Aeroporto de Confins (CNF) é o mais sustentável do Brasil
O Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves foi premiado como o aeroporto mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O aeroporto de Confins, localizado em Minas Gerais, obteve o título por meio do programa Aeroportos Sustentáveis, do órgão máximo da aviação civil, na categoria de terminais que têm tráfego acima de cinco milhões de passageiros.
Um dos motivos para a premiação é a preocupação do aeroporto com a redução do carbono, como uma das metas anunciadas até 2050 pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Afinal, o setor do transporte aéreo é responsável por entre 2,5% e 3% das emissões globais de CO2.
Com esta meta, a expectativa global é reduzir pelo menos 1,8 gigatonelada de carbono só em 2050. Além disso, o compromisso de atingir zero emissão líquida implica que um total acumulado de 21,2 gigatoneladas de carbono será eliminado até 2050.
Medidas sustentáveis em Confins
De olho nisso, entre os projetos realizados pelo aeroporto de Confins está a implantação do 400HZ, equipamentos que fornecem energia elétrica e ar condicionado para aeronaves durante os serviços básicos de solo (embarque e desembarque).
Para se ter ideia, antes da implementação dos 400HZ este processo era movido a querosene de aviação e também por geradores a diesel, e a mudança para o elétrico foi uma maneira efetiva de reduzir o consumo de carbono e também de diminuir o ruído no pátio.
A estimativa, segundo dados fornecidos pela administradora, é que quando os equipamentos estiverem em plena operação, com adesão das companhias aéreas, haja uma redução de 40% das emissões diretas do BH Airport, o que representa uma redução aproximada de 450 toneladas de gás carbônico por ano. A previsão é que isso ocorra nesse segundo semestre de 2023.
De acordo com Jamerson Correia, coordenador Administrativo do BH Airport, o aeroporto de Confins foi pioneiro ao aderir ao programa de acreditação de carbono. “De 2017 até 2023, já reduzimos 65% das nossas emissões de gás carbônico, mais de 4.000 toneladas. Além disso, contribuímos com a preservação de uma área verde de 310 hectares de vegetação nativa, garantindo a proteção da biodiversidade local e regional”, ressaltou em comunicado para imprensa.
Aeroportos Sustentáveis
O programa Aeroportos Sustentáveis surgiu em 2019 e foi criado para acompanhar o desenvolvimento da gestão ambiental em aeroportos e disseminar as iniciativas sustentáveis adotadas pelos operadores aeroportuários, promovendo a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente e melhores praticas sustentáveis.
Outros dois aeroportos da Zürich também se destacaram em primeiro lugar, Floripa Airport (SC), na categoria até cinco milhões de passageiros, e Macaé (RJ), na categoria até 200 mil. Na categoria até um milhão de passageiros, houve empate entre os aeroportos de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), operados pela Vinci Airports. Concorreram 53 aeroportos e 13 operadores aeroportuários no programa Aeroportos Sustentáveis.