Por que as empresas da B3 de capital aberto escolhem a Onfly

Entenda por que estas empresas optaram em digitalizar processos e gerar mais eficiência com viagens e reembolsos

Atualmente temos listadas na B3, principal bolsa de valores brasileira, mais de 400 empresas, e em ofertas em análise, de companhias que já publicaram seu prospecto e devem estar em roadshow para  fazer IPO, são exatamente 38.

Há ainda, companhias listadas em bolsas de valores lá fora, como o Pagseguro por exemplo, que é listada em Nova York, e a Afya Educacional, que é listada em Nasdaq.

Existem muitas vantagens em ser listadas na B3, as principais na nossa opinião:

1 – Redução de custo de capital: oportunidade de captar um capital mais barato;

2 – Aumento de liquidez para os acionistas : negociação diária, que pode ser convertida em dinheiro;

3 – Propaganda: de certa forma empresas públicas são diariamente divulgadas por analistas e imprensa (veja Locaweb por exemplo);

4 – Fonte de recursos quase que ilimitada: , enquanto houver projetos interessantes e apetite dos investidores, sempre terá uma fonte de recursos, vide CVC que deve captar R$ 500M agora.

Agora, existem desvantagens também:

1 – Custo elevado: existe um custo “burocrático”em manter uma empresa de capital aberta, departamento de RI (relação com investidores), auditorias de Big Four,  e publicação de balanços em jornais de referência;

2 – Estratégia pública: a partir do momento que sua empresa está listada, ela deve dividir as principais estratégias “públicas” para o mercado, veja, nenhum acionista vai colocar dinheiro ou manter investimento em uma empresa onde ela não sabe para onde está indo;

3 – Pressão do mercado: o fato da empresa ter capital aberto, começa uma pressão do mercado por crescimento de curto prazo, em geral, o mercado não tem uma visão de longo prazo, e acaba punindo a empresa por estratégias que geram efeito no próximo trimestre. Isto é horrível para a perenidade da empresa, não é incomum empresas fecharem capital, para executar uma nova estratégia e depois abrir capital novamente (veja o que o UOL fez, fechou capital e depois abriu só do Pagseguro).

Bom, como tudo nos negócios, há o bônus e ônus em ter uma empresa listada na B3.

Empresas de capital aberto e a Onfly

Curiosamente, entre os nossos clientes, temos 16 empresas de capital aberto, e entre as empresas que recentemente protocolaram IPO, temos 3 (Uma, é a Hospital Care, holding da área da Saúde, cujo o case pode ser visto aqui).

Olhamos para dentro, e entendemos um pouco por que estas empresas optaram pela Onfly para gerir melhor suas viagens e reembolsos, e aumentar a produtividade dos seus colaboradores:

Melhoria de gestão

Empresas de capital aberto, por obrigação possuem um alto nível de gestão, com dados e indicadores claros, visíveis e facilmente extraídos.

Empresas optam pela Onfly para ter dados de viagens e reembolso em real-time, de uma forma extremamente simples eficiente.

Aumentar governança corporativa e compliance

Governança corporativa é um dos assuntos que mais gostamos de discutir aqui, são instrumentos e processos que são implantados para garantir o alinhamento dos interesses dos acionistas e de todos os stakeholders (colaboradores, parceiros, governo, etc..) da empresa.

Uma plataforma aberta e transparente como da Onfly garante facilmente auditoria dos dados, e traz mais segurança aos acionistas sobre os recursos alocados em viagens.

Coloca o chapéu do acionista da empresa: você gostaria de saber para onde está indo os gastos de reembolsos e viagens? Você gostaria que estes dados fossem auditáveis? Você gostaria de garantir que não há fraude neste processo?

Se a resposta é sim para alguma destas respostas, a Onfly é a plataforma ideal para sua empresa gerir viagens e reembolsos.

Valorizam a experiência dos colaboradores

Esta seção aqui vale para empresas listadas, mas para empresas não listadas também, garantir que os colaboradores possuem uma experiência fora da curva, fluida e ágil, é importantíssimo para retenção de talentos.

Profissionais hoje não possuem mais tolerância a sistemas ruins e processos burocráticos como tinha antigamente, estamos em um momento de escassez de talentos enorme e cada vez mais empresas tem buscado valorizar os colaboradores para retenção e aquisição de talentos.

Existe até um termo legal sobre isto, Employer Branding, que digamos, revela como é a percepção da empresa como uma marca empregadora (empresas certificam GPTW para melhorar seu employer branding) para conseguir ser mais “sexy” na hora de recrutar profissionais.

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Marcelo Linhares
Marcelo Linhares

Marcelo Linhares é um dos fundadores da Onfly, possui mais de 10 anos de experiência em marketing digital e varejo omnichannel, nos últimos 2 anos estudou o mercado de viagens e percebeu que as agências tradicionais trabalhavam da mesma forma há 20 anos, e resolveu criar a Onfly para transformar este mercado. Ele está sempre disponível no e-mail marcelo@onfly.com.br

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