Gestão de viagens para advogados: qual é a relevância?

Entenda por que gestão de viagens eficiente é importante para advogados e setores jurídicos de empresas.

As viagens corporativas fazem parte da jornada profissional de advogados. Quem atua na área jurídica precisa se deslocar com frequência para participar de audiências, reuniões com clientes, diligências e outros compromissos inerentes à prática jurídica.

Claro que, atualmente, diversos compromissos de quem atua com Direito podem ser feitos de forma virtual, até mesmo audiências. Mas, é comum que muitas situações ainda exijam a presença do setor jurídico.

Pensando nisso, preparamos este artigo para tratar de como a gestão eficiente de viagens é uma peça-chave para a otimização do tempo e a maximização da produtividade desses profissionais.

Por que os advogados viajam a trabalho? 

A necessidade de deslocamento é uma realidade inescapável para muitos advogados. 

Audiências em diferentes localidades, reuniões estratégicas, visitas a clientes e até mesmo participações em eventos jurídicos são apenas alguns exemplos das situações que demandam a presença física desses profissionais.

No Brasil, temos um sistema judiciário bastante complexo e extenso e, com isso, há a presença de advogados em diferentes regiões do país. 

Para se ter uma ideia, os dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) revelam que, até o último levantamento em 2022, existiam mais de 1,3 milhão de advogados inscritos no Brasil. 

Esse número expressivo, distribuído em inúmeras especialidades, reforça a relevância da profissão. Aí entra a gestão de viagens como um “braço direito” para manter a eficiência operacional desses profissionais mesmo em viagens a trabalho.

Por que a gestão de viagens é importante para advogados?

Diante da complexidade das agendas dos advogados — tanto aqueles que atuam em escritórios de advocacia quanto aqueles que fazem parte do setor jurídico das empresas — a gestão de viagens surge como uma aliada para otimizar o tempo e para garantir produtividade nas viagens a trabalho.

Como já sabemos, viajar a trabalho é uma realidade para diversos profissionais da área. E a viagem a trabalho pode oferecer desafios, como reservas eficientes de aéreo, rodoviário e hospedagem, bem como locação de carro. Além, claro, da complexidade da prestação de contas quando se utiliza dinheiro da empresa para as despesas de viagens. 

Nesse sentido, ferramentas especializadas em viagens corporativas oferecem soluções completas, unificando reservas e todas as informações necessárias em um só lugar.

Um dos principais benefícios proporcionados por essas ferramentas, como a solução desenvolvida pela Onfly, é a centralização das reservas. 

Com a possibilidade de agendar voos, hospedagens e transporte em uma única plataforma, os advogados ganham eficiência ao evitar a dispersão de informações em diferentes canais. Sabe aquela troca de e-mails interminável com o setor de viagens da sua empresa? Isso não acontece, além de garantir autonomia e economia de tempo.

Uma gestão de viagens através de softwares especialistas também minimiza o risco de erros que podem surgir na gestão manual das viagens e das despesas empresariais.

Isso porque a centralização das informações facilita o acompanhamento e controle dos gastos relacionados às viagens. Para escritórios de advocacia, essa transparência nas despesas é básica para manter o controle financeiro e facilitar a tomada de decisões estratégicas.

Poupando tempo e dinheiro nas viagens a trabalho de advogados

Com a gestão de viagens mais eficiente, os advogados conseguem direcionar seu tempo para o que realmente importa na sua rotina: as atividades jurídicas. 

Com uma solução de gestão de viagens, todo o processo burocrático de planejamento de viagens, que muitas vezes envolve a busca por opções de transporte, pesquisa de hospedagens e organização de agendas, torna-se ágil — finalizado em poucos minutos — e muito menos desgastante.

Ao concentrar todas essas etapas em uma única plataforma, os advogados podem focar no preparo para audiências, na análise de processos, na elaboração de pareceres e em outras demandas específicas da profissão. 

Assim, os advogados e outros atuantes da área jurídica aumentam sua eficiência, além de fomentar sua reputação como profissional, bem como do escritório ou empresa que representam perante os clientes e o mercado.

Vale lembrar ainda que com mais transparência nas viagens corporativas, o setor jurídico das empresas garante mais transparência e menos passivos trabalhistas, além de todas as vantagens que já citamos.

Portanto, para lidar melhor com a complexidade da rotina jurídica, mesmo com a necessidade frequente de deslocamentos, é necessário investir em soluções que otimizem processos e maximizem a produtividade.

Se você quer simplificar a gestão de viagens e de despesas na sua atuação como advogado, fale com um de nossos especialistas agora mesmo:

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!