Cases de sucesso
Como a Azos melhorou a experiência dos colaboradores com a Onfly?
Introdução
Como equilibrar uma experiência positiva do colaborador com as finanças e os objetivos da empresa com aquela viagem corporativa?
Na verdade, esse é um grande desafio dos negócios modernos na gestão de viagens.
Afinal, segundo a Global Business Travel Association (GBTA), os gestores de viagens priorizam, em primeiro lugar, a economia de custos (64%), seguido por conformidade (58%) e a experiência do viajante (42%).
Isso mostra que, atualmente, para as empresas o que importa é encontrar o melhor custo-benefício na gestão de viagens. Para tal, a empresa precisa estabelecer estratégias para haver controle e rastreamento dos gastos, além do gerenciamento de risco para cuidar do viajante.
Apesar de ser um grande desafio dos negócios (e especialmente dos gestores de viagens), a Azos Seguros conseguiu, ao mesmo tempo, melhorar a experiência dos colaboradores, além de engajá-los para o uso da plataforma da Onfly para fazer reservas, para gerir suas viagens e suas despesas, garantindo economia de tempo e de recursos.
Quer saber como foi que essa virada de chave aconteceu para a Azos? Conversamos com a Isabel Fonseca, Analista de Controladoria Sênior na Azos, que detalhou a sua experiência.
Aproveite o material e saiba como melhorar o employer branding da sua empresa com as viagens corporativas em poucos passos!
Quem é a Azos Seguros?
Fundada por Rafael Cló, CEO, ao lado dos outros dois sócios fundadores Renato Faria e Bernardo Ribeiro, a Azos é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo desburocratizar o seguro de vida.
Com a proposta de ser uma empresa diferente de seguros, sem as temidas letras miúdas e o processo de contratação obscuro, a Azos surgiu há pouco mais de dois anos. A sede fica em São Paulo (SP) e outro escritório está em terras mineiras, em Belo Horizonte (MG) e conta com mais de 100 colaboradores espalhados por todos os cantos do país em regime home office.
Renato Farias, Rafael Cló e Bernardo Ribeiro (Foto: Reprodução/Startupi)
“A ideia foi criar um produto que pudéssemos oferecer para nossos familiares, gente que a gente ama. Algo confiável, sem pegadinhas.”
– Rafael Cló, CEO da Azos, sobre a empresa em seu site.
Antes da Onfly…
A área financeira da Azos cuida de toda a esteira de pagamento, fechamento financeiro e situação contábil. Além de demonstrativo, balancete e fluxo de caixa, todo o desenvolvimento das plataformas de automatização são de responsabilidade deste setor. E é aí que conhecemos a Isabel Fonseca, que atua como Analista de Controladoria Sênior.
Ela conta que, antes da Onfly, a Azos já estava testando algumas plataformas, como parte de uma série de decisões de automatização para facilitar o dia a dia, alinhadas ao atual crescimento da empresa.
Mas a primeira experiência não foi boa. “O sistema [da concorrência] caía muito. O suporte era robotizado e não resolvia, e ainda havia cobrança de fee nas nossas emissões. A percepção que tivemos internamente era de que não estávamos tendo um bom resultado”.
Daí veio a necessidade de buscar uma plataforma inteligente de viagens, como a Onfly, para que todo o processo seja digital e ágil, desde a reserva até o relatório de despesas.
Afinal, equilibrar bem-estar dos viajantes e economia de custos é uma tendência importante. Ainda conforme a GBTA, 6 em cada 10 gestores de viagens afirma que equilibra os custos, mantendo o foco nos colaboradores.
Mudança de rota: acertando com a Travel Tech
Depois de tanta dor de cabeça na hora de fazer a gestão de viagens e de despesas, a Azos encontrou a Onfly.
Na realidade, a proposta da Azos de ser uma startup tecnológica e eficiente vai de encontro aos valores da Onfly.
“A Azos também tem essa missão de desburocratizar os processos, de levar a tecnologia. Nós podemos dizer que as nossas missões e nossos valores conversam entre si. Nós não procuramos ativamente no mercado por isso, mas fomos vendo o que a Onfly entrega: facilidade, desburocratização e excelente atendimento”.
