ERP: o que é, benefícios e utilidades

Entenda o que é um ERP e como esse sistema pode te ajudar a gerir melhor os processos da sua empresa.

Se você teve ou ainda tem dificuldade em organizar informações financeiras e contábeis da sua empresa, com certeza já ouviu falar em ERP em suas buscas.

A sigla, que significa Enterprise Resource Planning (Planejamento Integrado de Recursos, em português), funciona como um sistema integrado de gestão para dados e informações da sua empresa para automatizar todo este processo. 

Esse sistema processa e centraliza as informações de modo prático e orientativo, interpretando todas as movimentações ou fluxos e gerando relatórios com indicadores de desempenho do negócio. Tudo em tempo real (ao vivaaaço).

Com ele é possível controlar suas movimentações e transações, controlar estoque de forma conectada, melhorar seus sistemas contábeis e gerenciar clientes e funcionários.

O intuito principal de um ERP é a simplificação de processos operacionais, basicamente. 

Entendeu? Não?! Vem comigo que vou explicar melhor sobre os ERP, então!

erp

Afinal de contas, o que é um ERP e para que serve?

Pense em seu celular e nos vários aplicativos, com funcionalidades diversas, que você baixou para facilitar a sua vida e gerar valor em seu dia-a-dia.

Um sistema de ERP é mais ou menos assim. São vários softwares que estão compartilhados em um mesmo local para agregar e potencializar suas rotinas administrativas. Com essa integração de informações de modo preciso, você eleva o seu controle de estoque, custos, cumprimento dos prazos e aumento da produtividade.

Esse grande software é subdividido em módulos, que seriam os setores da sua empresa, como compras, gestão de pessoas, logística, contabilidade e financeiro, por exemplo.

Ainda com o exemplo do seu celular, é como a criação de pastas dentro do seu celular, uma pasta para redes sociais, para jogos, para aplicativos de edição e funcionalidades básicas, como despertador e calculadora. E tudo isso de maneira compartilhada, para que seus fluxos não atrapalhem qualquer tipo de resultado. 

Os sofwares ERPs atendem demandas de áreas operacionais, comerciais e estratégicas. E para isso, eles possuem recursos distintos para cada nível de gestão. No setor estratégico, por exemplo, que está empenhado em olhar esse sistema pensando daqui a 1, 2, 5 ou 10 anos é possível visualizar metas e prazos a longo prazo.

Para isso, dentro das plataformas há o recurso conhecido como Balanced Scorecard (BSC), que auxilia muito nesta gestão estratégica do início ao fim de qualquer projeto, como a comunicação de objetivos, feedbacks, metas e visão. 

Ao descomplicar meios complexos de geração e obtenção de dados, o negócio passa a ter mais tempo e atenção para outros processos mais operacionais. 

Bom, imagine que o time financeiro da sua empresa gaste em torno de 1 hora para pegar os relatórios de uma determinada atividade, lançá-los um por um, subindo todos os dados e informações de para onde, quais foram os gastos, e quem aprovou os relatórios. E ainda, se for o caso, fazer depósitos bancários ou pagamentos e marcar como pago uma por uma dessas notas?

Cansativo, né?

Com um sistema ERP rodando você pode reduzir todo esse tempo só com a automatização desses sistemas. Sempre gostamos de frisar que plataformas e softwares usam tecnologia para te ajudar, e não para te substituir. Um ERP deve ser encarado como uma extensão das habilidades do gestor. Entende?

Com a automação de processos e o melhor aproveitamento de tempo, consequentemente, você embarca em uma grande redução de custos.  Com isso, você poderá investir mais grana em outras áreas e até investir novamente em softwares de gestão.  

Afinal, quando há a redução de custos a percepção de impacto na parte financeira é nítida, sendo possível utilizar os valores economizados onde houver uma maior necessidade, em áreas como marketing, comercial e vendas. 

Essa inteligência atribuída ao software garante também uma maior segurança e rapidez em uma possível identificação de erros, já que com as automações do ERP é possível vasculhar os rastros detalhados de todas as atividades relacionadas às suas APIs e automações.

Além disso, com a integração automática, acabam os erros manuais de lançamento de valores incorretos, que podem frustrar os colaboradores que recebem valores de reembolso incorretos, como, por exemplo, em nossas atividades por aqui na Onfly. 

O acompanhamento de todo o fluxo inserido na plataforma é importante para saber em que pé está cada atividade e ação. Com a usabilidade e responsividade das plataformas, é muito mais fácil analisar processos e ver de perto todo o planejamento e traçado de metas. 

Além disso, dentro da plataforma do ERP existe um controle bem criterioso em quem pode e quem não pode acessar este ambiente de informações e geração de dados. Ou seja, apenas colaboradores licenciados podem fazer qualquer tipo de leitura ou edição nestas informações. 

Tá vendo o poder de um ERP para a sistematização e simplificação de processos? Se gostou do nosso conteúdo, acesse nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que rola por aqui.

esg
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *