Como melhorar a gestão de despesas pelo centro de custos?

Entenda como melhorar a gestão do centro de custos com a plataforma da Onfly.

Um dos principais desafios das empresas é manter o controle efetivo dos gastos em cada centro de custos e a alocação adequada dos recursos financeiros, principalmente quando se trata de viagens e despesas corporativas, quando a prestação de contas envolve diversos colaboradores. 

Apesar de desafiador, isso é imprescindível para garantir mais economia e para que os deslocamentos tragam o retorno esperado para os negócios!

Para lidar diretamente essas questões, vale ter um responsável que vai atuar como Gestor de Centro de Custos. 

Essa função é de extrema importância, já que o profissional tem a responsabilidade de gerenciar as despesas e controlar os gastos relacionados às viagens e atividades corporativas de uma área ou setor organizacional dentro da empresa.

Pensando nisso, a seguir falamos mais sobre como melhorar o centro de custos na gestão de despesas de viagens da sua empresa com essa e outras funcionalidades na plataforma de gestão all-in-one da Onfly.

O Gestor de Centro de Custos

Pensando na relevância do gestor de centro de custos, a nossa equipe de tecnologia desenvolveu uma nova funcionalidade para aprimorar a gestão de despesas na plataforma da Onfly.

O gestor do centro de custo é um novo tipo de perfil de uso dentro da Onfly e o usuário com esse perfil vai ter acesso especial em um centro de custo que será administrado por ele. 

Isso permite segmentar a plataforma com administradores de centros diferentes, trazendo mais transparência para as contas e até garantindo a privacidade de cada centro. 

Para colocar em prática, assim como as outras funções da Onfly, é bastante simples. Nesse caso, basta definir as opções no momento de cadastrar ou editar um colaborador que possui essa função. 

gestor de centro de custos
Função de gerente de centro de custos na plataforma da Onfly

O centro de custos para o colaborador

Além disso, agora é possível associar diferentes centros de custos aos colaboradores, permitindo que seja selecionado durante o processo de reserva. Ao cadastrar ou editar um colaborador, é possível escolher quais centros de custos ele pode utilizar.

Dessa forma, o colaborador não terá acesso a todos os centros de custo, mas somente aqueles que teve permissão. 

Quais são as vantagens dessas novas funções? 

Essas melhorias são significativas para uma gestão de viagens ainda mais simplificada e completa. Alguns dos benefícios são: 

Evitar escolhas incorretas de centro de custos

Com a associação dos centros de custos aos colaboradores, não há mais a possibilidade de o viajante escolher o centro de custo errado durante a viagem e enviar a aprovação para outro setor. Isso evita retrabalho e reduz a possibilidade de erros no processo.

Alocar gastos sem bagunçar o orçamento

 A funcionalidade também evita erros de alocação de gastos de viagens em centros de custos incorretos. Ou seja, não vai bagunçar o orçamento configurado para cada centro de custo e nem gerar dor de cabeça para o financeiro. 

Mais controle e transparência

Com a segmentação da plataforma através dos centros de custos, as empresas têm mais controle das viagens corporativas.

O gestor do centro de custo tem acesso aos dados relacionados à sua área de responsabilidade, o que garante maior transparência no processo e uma rastreabilidade mais eficaz dos gastos (quem gastou o que e quem aprovou ou reprovou as despesas).

A implementação de funções como estas em uma travel tech completa, como a Onfly, é uma excelente forma para aprimorar a gestão de despesas relacionadas a viagens corporativas

Essa funcionalidade permite que os colaboradores estejam associados aos centros de custos relevantes, evitando erros tanto na escolha dos centros de custos, quanto na alocação de recursos, além de oferecer mais clareza nos dados.

Com essas funcionalidades, os clientes da Onfly vão otimizar ainda mais seu tempo, além de contarem com uma gestão financeira mais precisa, já que os gastos podem ser rastreados sem surpresas.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo das viagens corporativas:

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!