Turbulência em voos corporativos: o que é e como lidar

Entenda o que causa a turbulência em voos e como lidar com este fenômeno nas suas viagens corporativas.

Você, que viaja com frequência, já percebeu que a turbulência em voos parece estar mais comum? Mas, isso não é apenas uma impressão! 

Na verdade, estudos recentes mostram que as turbulências têm sido mais frequentes devido às mudanças climáticas. 

Uma pesquisa da Universidade de Reading mostrou que apenas em um ponto específico sobre o Atlântico Norte — localizado em uma das rotas de voo mais movimentadas do mundo — o tempo de turbulência cresceu nas últimas quatro décadas. 

O registro foi de 17,7 horas anuais, em 1979, para 27,4 horas, em 2020.

O dado, publicado pela revista Geophysical Research, mostrou que a turbulência de céu claro (CAT, na sigla em Inglês para clear air turbulence) subiu, em média, 55%. 

Apesar de não ter força para derrubar um avião, a turbulência pode ser bastante assustadora para os viajantes.

Por isso, preparamos este artigo explicando o que é turbulência em voos, quais são os tipos mais comuns de causas e como lidar com isso. Também vamos esclarecer porque as mudanças climáticas podem tornar esse fenômeno mais comuns nas viagens. 

Confira as dicas para ter uma viagem mais tranquila! 

O que é a turbulência em voos? 

A turbulência é o movimento irregular do fluxo de ar. Isso acarreta agitações ascendentes e descendentes sobre uma aeronave durante um voo, segundo as informações da Agência Nacional de Aviação do Brasil (ANAC). 

Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), existem diversos tipos de turbulência, dentre mecânica, térmica e corrente de jatos (turbulência de céu claro). Além dessas, também pode acontecer esteira de turbulência e tesoura de vento. 

A turbulência mecânica acontece quando o fluxo de ar é direcionado pelo relevo. Pode ser causada por uma região montanhosa, baixa altitude próximo a prédios ou pela presença hangares de aeroportos quando o avião está no solo. 

Já a turbulência térmica acontece pela diferença de temperatura conforme a altitude. Por essa razão, ela costuma ser mais forte no verão, já que pela formação de nuvens de tempestade, existe mais diferença de ar frio e solo quente. 

Inclusive, as chamadas turbulências de céu claro acontecem por conta desse fenômeno natural que mistura gases quentes, vindos do solo, e gases frios, vindos do céu. Podemos dizer que o ar quente move o avião para cima e o ar frio move para baixo e os passageiros sentem esse impacto. 

Outro nome que tipo de turbulência recebe é “correntes de jato”. Geralmente, ocorrem em altitudes elevadas e costumam ser mais intensas no inverno e sobre os continentes. A turbulência de céu claro não é prevista pelo radar do avião, já que não precisa da nuvem para acontecer. 

Já a esteira de turbulência ocorre quando o avião passa em uma região, causando uma mudança nos ventos e logo depois outra aeronave passa pelo mesmo ponto, sentindo a turbulência causada pelo primeiro. 

E, por fim, existe a turbulência causada pela tesoura de vento. Essa acontece quando há mudança do vento em pequena distância, como frentes frias ou quentes, trovoadas, brisa marítima ou inversão de temperatura. 

Por que com as mudanças climáticas as turbulências estão ficando cada vez mais comuns? 

As mudanças climáticas têm o potencial de aumentar a ocorrência de turbulência nas viagens aéreas devido ao aquecimento global, que contribui para a instabilidade atmosférica, alterações nos padrões de vento, variações nos gradientes de temperatura e a intensificação de tempestades. 

Todos esses fatores influenciam diretamente as condições atmosféricas em altitudes onde as aeronaves operam, tornando a turbulência em voos ainda mais comum, como mostram as pesquisas.

lidar com turbulência em voos
Lidar com a turbulência é um desafio para passageiros

A turbulência pode derrubar o avião? 

Não, a turbulência em voos não derruba o avião. 

Além de se classificar por todos esses tipos, a turbulência em voos também pode variar na intensidade, sendo leve, moderada ou intensa. 

E, quando é forte, este é um momento de muita tensão nos voos. Apesar disso, a turbulência, por si só, não consegue derrubar um avião em voo. 

O que acontece é que, com a turbulência, passageiros podem se ferir pelo baque da movimentação do avião, principalmente, em turbulências de céu claro que não são previstas e muitas vezes os passageiros estão com os cintos desafivelados. Durante a turbulência, até mesmo o serviço de bordo é interrompido. 

A aeronave também pode ter queda de altitude — o que é comum com turbulências muito fortes. 

O mesmo estudo da Geophysical Research, divulgado recentemente, informa que existe um prejuízo financeiro para as empresas com as turbulências. Nos Estados Unidos, a indústria da aviação gasta aproximadamente US$ 200 milhões a cada ano com as consequências das turbulências, como manutenção, reparação de danos e custos hospitalares de passageiros.

Como lidar com as turbulências em voos corporativos? 

As dicas para lidar com as turbulências em voos corporativos são as mesmas de voos para viagens a lazer.

Em caso de turbulência, mantenha a calma! As aeronaves são projetas para enfrentarem esse fenômeno sem problemas, por isso, é essencial se manter calmo. Vale fazer exercícios de respiração e concentração para passar por esse momento, além de outras situações como chuvas. 

Também é importante apertar o cinto de segurança. Se a turbulência acontecer quando você estiver com o cinto desafivelado, no banheiro ou transitando pelo corredor da aeronave, a recomendação é voltar ao assento o mais breve possível e apertar o cinto. 

Para se manter calmo, vale lembrar que, embora não seja possível prever todas as situações, os radares meteorológicos ajudam a evitar as zonas de turbulência. Portanto, a maioria delas será evitada antes mesmo de acontecer. 

Quem desejar pode se sentar mais perto das asas do avião. Os assentos nessa região são a melhor escolha para quem tem medo de turbulências, porque ali os passageiros podem sentir menos o efeito da turbulência porque estão perto de onde fica o centro de gravidade da aeronave. Nesse mesmo sentido, evite ficar na parte traseira do avião, porque o impacto é maior nessa área. 

Sabendo o que é a turbulência, quais as causas e seus impactos na segurança do voo, fica muito mais simples ter uma viagem mais tranquila. Quais dessas dicas você coloca em prática nas suas viagens? 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *