2º Kick Off da Onfly: O que rolou?

Rolou a 2ª edição do Kick Off da Onfly, no último sábado (11). Nossos queridos onflyers se reuniram no espaço da Associação Médica de Minas Gerais para um sábado de muito aprendizado, conexão e, claro, alinhamento de metas para o ano que acabou de começar.

A conferência, que neste ano contou com mais de 130 onflyers, foi idealizada com o objetivo de promover uma imersão ao conhecimento, integração entre equipe e desenvolvimento de novas competências.

Foram mais de 8h de conteúdos fora da curva, com mais de 10 palestras em 4 trilhas de conhecimentos distintas para os mais de 130 colaboradores engajados e dispostos a alavancar o mercado.

Estão curiosos para dar uma espiadinha no que rolou no #OnflyKickOff? Trouxemos para vocês tudo o que aconteceu na 2ª edição do Kick Off da Onfly 💙

Boas vindas e o tal do ‘Aprender a desaprender’

O evento começou com um delicioso cafezinho para dar aquela energizada na manhã de sábado. Afinal, ‘saco vazio não pára em pé’ e era preciso muita energia para o dia inteiro de interações e conhecimento compartilhado (e também com vários cliques, fotos e boomerangs no nosso stand instagrámavel – ou seria, linkedinzado?) 

A partir daí, todo nosso time se reuniu para ouvir o CEO da Onfly, Marcelo Linhares, que reforçou a importância de momentos como este para alinhamento de metas da empresa e da alegria em ver o time crescendo. “Acreditamos muito que quando as pessoas sabem pra onde a empresa está indo, com transparência ou clareza, há um maior engajamento. Então, estamos de quimono aberto, para mostrar todos os números e compartilhar um pouco do que queremos e para onde vamos”, disse. 

Também tivemos acesso a uma retrospectiva de 2022 para que todo mundo fique na mesma página para os próximos desafios. Para se ter uma ideia, no ano passado, foram mais de 500 novos clientes e mais de 800 empresas que viajaram de forma mais simples, eficiente e transformaram a rotina de gestão de viagens e despesas com a Onfly. 

Sem contar no volume massivo de novos onflyers reunidos no Kick Off. Em 2022, 80 colaboradores se reuniram no centro de convenções do Hotel Mercure e na segunda edição já somamos mais de 130, num aumento de 62.5%. 

Além do Marcelo, outras lideranças hablaram sobre os highlights dos setores do último ano. Alaim Pedro, CTO da Onfly, trouxe os principais avanços da área tech durante o ano passado. E assim como a equipe geral, o time de tech acompanhou o movimento e cresceu bastante (133%) e todo mundo trabalhou junto para tornar possível o lançamento do nosso Cartão Corporativo Azulzinho, do app Onfly, mais integração e o refactoring de algumas áreas da plataforma, como carros e hotéis. Agora, o objetivo é mais agilidade e ainda mais performance! O nosso time de tecnologia prometeu e vai entregar tudo em 2023! 

Já o diretor comercial, Elvis Soares, falou sobre o que foi mais relevante para o time de vendas e marketing. Desde mudanças importantes no CRM, participações em eventos até a criação do nosso time em SP e a divisão em squads… Foram muitas novidades que impactaram diretamente em todo o nosso time! 

Encerrando nossa abertura (já rolou tanta coisa só na recepção que você já tem noção de como foi TUDO de bom o nosso Kick Off, né?), Ricardo Bicalho, de Gerente de Operações, fez aquele repasse completo da área. Vale citar que mais emissões automáticas, fortalecimento dos times, menos tempo e mais qualidade foram fundamentais nesse processo. Sem esquecer, lógico, daquela boa dose de fofabilidade! 

“É muito gratificante a proporção que a Onfly está atingindo. Quando cheguei aqui, uma ou duas pessoas faziam diversas ações em um setor e hoje temos um time para desempenhar cada uma dessas ações. O jogo mudou e nós agora estamos dando as cartas”, ponderou Bicalho. 

Trilhas de conhecimento

Então, nossos onflyers se dividiram em quatro times: operações, comercial, tech e CS. Nada melhor do que aprender e aprofundar na área de atuação para fortalecer nossa equipe ainda mais, não é mesmo? 

