Categorias de veículos para locação

Se você costuma alugar veículos com frequência, sabe que existem diferentes categorias de veículos para locação. Ainda assim, são poucos os que sabem o que significa cada uma das categorias, quais são os veículos que fazem parte desses grupos e outras particularidades na hora de escolher a categoria ideal para locação.

É por isso que nesse artigo eu vou explicar tudo que você precisa saber sobre as categorias de carros para alugar. Veja a seguir quais são essas categorias e os veículos que fazem parte delas!

Aluguel de veículos: como funciona?

Mas antes, é fundamental saber como funciona um aluguel de veículos. Esse é um serviço que está cada vez mais popular no mundo todo e é útil principalmente para as empresas que precisam de frota para seus colaboradores ou para viagens corporativas. 

Trata-se de um serviço onde a pessoa física ou empresa escolhe um veículo e faz a locação de acordo com as regras de cada locadora. Essa locação é feita mediante caução, através do pagamento com cartão de crédito. Mas há casos onde é possível fazer acordos com locadoras de veículos, onde o pagamento é mensal e elimina a necessidade de caução. Essa opção está disponível para as empresas que alugam veículos para seus colaboradores.

De qualquer forma, o locatário pode usar o veículo dentro do período contratado e depois precisa entregar o carro no local escolhido para a entrega, que pode ser na mesma unidade da locadora ou em outra unidade. 

Grupos de carros

Sabendo como funciona um aluguel de veículos, também é necessário compreender que a locação é feita de acordo com a categoria de veículos que se espera alugar. Em todas as locadoras há diversas categorias de veículos que são identificadas por meio do ACRISS (Associação de Padrões de Sistemas da Indústria de Aluguel de Carros). Essa identificação tem como objetivo especificar algumas características dos veículos, como tamanho, custo, potência, tipo de chassi, transmissão, tipo de combustível, entre outras informações.

Categorias de veículos para locação CCV

Veja a seguir alguns dos códigos mais utilizados pelas locadoras em diferentes categorias de veículos e quais são os veículos que aparecem nessas categorias:

Grupo A – ECAR

Essa categoria de veículos é a mais básica, onde inclui os carros de entrada que são mais econômicos e oferecem uma quantidade limitada de acessórios e configurações. Geralmente os veículos possuem de 2 a 4 portas, câmbio automático, ar-condicionado, combustível flex (gasolina e álcool) e um porta-malas pequeno. Os  veículos que mais aparecem nessa categoria são o Chevrolet Spark, Toyota Yaris, Fiat 500, Fiat Mobi, Fiat Uno, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Grupo B – CCAR

A categoria CCAR ainda inclui carros compactos, econômicos que podem ter de 2 a 4 portas. Esses veículos acomodam até 5 pessoas, possuem ar-condicionado e um porta malas pequeno. Geralmente essa categoria possui veículos como: Mini Cooper, Mitsubishi Lancer, Nissan Versa, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Golf.

Grupo C – ICAR

A terceira categoria de veículos é composta por carros mais espaçosos. A quantidade máxima de passageiros ainda é de 5 pessoas, mas o espaço interno é maior, assim como o porta-malas e o conforto desses veículos. Geralmente são carros com câmbio automático, ar-condicionado, combustível flex, entre outras características. 

Já os modelos mais encontrados nessa categoria são: Toyota Corolla, Kia Soul, Mazda3, Volkswagen Jetta, Nissan Sentra, Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Joy e Nissan Versa.

Grupo G – IFAR

Outro grupo que também é encontrado nas locadoras de veículos é o IFAR, que é caracterizado pelas SUVs, que possuem um bom espaço interno e um grande porta-malas. São carros com ótima tração, que podem ser usados nos centros urbanos e nas estradas. Os veículos possuem capacidade máxima de 5 pessoas, são flex, possuem câmbio automático e estão na categoria de intermediário.

Os veículos mais encontrados nessa categoria são: Hyundai Tucson, Mitsubushi Outlander, Jeep Compass, Kia Sportage, Nissan Murano, Renault Duster, Nissan Kicks e Toyota Rav4

Grupo W – SFAR

Essa categoria é composta pelos carros standard, que são SUVs completos, com combustível flex, câmbio automático, ar-condicionado, porta-malas espaçoso e muito espaço interno. Os veículos que estão nessa categoria são: Hyundai Santa Fé Sport, Dodge Journey, Toyota 4Runner, Ford Edge, Hyundai Creta, Ford EcoSport, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008.

Grupo L – PFAR

O grupo L ou categoria PFAR é composta por carros do tipo premium, que possuem câmbio automático, muito espaço interno, porta-malas grande e capacidade para 7 ou 8 pessoas. São veículos completos, com ar-condicionado e tudo que o motorista precisa. Essa categoria é composta por carros como: GMC Yukon e Chevrolet Suburban.

Grupo Z – FFAR

Essa categoria é bem parecida com a anterior, mas é composta por modelos de carro fullsize. Eles são completos, com câmbio automático, combustível flex e possuem capacidade para 7 ou 8 pessoas. Os carros contam com muito espaço interno, porta-malas enorme e outras particularidades que atraem motoristas do mundo todo. 

Os veículos que fazem parte dessa categoria são: Ford Expedition, Chevrolet Tahoe, Nissan Armada, GMC Yukon e Toyota Sequoia.

Grupo P – FVAR

Ainda entre os carros fullsize, agora na categoria de vans, o grupo P surge como opção para quem procura carros de 12 a 15 lugares. São vans que possuem uma grande capacidade de pessoas, um bom porta-malas e conforto. Geralmente os veículos dessa categoria são: Ford Transit, Chevrolet Express, Mercedes-Benz Sprinter e Ford Club Wagon.

Grupo V – MVAR

As minivans estão no grupo V e possuem capacidade de até 7 pessoas. Esses são veículos completos, com ar-condicionado, combustível flex, câmbio automático, porta-malas grande e muito espaço interno. Os veículos dessa categoria são: Chrysler Town & Country, Nissan Quest e Dodge Grand Caravan.

PGAR

Essa outra categoria possui todas as características do grupo V, mas é composta por carros premium do tipo crossover. Os veículos são do tipo Dodge Durango e similares

SVAR

A categoria SVAR é composta por standard van, que acomoda com bastante conforto até 8 pessoas e possui um grande porta-malas. Os veículos são: Nissan Quest, Toyota Sienna e Kia Sedona

STAR

Essa é a categoria de carro standard conversível, também chamada de categoria de veículos de luxo. Geralmente os carros possuem capacidade máxima de até 4 pessoas, porta malas razoável e características como câmbio automático, ar-condicionado, entre outros acessórios. Os veículos são: Mitsubishi Eclipse Spyder, Chevrolet Camaro e Ford Mustang

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as diferentes categorias de veículos para locação? Então confira outros conteúdos como esse aqui no blog da Onfly. 

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta