Mapa das Travel Techs: estudo exclusivo da Onfly revela perfil de empresas que estão inovando no turismo

O estudo aponta que o Brasil possui 205 travel techs, sendo 42% com atuação em tecnologia e mobilidade; ainda há grande potencial para crescimento do setor.

A Onfly lança um estudo exclusivo sobre inovação, tecnologia e turismo no Brasil. O levantamento do Mapa das Travel Techs Brasileiras aprofunda no perfil das empresas que estão inovando em turismo e viagens no país.

Dentre dados de mercado, perspectivas do setor e entrevistas exclusivas, o estudo aponta que o turismo brasileiro se prepara para retornar aos níveis pré-pandemia e que há grande potencial para crescimento.

O mercado de viagens gerou R$189,5 bilhões de receita em 2023, segundo a FecomercioSP. Um aumento de 7,8% em relação a 2022.

Somente as viagens corporativas, de acordo com um levantamento também da FecomercioSP, em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), mostra que o setor de turismo corporativo faturou só em janeiro de 2024 cerca de R$ 7,3 bilhões – um aumento de 5,5% em relação a 2023. 

Neste contexto, as travel techs, como são chamadas as empresas que oferecem soluções tecnológicas para a indústria de turismo, são responsáveis por ajudar a alavancar o setor e transformar digitalmente a experiência de viajar, seja a lazer ou a trabalho. 

Para compreender o perfil destas empresas, acaba de ser divulgada a segunda edição do Mapa das Travel Techs Brasileiras.  

Quais são as travel techs do Brasil?

Mapa das Travel Techs 2024

Qual é o cenário de inovação no turismo brasileiro? 

Segundo o levantamento, atualmente o Brasil possui 205 travel techs em atividade, classificadas em um total de onze categorias.

São elas: Tecnologia para outros players (24,4%), Mobilidade (17,6%), Experiências (13,2%), Agenciamento e reservas online (12,2%), Eventos (8,8%), Gestão de Viagens Corporativas (6,8%), Despesas corporativas (5,4%), Serviços para viajantes (4,4%), Hospedagem (3,4%), Programa de fidelidade (2,4%) e Benefício corporativo (1,5%).

Atividades como o check-in, a busca por roteiros em guias turísticos e até a visita à casa de câmbio acabaram migrando para aplicativos no smartphone, motivando a criação e o desenvolvimento de novas empresas que trazem inovação para o setor.

“Temos um setor ativo, digitalizado e apto para escalar. Entre as startups do país, as que oferecem soluções para o segmento de viagens ainda são poucas e, em sua maioria, jovens e tocadas por times mais enxutos. Dado o tamanho do mercado de turismo brasileiro e seu potencial de expansão, não seria exagero dizer que estamos diante de uma grande oportunidade de mercado”.

Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly, travel tech B2B n.1 da América Latina

Segundo o executivo, a inteligência artificial já está impactando todos os setores, mas especificamente em viagem e turismo, existem algumas coisas “mais simples” para se resolver antes.

“Por exemplo, o cancelamento e remarcação de voos precisa ser feito por APIs, em vez de trocas de e-mails ou conversas por telefone. A mesma coisa para check-outs em hotéis com filas intermináveis. Temos muita coisa para fazer, com tecnologia simples, que pode melhorar muito a vida do viajante”, ressalta Linhares.

Ainda conforme o Mapa das Travel Techs Brasileiras, o Sudeste é a região que concentra mais startups do setor, 72,2%, com o estado de São Paulo reunindo mais da metade (109) delas. Em segundo lugar, aparece o estado de Minas Gerais, com 24 travel techs. 

Vale lembrar que esse não é o primeiro estudo sobre as travel techs realizado pela Onfly. Em 2020, o levantamento rastreou mais de 90 travel techs no Brasil. Já em 2021, com o apoio da Loureiro Consultores, nova edição deu visibilidade às empresas de tecnologia no turismo.

Acesse o estudo na íntegra gratuitamente clicando aqui ou na imagem abaixo: 

travel techs brasileiras
travel techs brasileiras
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!