como potenciais clientes, fornecedores ou até parceiros de negócios.
Após a viagem, entre em contato por meio de um e-mail, ou outro formato, agradecendo pelo evento, pela conversa que vocês tiveram ou algum outro momento que você queira retomar.
Dicas extras para ter um networking durante a viagem corporativa
Além dos insights durante o planejamento para a viagem a trabalho, posturas recomendadas para o evento corporativo e até follow-ups após, outra dica para estabelecer o networking é definir os objetivos para a viagem. Mapeei com quais pessoas você quer estabelecer um diálogo, quais aprendizados quer ter na reunião ou no evento.
Também, aproveite os espaços de co-working para estabelecer o networking durante a viagem corporativa. Em caso de visitas para uma nova sede da empresa, use dos espaços compartilhados para trabalho como uma forma de conhecer novas pessoas, que você não teria a oportunidade de conhecer em outras circunstâncias.
Com essas dicas, você otimiza suas viagens corporativas para troca de conhecimento, contato com possíveis clientes e até parceiros de negócios. Quer ficar por dentro de outros insights? Se inscreva na newsletter da Onfly!