Academia de Líderes: Projeto interno da Onfly forma novas lideranças
A Academia de Líderes é um projeto interno da Onfly de formação de promessas da organização com aulas e palestras sobre soft skills e gestão
O compromisso da Onfly com crescimento e muita inovação não envolve só a tecnologia da nossa solução. Por aqui, acreditamos em calor humano e muito brilho no olho. Por isso, a Onfly investiu em três meses de qualificação para a 2ª turma da Academia de Líderes.
Entre agosto e outubro de 2023, 15 Onflyers participaram desta jornada de conhecimento, para aprender, trocar informações e refletirem sobre diversos temas pertinentes a um cargo de liderança.
Em 6 encontros, que aconteceram no Hotel Ramada em Belo Horizonte (MG), foram debatidas as seguintes pautas: Gestão de Equipes, Comunicação Influente, Feedback e Feedforward, Inteligência Emocional, Gestão de Conflitos e Gestão da Experiência do Cliente.
O programa foi conduzido, mais uma vez, pela Rosana Nogueira, que contribuiu imensamente para o crescimento dos nossos Onflyers. “Ao longo do processo, pudemos ver o que deu certo e o que não deu para corrigir a rota. Os líderes se dedicaram para esse projeto que foi pensado exclusivamente para eles”, ela comentou.
Como foram os encontros da Academia de Líderes?
Para dar início a esta rica experiência, o tema do primeiro módulo foi Gestão de Equipes. A abertura foi realizada pelo nosso CEO, Marcelo Linhares, que reforçou a importância da Academia de Líderes para o desenvolvimento das nossas pessoas e apresentou de forma clara qual o papel da liderança para sustentabilidade do negócio.
No segundo módulo da segunda turma do Programa de Líderes Onfly, o tema do encontro foi Comunicação Influente e Empática na Liderança. Dessa vez, a abertura ficou por conta do nosso Head de Customer Success, Stanley Fonseca.
Ele compartilhou sua trajetória de muito sucesso na Onfly de estagiário até se tornar Head, além de oferecer muitas dicas práticas.
Já Rosana Nogueira falou como a comunicação pode impactar o relacionamento entre líder e liderado e abriu espaço para que os Onflyers fizessem várias atividades em grupo para praticarem os conteúdos aprendidos.
Na sequência, no 3º módulo, a abertura foi por conta do nosso CTO, Alaim Ribeiro, que reforçou sobre a importância do Feedback na gestão de pessoas e como isso vem sendo feito no time de Tecnologia.
Como o tema era Feedback e Feedforward, Rosana Nogueira aplicou um rico conteúdo sobre o tema, ensinando desde do conceito, seus impactos de se fazer até técnicas para colocar em prática o feedback e feedforward de forma justa.
Já a Inteligência Emocional foi a pauta do 4º módulo da 2ª turma do Programa de Líderes Onfly. A participação especial deste módulo foi de responsabolidade do nosso CIO, Paulo Alves, que compartilhou como conseguiu desenvolver a inteligência emocional e a importância que isso teve em sua vida pessoal e profissional.
Neste módulo, Rosana Nogueira abordou autoconhecimento, emoções e como desenvolver a inteligência emocional – apesar de um desafio, esta é uma missão extremamente importante.
O penúltimo encontro da Academia foi destino a tratar de gestão de conflitos e negociações win-win, ou seja, em que todo mundo sai ganhando. Para iniciar o encontro, André Luiz Abrahão, Sales Operations Manager da Onfly, explanou um pouco sobre sua vivência com negociação e resolução de conflitos.
A nossa facilitadora Rosana Nogueira explicou que a negociação pode ser favorável para todos, como um impulsionador de ideias e boas ações, quando é realizada da forma correta.
E, por fim, após encontros muito especiais, chegamos ao encerramento do Programa Academia de Líderes Onfly 2023.
No último módulo, Elvis Soares, diretor comercial da Onfly, tratou do encantamento do cliente interno e externo. Já na consultoria, foram abordadas estratégias para integrar as áreas, compartilhar a voz do cliente em cada ponto da jornada e melhorar sua experiência.
E qual foi a percepção dos nossos Onflyers?
Claro que toda essa extensa programação não teria sentido algum sem o aproveitamento dos nossos Onflyers.
A cada módulo o time demonstrou uma evolução consistente, que superou as expectativas iniciais. Foram questionadores, resolutivos, práticos e buscaram aplicar a metodologia no dia a dia com suas equipes. Quem conta é a Rosana Nogueira, nossa mentora nesse desafio:
“Foi um privilégio participar desse projeto. Nós trabalhamos as soft skills com os participantes. Os líderes foram muito dedicados e com um desempenho muito superior à expectativa, buscaram aplicar o conteúdo no dia a dia”, disse.
Além da percepção da nossa facilitadora, os líderes também absorveram muita informação e aproveitaram esses momentos de trocas e insights poderosos.
“Foi um projeto interessantíssimo, já que assumi uma liderança sem a experiência prévia. Nós aprendemos muito juntos, porque é desafiador, mas tivemos boas trocas para trazer resultados para a Onfly”, relata Arthur Fortes, coordenador de Marketing.
Já para a nossa coordenadora de Onboarding, Igrid Demaria, a academia fortaleceu sua postura como líder e favoreceu as trocas com os liderados. “Foi uma virada de chave que eu tive. A Academia me deu embasamento para trabalhar com confiança no que eu estou fazendo e transparecer isso para as pessoas”, relata.
E o aprendizado não termina com o fim dessa formação da Academia de Líderes da Onfly. Todo esse conhecimento será levado para a vida pessoal e profissional e quem conta é João Ribeiro, Business Owner & Head UX: “O que eu levo para a vida de principal experiência é a escuta, como é importante e como aplicar essa metodologia, tanto como liderança quanto em outros cenários”.