3 dicas para implementar uma plataforma de gestão de viagens na sua empresa
Confira 3 dicas valiosas para implementar uma plataforma de gestão de viagens de forma mais simples e eficiente na sua empresa.
Gerenciar viagens corporativas pode ser uma tarefa complexa e até mesmo desafiadora para as empresas.
No entanto, com o avanço da tecnologia, a implementação de uma plataforma de gestão de viagens se tornou uma solução cada vez mais popular.
Isso acontece graças à eficiência de uma plataforma na gestão de viagens, já que com a ferramenta certa é muito mais simples gerenciar todo o processo, de ponta a ponta, sem perder tempo com processos manuais.
Neste artigo, vamos explorar o que é uma plataforma de gestão de viagens, sua importância e como escolher a melhor opção. Além disso, você vai conhecer três dicas fundamentais para uma implementação bem-sucedida dessa ferramenta!
O que é uma plataforma de gestão de viagens?
Antes de mais nada, é preciso ter clareza sobre o que é uma plataforma de gestão de viagens!
Esse é um sistema automatizado que permite que as empresas planejem, reservem, acompanhem e controlem todas as atividades relacionadas às viagens corporativas.
Uma plataforma de gestão de viagens e de despesas deve oferecer funcionalidades úteis no dia a dia, como:
- reserva de passagens aéreas,
- reserva de hotéis,
- aluguel de carros,
- passagens rodoviárias,
- cartão corporativo,
- prestação de contas das despesas.
Ou seja, é uma tecnologia bastante completa que ajuda gestores de viagens, viajantes e as empresas a terem um processo mais ágil e transparente, alinhado às políticas de viagens e ao compliance do negócio.
Qual é a importância de uma plataforma de gestão de viagens?
A importância de uma plataforma de gestão de viagens não pode ser subestimada!
Em primeiro lugar, a ferramenta vai centralizar e organizar todas as informações relacionadas às viagens corporativas. Isso facilita o acompanhamento das reservas e se elas estão dentro dos parâmetros da política de viagens.
Além disso, o controle dos gastos é mais eficiente, permitindo uma análise mais precisa das despesas.
Vale lembrar que as plataformas, como a da Onfly, otimizam o processo de reservas, reduzindo o tempo gasto pelos colaboradores e garantindo até mesmo melhores negociações com fornecedores — já que os acordos podem ser incorporados à solução.
Como escolher a plataforma de gestão de viagens?
Para escolher uma plataforma de gestão de viagens, é essencial considerar alguns fatores-chave.
Primeiramente, avalie a se o sistema é escalável, certificando-se de que pode atender às demandas tanto presentes quanto futuras da empresa.
Em seguida, é importante saber se a plataforma oferece integração com os sistemas já utilizados pela empresa, como o sistema de folha de pagamento e o ERP. Isso diminui as chances de erros e inconsistências nos dados por falhas humanas, já que o processo se torna automatizado.
Além disso, é importante considerar a segurança e a facilidade de uso da plataforma. Ninguém merece usar um software que demanda horas e horas de treinamento e ainda assim é difícil de compreender. Como a plataforma de gestão de viagens deve facilitar o dia a dia, seu uso deve ser intuitivo e fácil.
3 dicas para implementar uma plataforma de gestão de viagens
Depois da escolha da plataforma, é fundamental que a implementação aconteça da melhor forma possível. Por isso, separamos a seguir três desafios que podem acontecer durante a implementação de uma solução de gestão de viagens e como superá-los na sua empresa.
- A plataforma não integra com seus sistemas;
- É difícil de usar;
- Os colaboradores estão resistentes à nova tecnologia.
1. Cuidado na integração com sistemas
Uma das principais dicas para implementar uma plataforma de gestão de viagens é garantir que ela seja perfeitamente integrada aos sistemas já utilizados pela empresa. É preciso que a plataforma permita que essa integração seja realizada, com rapidez e cuidado.
A integração é importante porque evita retrabalho e permite uma transferência fluida de dados entre diferentes setores da organização: viagens, gente e gestão, financeiro, entre outros. Também proporciona uma visão mais completa das despesas e melhora a tomada de decisões estratégicas.
2. A usabilidade importa
A usabilidade é um fator crítico para o sucesso da plataforma de gestão de viagens. Essa plataforma deve ser de fácil aprendizado para os colaboradores e, se houver alguma dificuldade, é necessário que a plataforma tenha suporte, preferencialmente sem robôs e com auxílio completo para parametrização das políticas na plataforma.
Afinal de contas, um sistema complicado e de difícil navegação pode desencorajar o uso da plataforma, resultando em resistência por parte dos funcionários e, se não houver atendimento adequado, as dificuldades vão se acentuando.
A adoção da plataforma é muito mais eficaz quando é amigável e oferece uma experiência positiva para os usuários!
3. Como lidar com resistências
Ao implementar uma plataforma de gestão de viagens, não é raro encontrar resistência por parte dos colaboradores que estavam acostumados com os métodos tradicionais.
Para superar essa resistência, é fundamental oferecer treinamentos e comunicar, de forma clara, os benefícios da nova plataforma. Além disso, envolver os colaboradores no processo de implementação e coletar feedbacks vai ajudar a engajá-los.
Plataforma é aliada da gestão estratégica
Agora você já sabe que uma plataforma de gestão de viagens é uma ferramenta poderosa para otimizar e aprimorar o gerenciamento de viagens corporativas.
Ao escolher a melhor opção e implementar de forma eficaz, lidando com as resistências, as empresas podem garantir muitos benefícios proporcionados por essa tecnologia.
Com uma plataforma de gestão de viagens eficiente, a empresa consegue mais economia de recursos e uma gestão mais estratégica para o crescimento e sucesso do negócio.
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