Reuniões em movimento: o que são e como implementar

Sabe aqueles dias em que a sua rotina está tão caótica que você não tem tempo nem de fazer uma reunião na sua mesa do escritório?

Essa situação é realidade para muitos trabalhadores do universo corporativo, com agendas lotadas de compromissos e reuniões. Por isso, surgiu o conceito de reuniões em movimento.

A nova modalidade de encontros corporativos pode ser uma solução inovadora para otimizar o tempo, aumentar a produtividade e promover uma atividade diferente, permitindo que os colaboradores participem de discussões e tomem decisões importantes enquanto se deslocam, seja a pé, de carro ou utilizando o transporte público.

Vamos saber mais sobre isso? Confira o artigo completo!

O que são as reuniões em movimento?

As reuniões em movimento, também conhecidas como “walk and talk meetings”, são encontros corporativos realizados enquanto os participantes se deslocam

Essa modalidade de reunião se adapta à rotina dinâmica dos profissionais modernos, permitindo que eles aproveitem o tempo de deslocamento para discutir projetos, compartilhar ideias e tomar decisões importantes.

Um dos principais fãs dessa prática era ninguém mais ninguém menos do que Steve Jobs. Segundo a Forbes, seu biógrafo, Walter Isaacson, já contou que lembra de Jobs insistindo que seu primeiro encontro sobre o livro acontecesse a pé. 

De acordo com o escritor, ele logo percebeu essa característica de Jobs: “dar uma longa caminhada era sua maneira preferida de ter uma conversa séria”.

Médicos também apontam que essa modalidade pode ser benéfica para a saúde do corpo, promovendo períodos ativos alternados com períodos sentado.

Quais os benefícios das reuniões em movimento?

Sair um pouco da frente do computador e discutir sobre trabalho pode ter diversas vantagens para o nosso corpo e mente. Algumas delas são:

  • Otimização do tempo: as reuniões em movimento permitem maior aproveitamento do tempo de deslocamento para realizar tarefas produtivas, evitando a necessidade de agendar reuniões adicionais;
  • Aumento da produtividade: ao combinar o tempo em trânsito com as atividades de trabalho, é possível realizar mais tarefas em menos tempo. Assim, sobram mais horas no dia para o descanso;
  • Melhora da saúde e bem-estar: as reuniões em movimento podem incentivar a prática de atividades físicas, como caminhadas, contribuindo para um corpo mais ativo e, consequentemente, uma sensação maior de bem-estar;
  • Estímulo à criatividade: a mudança de ambiente e a prática de atividades físicas podem estimular a criatividade e o pensamento inovador, desbloqueando ideias e trazendo uma dinâmica diferenciada para o dia a dia.

Aprenda a usar o modo “Em movimento” do Google Meet

Você sabia que o Google Meet, plataforma de reuniões utilizada pela grande maioria dos trabalhadores, oferece um recurso chamado “Em movimento”?

Ele otimiza a experiência de reuniões em deslocamento com configurações como a desativação da câmera e utilização de menos dados, priorizando a qualidade do áudio e minimizando as distrações.

Para usar o modo “Em movimento” do Google Meet, siga o passo a passo:

  1. Durante uma reunião, o Google Meet detectará automaticamente o movimento e exibirá um pop-up sugerindo a ativação do modo “Em movimento”;
  2. Toque em “Ativar” para confirmar a ativação do modo;
  3. O Google Meet desativará a câmera e otimizará a qualidade do áudio;
  4. O modo “Em movimento” também oferece botões grandes para desativar o som, levantar a mão e ativar/desativar a apresentação, facilitando a interação durante a reunião.

3 dicas para adotar as reuniões em movimento

É muito importante entender que as reuniões em movimento podem ser uma boa opção apenas em alguns casos, como no home office ou em dias mais agitados. 

Aqui vão 3 dicas essenciais para adotar essa nova modalidade:

Verifique o tipo de reunião

As reuniões em movimento oferecem um formato mais descontraído que pode ser vantajoso para abordar assuntos sérios. Mas em algumas situações, é melhor optar pelas reuniões in loco. Avalie previamente o conteúdo a ser discutido para determinar se esse formato é o mais adequado. 

Por exemplo, reuniões de feedback em grupo podem não ser ideais para serem realizadas durante o deslocamento, devido ao número elevado de participantes. Assuntos confidenciais também devem ser evitados nesse contexto, para que o ambiente externo não comprometa a privacidade das informações.

Escolha o local e o horário adequados

Opte por locais seguros, silenciosos e com boa conexão de internet. Evite horários de pico e locais com grande movimentação de pessoas. Se você estiver de home office, realizar alguma atividade da casa pode ser uma boa opção para otimizar tempo e colocar o corpo em movimento.

Utilize ferramentas e recursos adequados

Utilize ferramentas de comunicação que ofereçam recursos de áudio de alta qualidade e cancelamento de ruído. Prepare documentos e informações importantes em formato digital e utilize aplicativos de anotações para registrar as decisões tomadas.

Quer saber mais sobre o deslocamento no horário de trabalho? A equipe da Onfly preparou um conteúdo que explica as diferenças entre deslocamento administrativo e viagem corporativa. Para conferir, clique aqui!

Compartilhe esse conteúdo
Giulia Maia
Giulia Maia

Sou jornalista e trabalho com redação há mais de 5 anos, sempre me aprofundando em temas voltados à tecnologia, inovação e criatividade. Estou sempre buscando novidades do mercado e temas relevantes voltados ao público da Onfly.