RPK e ASK: o que significam essas siglas na aviação?
A aviação civil é um setor dinâmico que, devido a sua complexidade, envolve uma série de fatores para seu bom funcionamento. E, por isso mesmo, não é raro se deparar com siglas que fazem parte da rotina da aviação.
Inclusive, até os bilhetes aéreos contam com termos e siglas que podem confundir o passageiro! Além desses termos, a aviação baseia suas atividades em indicadores cruciais, que colaboram para avaliar o desempenho das companhias aéreas e do mercado de forma geral.
Dois dos mais importantes deles são conhecidos por siglas. Esses são o RPK (Receita por Passageiro por Quilômetro) e o ASK (Assentos Oferecidos por Quilômetro). Ambos indicadores fornecem informações essenciais sobre a demanda e oferta dentro da indústria da aviação civil. Assim, também têm papel fundamental nos relatórios e análises das empresas e organizações, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A seguir, falamos do que é RPK, ASK e sua relevância para entender o mercado da aviação civil.
O que é RPK?
O RPK (Revenue Passenger‐Kilometers) trata da receita por passageiro por quilômetro. Esse é um indicador que mede a quantidade total de receita gerada por uma companhia aérea a partir do transporte de passageiros por quilômetro voado.
Esse indicador é fundamental para avaliar a eficiência e a rentabilidade das operações de uma companhia aérea, pois reflete diretamente o nível de demanda por seus serviços. Quanto maior o RPK, mais passageiros estão sendo transportados e, consequentemente, maior é a receita da companhia.
Para se ter uma ideia, os dados de junho de 2023, apurados pela ANAC, apontam que a demanda, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), foi registrada acima do patamar do período pré-pandemia.
Isso significa que a demanda por voos cresceu neste período e, neste cenário, reforça a retomada das atividades do setor depois das restrições impostas durante a pandemia da Covid-19.
O que é ASK?
O ASK (Available Seat‐Kilometers) é outro indicador crucial que mede a capacidade de uma companhia aérea de oferecer assentos disponíveis por quilômetro voado. Em outras palavras, o ASK representa a oferta de assentos disponíveis para os passageiros.
Esse indicador é igualmente importante, pois permite avaliar a eficiência da utilização dos recursos da companhia aérea, bem como sua capacidade de atender à demanda do mercado.
Usando como exemplo o mesmo dado, a ANAC também indicou que a oferta por voos, calculada por assentos-quilômetros ofertados (ASK), em junho de 2023 foi registrada acima dos valores do mesmo período em 2019 – período antes da pandemia da Covid-19.
Isso significa que a oferta de voos cresceu no período analisado, proporcionando informação valiosa para a tomada de decisões.
Com esse exemplo em vista, fica muito mais simples entender porque o RPK e o ASK são importantes para a aviação civil. A seguir, vamos detalhar qual é a função dessas siglas para associações e companhias aéreas.
Por que esses dados importam para a aviação?
Tanto o RPK quanto o ASK desempenham um papel fundamental na elaboração de relatórios detalhados sobre o desempenho das companhias aéreas e da indústria da aviação na totalidade.
Esses indicadores permitem que as empresas monitorem tendências de oferta e de demanda ao longo do tempo, bem como identifiquem rotas mais relevantes e ajustem suas estratégias de operação e marketing.
Os dados também auxiliam na formulação de políticas regulatórias e no monitoramento da saúde financeira das companhias aéreas. A ANAC, por exemplo, utiliza esses dados para avaliar a competitividade do mercado, garantir a conformidade com regulamentos e promover um ambiente saudável e seguro para a indústria da aviação.
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