Comercial

Nosso querido diretor comercial, Elvis Soares, voltou a falar. Só que dessa vez, voltado para os nossos times comercial e de marketing. Ele apresentou como a Onfly é mostrada para os nossos investidores estrangeiros. Ver a Onfly como uma pessoa de fora foi fundamental para entender ainda mais dos nossos pontos fortes e como melhorar a cada momento.

Nossos onflyers conheceram a fundo as crenças da empresa, além de metas, perfil dos clientes e como a Onfly encarou a pandemia da Covid-19 e quais foram os impactos do distanciamento social e fechamento de fronteiras na nossa travel tech

Depois de um breve intervalo, o challenger sales da Dito, Daniel Ribeiro, deu uma aula de como manipular a sorte. Ele, que é engenheiro civil com MBA em gestão de vendas, negociações e resultados de alta performance, fez reflexões para 2023 a partir das vivências do último ano. 

Também deu dicas importantes sobre como pensar fora da caixa e fazer o “arroz com feijão” bem feito — pontos primordiais para ter “sorte”. 

Na sua apresentação, definiu a sorte como o encontro certo entre a preparação e a oportunidade, e, por isso, nada melhor do que conhecer cases de sucesso de alguns vendedores da Dito que têm muita sorte! Nada de amuletos, mas sim muita vontade de fazer diferente e de ter um olhar especial para situações e clientes deram o tom à fala. 

Kick Off da Onfly
Elvis Soares, cofundador da Onfly, durante fala de abertura na sala dedicada ao Comercial

Sucesso do Cliente

Como facilitar um diagnóstico amplo sobre o cliente e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento que promovam o sucesso daquela empresa? Esta provocativa deu início aos trabalhos do setor de CS. 

A trilha do Sucesso do Cliente, ficou a cargo do Stanley Fonseca, coordenador de CS, dar uma aula para as equipes de Key Account, Middle e o recém formado Aquário. O primeiro momento da interação foi justamente para falar sobre o que é “ter sucesso” e o que é “ter felicidade” em um atendimento. “O sucesso é tangível e a felicidade é momentânea”, falou durante palestra. 

Por fim, Stanley, de maneira bem humorada, repercutiu sobre os diversos tipos de clientes existentes e qual a melhor estratégia para contornar sua característica e ter assertividade na estratégia. 

Onfly
Stanley Fonseca durante sua fala para o time de Sucesso do Cliente

Operações

Já o operacional, que se uniu ao pessoal de Gente e Gestão e Backoffice, puderam ouvir sobre um ponto de vista diferente dos  processos e rotinas de um profissional de viagens. Pela segunda vez no Kick Off, Danilo Gonçalves, COO da Iterpec, empresa especialista em soluções para o mercado de turismo, repercutiu sobre ações práticas de como devem ser executados e pensado o atendimento com o cliente na condução e resolução de problemas e sobre um panorama atualizado de como anda o hotelaria no Brasil. Usando de histórias e causos para embasar suas falas (haja andanças e vivências! Que homem!?). 

Danilo Gonçalves ficou impressionado com o crescimento do time, já que ele também participou da primeira edição do evento, e elogiou a maturidade da organização. “Apesar do crescimento potente, dá para perceber que há um olhar atento para com os colaboradores. Quando tem essa proximidade, a chance de dar errado é muito pequena”, afirmou. 

Além da aula sobre hotelaria, o pessoal desta trilha contou com uma conversa inspiradora com a Camila Bertola, psicóloga e consultora em Desenvolvimento Humano, sobre propósito, de maneira bastante dinâmica, divertida e com diversos momentos de escuta. Um momento de parar, olhar pra si e pensar em como seguir em paz com o eu profissional e pessoal. 

Tecnologia

Encabeçada pelo próprio time de tech, o pessoal passou por assuntos como microsserviços, análise de código automatizada, atomic design e microfronted. O ciclo de palestras para o pessoal de Tecnologia foi marcado pela troca de experiências e pela potência em aprimorar resultados. 

Além disso, o CTO, Alaim Pedro, provocou em fala de abertura da trilha sobre a importância da comunicação e do foco para com o cliente e a equipe interna. Para quem não sabe, o time de tecnologia está agora na nova unidade da Onfly, na Savassi, coração comercial de Belo Horizonte e com esta “distância” aumenta o desafio de entregar um diálogo mais assertivo. “No final do dia, estamos pelo cliente”, reforçou Alaim. 

