Captura de cupom fiscal via QR Code: conheça essa funcionalidade
Além de garantir mais transparência das informações e eficiência na gestão de despesas corporativas, conheça as vantagens da leitura de nota fiscal via QR Code
O QR Code vem se popularizando em diversos setores do mercado, por conta da sua capacidade de armazenar diversas informações e da facilidade de acesso dos dados.
E uma das mudanças nas ações tributárias é a leitura do cupom fiscal via QR Code, solução que torna o dia a dia do colaborador mais ágil, além de facilitar a gestão de despesas das lideranças.
Quer ficar por dentro de como funciona a captura de Cupom Fiscal via QR Code e quais as vantagens dessa nova funcionalidade? Acompanhe o conteúdo abaixo!
QR Code para despesas corporativas
A digitalização do setor financeiro já é uma realidade há alguns anos, inclusive com o surgimento de pagamentos instantâneos, como o Pix para despesas corporativas. Mas as inovações não param por aí e, outra solução desenvolvida para uma gestão de despesas mais eficiente, é a leitura do cupom fiscal via QR Code.
De forma resumida, o QR Code é a sigla para Quick Response Code, ou, em tradução, Código de Resposta Rápida. Essa é uma funcionalidade que gera um código, num formato quadrado, capaz de armazenar um grande número de informações em um espaço compactado.
A eficiência é uma das vantagens dessa ferramenta, uma vez que a leitura de um cupom fiscal via QR Code ou a leitura para um pagamento, por exemplo, podem acontecer tanto de forma impressa quanto digital.
Com os vários tipos de despesas corporativas, como relacionadas às viagens a trabalho ou até despesas com fornecedores e parceiros, é essencial que as empresas tenham um sistema de gestão bem estruturado e eficiente.
Pensando nisso, a captura de cupom fiscal via QR Code é uma funcionalidade que facilita a prestação de contas, por parte do colaborador, e gera maior controle de reembolso de despesas, por parte da empresa.
Informações armazenadas no QR Code
As notas fiscais, que são documentos comprobatórios das despesas corporativas, também evidenciam se a política de gastos da empresa está sendo cumprida. Por isso, é essencial que o colaborador tenha uma boa gestão das notas fiscais.
Com a leitura do cupom fiscal via QR Code, os detalhes da transação ficam armazenados nessa ferramenta. Algumas das informações são:
- Código do cupom fiscal: traz informações como série e número sequencial, capazes de identificar a compra realizada
- Data e local da compra: indica o momento e o local onde o cupom fiscal foi emitido
- Detalhes do produto ou serviço: informa nome, quantidade e outros detalhes
- Valor total: apresenta o montante financeiro do pagamento realizado
- CNPJ do estabelecimento: fornece dados do destinatário da transação
Vantagens dessa funcionalidade
Além de um controle mais eficiente das despesas corporativas, a captura de cupom fiscal via QR Code também reduz a burocracia na prestação de contas e aumenta o controle fiscal dos gastos. Confira outros benefícios dessa ferramenta:
Maior acesso às informações
Com o QR Code, é possível armazenar múltiplas informações, sobre o produto ou o serviço adquirido, em um espaço compacto. Isso facilita na distribuição e na leitura desses dados por gestores e até órgãos fiscalizadores.
Redução de fraudes
Com o acesso preciso das informações, é mais fácil identificar documentos manipulados e até duplicados na plataforma, para evitar fraudes. Além disso, a leitura do cupom fiscal via QR Code automatiza o preenchimento de dados que, antes, seriam feitos de forma manual, reduzindo os erros de digitação.
Simplicidade na prestação de contas
Durante a gestão de despesas, alguns imprevistos podem acontecer, como as notas fiscais se danificarem com o tempo, ou até o colaborador perder esses documentos. Mas, com a captura do cupom fiscal via QR Code, o documento pode ser automaticamente associado à plataforma para a prestação de contas.
Leitura de cupom fiscal via QR Code da Onfly
Na Onfly , sempre buscamos desenvolver soluções que tornem a rotina dos gestores e colaboradores mais eficiente e simplificado. E uma das funcionalidades, recentemente lançadas, é a leitura do cupom fiscal através do QR Code.
Através dessa ferramenta, o cupom fiscal é automaticamente validado, através de uma consulta na Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Com isso, o gasto já é gerado no Expense, nossa plataforma de gestão de despesas, apontando se está de acordo o planejamento financeiro determinado pela empresa.
Com isso, o viajante não precisa mais guardar todas as notinhas e enviar para a empresa, posteriormente. A prestação de contas fica mais otimizada, além de gerar mais transparência para a empresa, já que as informações são validadas automaticamente, conforme a política estabelecida.
Quer conhecer mais sobre essa nova funcionalidade? Entre em contato com um dos consultores da Onfly!