O fit entre essas empresas inovadoras foi importante também. Depois que o setor financeiro fez a pesquisa no mercado e apresentou a Onfly, a Azos percebeu que a travel tech oferecia, assim como eles, a desburocratização. “Sentimos a compatibilidade. Vimos o que a Onfly queria oferecer e que faz realmente sentido, porque é o que estávamos procurando”.
O processo de adaptação a nossa plataforma de gestão de viagens e de despesas aconteceu de forma bastante tranquila. Com um passo a passo simplificado, os colaboradores conseguiram usar a plataforma facilmente.
“Nós tivemos todo apoio da Onfly para implementar a solução no prazo estipulado. No início, tivemos o momento de adaptação e hoje está funcionando bem”, conta Isabel.
A fofabilidade na prática e a boa experiência
Na Azos, quem mais viaja é o time comercial – que está em pleno crescimento para levar os produtos da startup por todos os lugares. O squad precisa de aluguel de veículos, hospedagens e passagem aéreas.
É importante lembrar que, hoje em dia, o viajante corporativo quer muito mais do que apenas uma cama confortável para recuperar as energias (apesar disso também ser importante)!
É preciso urgência no suporte, plataformas digitais, flexibilidade e satisfação. E foi tudo isso que a Azos encontrou na plataforma da Onfly.
E o melhor: tudo isso é fácil de usar e bastante intuitivo. Essa facilidade melhorou bastante a experiência do colaborador, como conta Isabel.
“Através da simplificação que a Onfly traz, temos maior aderência e confiabilidade do nosso usuário, que são os nossos colaboradores. A experiência é muito positiva e simplificada. Os colaboradores aderem e confiam na plataforma, acreditam que eles vão realmente conseguir comprar tudo que precisam para a viagem”.
A Onfly acredita que a experiência positiva tem grande impacto nas viagens corporativas e nos negócios de forma geral. Por isso, a solução tem fácil usabilidade e responsividade em dispositivo móvel, desktop e aplicativo. Ou seja: ser o mais simples possível para que o usuário possa usar sem perder tempo!
E, para além das facilidades práticas, o grande diferencial da Onfly em relação às experiências anteriores com outras ferramentas de gestão é o atendimento humanizado. Por aqui, pregamos que a fofabilidade e o atendimento com calor humano são básicos! E isso não fica apenas nas palavras, mas sim nas ações.
“O suporte da Onfly é mais ativo e mais presente. Antes, tivemos uma experiência robotizada, que dificultava muito a nossa resolução de problemas. Uma pessoa te atender faz uma diferença gigantesca, dá mais agilidade, dá mais confiabilidade no processo e a gente acerta mais dessa forma”, destaca Isabel.
Dentre as vantagens do suporte da Onfly, estão atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem robôs e totalmente personalizado. Isso porque o suporte é oferecido por onflyers e não é terceirizado – é quem mais entende de viagens corporativas te ajudando em qualquer situação.
Vale lembrar que employer branding é a marca e o marketing de toda a experiência de emprego. No dia a dia, essa é a reputação de um empregador como um bom lugar para trabalhar e o valor que oferece para os seus colaboradores. Um colaborador mais satisfeito também fortalece os negócios.
Pensando em melhorar a experiência do colaborador, confira algumas práticas importantes na gestão de viagens:
O que não fazer
O que fazer
Resolução na Azos
Foi assim, com essas práticas dentro da solução da Onfly, que a Azos Seguros transformou totalmente a experiência dos seus colaboradores. Viagens corporativas não precisam ser sinônimo de estresse e tempo perdido em processos burocráticos.
Na verdade, com a Onfly a experiência de uso é simplificada e, dentro da política de viagens da empresa, os viajantes podem fazer suas reservas de forma simplificada, o fluxo de aprovação fica configurado dentro da plataforma e é possível manter o controle das viagens.
E não para por aí: até a experiência do processo depois da viagem fica bem mais simples com a gestão de despesas feita na vírgula, agilizando o procedimento e deixando o viajante mais satisfeito (e pronto para trazer mais resultados em cada viagem)!
Você está pronto para transformar as viagens da sua empresa com muita tecnologia e fofabilidade? Fale com um dos especialistas e entenda como podemos te ajudar!
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