Onfly Tech
Luiz Henrique Gomes foi um dos palestrantes do Time de Tech

Programa de reconhecimentos 

É tão bom ser reconhecido pelo seu trabalho! E é justamente isso que aconteceu durante a premiação de alguns colegas da Onfly. 

O programa de reconhecimentos premiou cinco funcionários da Onfly no total (e deixou muita gente emocionada com os discursos). Foi aquele momento de olhar para a trajetória percorrida e pensar em como valeu a pena toda a dedicação…

Veja o que os ganhadores falaram sobre o prêmio:

Nara Xavier, Sales Operation (Destaque Comercial)

“Fico muito grata pela empresa e pelas pessoas da liderança que são tão inspiradoras para mim, como o Marcelo, o Elvis… eles representam muito os meus valores, de trabalhar duro e buscar seus sonhos”.

Arthur Fortes, Analista de Marketing (Destaque do Marketing)

 “Foi uma surpresa receber o prêmio, mas eu faço meu melhor sempre. Entrei aqui como estagiário e receber esse reconhecimento é muito legal para saber que estamos no caminho certo, tanto para a Onfly quanto para os meus objetivos. Espero continuar assim: sendo uma inspiração e fazendo o meu trabalho direito”.

Geisislaine Lima, Tech Lead (Destaque de Tecnologia)

 “Para mim, ter esse reconhecimento é muito importante. E, como eu falei quando recebi o prêmio, eu realmente amo a Onfly e gostaria que todo mundo tivesse esse sentimento que eu tenho”.

Selena Costa, Tech Recruiter (Destaque Gente e Gestão)

 “Foi muito emocionante porque eu não esperava, mas fiquei muito feliz. Foi bom saber que meu trabalho é relevante para a empresa e isso me motiva para os próximos desafios também”

Jeycimara Barbosa, de Operações 

Jeyci está curtindo suas merecidas férias e não pôde participar do nosso Kick Off. Mas Elaine Morais e Ricardo Bicalho receberam o reconhecimento em seu nome. Eles lembraram de todo o comprometimento e dedicação da Jeyci, além de momentos da sua história de vida.

Onfly
Nara Xavier recebendo a honraria do seu supervisor Elvis Martins

Palestra “Sede de Vencer” com José Felipe Carneiro 

Já pensou em criar a melhor cerveja do Brasil diretamente de Belo Horizonte e ter esse produto reconhecido em todo o mundo? Pois foi exatamente isso que aconteceu com o José Felipe Carneiro. Ele cofundou a Wäls, cerveja premiada no exterior e que hoje foi vendida para a Ambev. 

Além de fermentar cervejas e kombuchas, o palestrante veio com tudo para fermentar ideias! Conhecemos a sua história de vida, quais são suas motivações e como encarar os desafios com alegria pode transformar situações adversas ao nosso favor. 

Só para ter um gostinho de como foi: até mesmo AC/DC tocou e ainda tivemos grandes referências nerds ao Guia do Mochileiro das Galáxias. Além disso, tenho certeza que alguns onflyers saíram de lá com vontade de provar a tal da kombucha e de ficar mais leve…

kick off

Happy Hour

E nada melhor do que encerrar um evento desses socializando com os colegas, tirando várias fotos no nosso stand com o nosso mascote, ouvindo uma boa música e também com chopp. Quer definição mais adequada de “fechar com chave de ouro”? 

funcionários onfly

Assim, fechamos nosso primeiro Kick Off de 2023 com a expectativa lá em cima para o próximo! E, galera da Onfly de SP, não se preocupem: em breve teremos um encontro bem massa com vocês…

Depois de alinhar nossos objetivos, mergulhar na Onfly com tudo e ainda atualizar nossos conhecimentos, só podemos dizer que o nosso time está com tudo para 2023!

Um agradecimento mais que especial para nossos patrocinadores que deram vida para este dia de pura imersão e conhecimento: IterpecCVC CORPE-htl Viagens OnlineSakura Consolidadora e Localiza&Co. 💙 👏

Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!