5 benefícios que os cartões virtuais proporcionam para sua empresa

Saiba o que são cartões virtuais e quais são os 5 benefícios que eles proporcionam para sua empresa.

Os cartões virtuais ainda são novidade para muitas pessoas que possuem cartões de débito ou crédito e são ainda menos utilizados no mundo corporativo. Mas você sabia que eles oferecem vários benefícios para as empresas? Pensando em todos esses benefícios, neste artigo explicarei porque sua empresa deve utilizar cartões virtuais e quais são os 5 benefícios que eles proporcionam para os negócios. Confira!

O que são cartões virtuais?

Primeiro, precisamos entender o que são cartões virtuais, não é mesmo? Afinal, eles ainda são novos no mercado e muitos desconhecem as suas funcionalidades. O cartão virtual é uma solução oferecida pelas instituições financeiras para o pagamento de compras online. Ele é utilizado apenas no âmbito virtual e funciona como um cartão físico, com a função débito e crédito. 

Como os cartões tradicionais, a versão virtual também conta com uma numeração, data de validade e CVV, que são utilizados no pagamento online de serviços como streaming e aplicativos e de produtos vendidos em e-commerces.

No caso do cartão de crédito, alguns possuem o mesmo limite que o cartão tradicional, enquanto outros possuem um limite reduzido. Isso varia de acordo com cada instituição financeira. Além disso, a maioria dos cartões possui cobrança unificada, sendo que os valores são cobrados na mesma fatura do cartão de crédito físico. 

5 benefícios que os cartões virtuais proporcionam

Agora que você já sabe o que é um cartão virtual e como ele funciona, a seguir você poderá conferir os 5 benefícios de utilizar esse modelo de pagamento na sua empresa, principalmente para as compras recorrentes com Google, Facebook e fornecedores de SAAS (softwares como Pipedrive, RdStation e a própria Onfly).

1 – Mais segurança

O principal objetivo do cartão virtual é oferecer mais segurança para o usuário, seja pessoa física ou pessoa jurídica. Geralmente, esses cartões possuem uma data de validade com duração muito menor, entre 48 horas até 24 horas, por exemplo. Isso possibilita comprar ou contratar serviços com mais segurança, pois reduz as chances de um vazamento de dados e utilização indevida do cartão em compras online. 

Por isso, o cartão virtual também é visto como um cartão temporário, sendo que alguns deles também possibilitam realizar compras recorrentes, como assinaturas de serviços com cobrança mensal, por exemplo. 

Em todo caso, ao utilizar essa versão de pagamento em diferentes situações,  a empresa conta com mais segurança em seus pagamentos com cartão, com reduzida chance de utilização indevida, evitando assim os famigerados chargebacks (quando o portador não reconhece a compra).

Bom para o comprador, e bom para o recebedor 😉

2 – Pagamentos instantâneos

Outra grande vantagem em contar com os pagamentos em cartões virtuais é que eles ocorrem de forma instantânea, como é o caso dos cartões físicos. Não tem segredo para utilizar esse método de pagamento, basta inserir as informações solicitadas, como sequência numérica, código de segurança, validade e nome do titular do cartão, para realizar a sua compra ou reserva.

Tudo ocorre de forma rápida, simples e muito fácil, sem mistério, e com compensação em tempo real. Além disso, o cartão virtual pode ser gerado facilmente pelo aplicativo do banco ou da empresa credora, desde que você tenha o cartão físico. Portanto, se a sua empresa deseja contar com mais agilidade nos pagamentos online de produtos e serviços, vale muito a pena contar com os cartões virtuais.

Aqui na Onfly, o cartão corporativo, vai permitir a criação de ilimitados cartões virtuais para os clientes, sem nenhum custo adicional.

3 – Reduz gastos desnecessários

Uma característica bem interessante da maioria dos cartões virtuais é a possibilidade de alterar o limite conforme a necessidade do usuário. Isso significa que você pode ter um limite de R$ 10.000,00 em seu cartão de crédito, por exemplo, mas pode colocar um limite de R$ 5.000,00 no cartão virtual. 

Essa flexibilidade em alterar o limite do cartão possibilita reduzir gastos desnecessários, melhora o controle e dá maior visibilidade aos gastos financeiros da empresa.

Ao determinar um novo limite para os gastos, é possível economizar bastante ao realizar compras online com o cartão corporativo.

Afinal de contas, você não vai querer estourar o limite, não é mesmo? Por isso, é uma boa tática para reduzir gastos desnecessários.

4 – Possibilidade de ver onde estão sendo feitos os gastos

Outro benefício que esse método de pagamento pode oferecer para sua empresa é a possibilidade de ver onde estão sendo feitos os gastos com cartão corporativo, em tempo real. Por ser um cartão virtual, toda a movimentação financeira realizada por meio deste método de pagamento pode ser acessada pelo gestor diretamente no aplicativo do banco ou financeira.

Na Onfly, todo cartão corporativo vai ter uma despesa associada dentro da plataforma de gestão de despesas, e o gestor irá ter visibilidade em tempo real de todos os gastos dos colaboradores.

Sabendo exatamente onde estão sendo feitos os gastos com o cartão corporativo, a equipe financeira da empresa pode identificar os gastos que são desnecessários, definir novos limites, oferecer diretrizes para o uso do cartão, entre outras decisões importantes que poderão auxiliar na saúde financeira do seu negócio, inclusive, podendo bloquear o uso do cartão.

Sendo assim, essa é uma forma de ter maior controle sobre os gastos, principalmente em uma viagem corporativa. Com esse controle, por exemplo, sua empresa sabe exatamente quanto os colaboradores estão gastando com hospedagem, alimentação, entre outros gastos de viagem, tudo em tempo real.  

5 – Digitalização financeira

Por fim, outro benefício que precisa ser destacado ao utilizar esse método de pagamento em compras online é a possibilidade de digitalizar as finanças do seu cartão corporativo. Sabemos que o futuro é digital, não há como voltarmos à era analógica, não é mesmo?

Portanto, ter essa parte financeira da sua empresa também no âmbito digital é algo bastante importante, útil e facilitador, principalmente para comprovações financeiras. Considerando que os cartões virtuais possuem suas movimentações detalhadas no app do banco ou financeira, é muito mais fácil transferir esses dados de forma digitalizada para a organização financeira da empresa. 

Bom, como você pôde ver até aqui, só há benefícios em utilizar os cartões virtuais. Eles são métodos de pagamento muito mais ágeis, fáceis de serem utilizados, seguros e possibilitam ter um controle maior dos gastos realizados com o cartão corporativo. Por isso, não deixe de utilizar essa solução financeira para pagamentos online em sua empresa.

Agora que você já sabe tudo sobre os cartões virtuais, gostaria de te convidar para conhecer nosso cartão corporativo. Apelidado por nossa equipe de “azulzinho”, essa é a solução financeira que oferecemos para as empresas que precisam de um cartão corporativo que seja simples, ágil e moderno. É a solução ideal para acabar de vez com o reembolso de viagem.  

 
 

Se gostou deste conteúdo deixe seu comentário e confira outros posts aqui no blog da Onfly.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta