GPTW: Por que a Onfly é um Great Place To Work (de novo)?

Pela segunda vez consecutiva, a Onfly conquistou o selo GPTW e fomos novamente reconhecidos como um excelente lugar para se trabalhar. E pela segunda vez com pontuação acima dos 90 pontos!

YouTube video

Quando decidimos nos submeter a pesquisa do GPTW em 2021, queríamos entender como estava o clima organizacional na Onfly, que contava com 52 colaboradores, para, com base nos relatórios, fazer com que nossa boa dose de calor humano e fofabilidade para com nosso colaborador fosse compreendida e elevada. O resultado? 95% dos funcionários da Onfly disseram que este era um ótimo lugar para trabalhar. 

E desde este selo foram muitas conquistas: Fomos reconhecidos pela Great Place To Work Brasil (GTPW BR) como uma das melhores empresas para se trabalhar no estado de Minas Gerais na categoria pequenas empresas. Alcançamos a 18° posição entre as organizações com menos de 99 colaboradores e a única traveltech nesta categoria. Além da conquista estadual, a Onfly integrou o ranking Melhores Empresas GPTW Pequenas Empresas em 2022 no Brasil. A Onfly ficouna posição 73º da listagem nacional. 

E tudo isso nos deu um gás para nos submeter novamente para adquirir o selo. Dessa vez, com o dobro de funcionários desde a última pesquisa e agora como uma média empresa, de acordo com as regras da consultoria. O resultado foi uma pontuação final de 91%. 

O que mudou em 1 ano?

Segundo a pesquisa interna do gptw, essas foram as 5 principais mudanças que fizeram da Onfly se reinventar desde o último selo.

Novo ambiente de trabalho (instalações)

Quando o pessoal respondeu a pesquisa lá em 2021, a Onfly ficava num escritório em um dos shoppings mais movimentados de Belo Horizonte, no coração da cidade. Em março de 2022, fomos para um local 4 vezes maior que o antigo.  

Localizado no Bairro Santa Efigênia, um dos mais importantes cenários culturais e econômicos da capital mineira, o novo escritório veio especialmente pensado em potencializar e nutrir a experiência dos nossos onflyers.

E este novo lar serviu como um grande turbo para motivar e trazer uma sensação de pertencimento e aconchego para os desafios diários de uma organização que trabalha e oferece soluções para outras organizações. Um dos objetivos da neuroarquitetura é justamente projetar e decorar ambientes eficientes baseados não apenas em parâmetros técnicos, mas também em índices subjetivos como emoção, felicidade e bem-estar.

Oportunidades de treinamento e desenvolvimento

Conhecimento e desenvolvimento é um assunto sério por aqui. Afinal, tudo passa, mas o aprendizado permanece. Desenvolvemos diversas ações para maximizar esta cultura do treinamento e capacitação de habilidades. No início do ano, promovemos o nosso primeiro KickOff da Onfly com o objetivo de promover uma imersão ao conhecimento e a integração entre todos os onflyers. Foram mais de 8h de conteúdos fora da curva para mais de 80 colaboradores engajados e dispostos a alavancar o mercado com o apoio de 15 palestrantes convidados. 

Pensando no desenvolvimento das equipes, semanalmente são realizados Talks setoriais para abordar novas técnicas, dicas e lições. O #quintatech e o #sexta comercial foi mais uma ação visando esta maior qualificação no cotidiano corporativo e para a vida de nossos colaboradores.

Além disso, criamos uma mini biblioteca em nossa sede para estimular a leitura e o aprendizado por novos conceitos e questões. E em breve, uma formação de novos líderes sairá do papel (mas não posso dar mais spoilers). 

Participação nos resultados da empresa

Aqui nossos resultados são compartilhados em reuniões trimestrais. Na ocasião, diretoria e reunião abrem todos os números de vendas e valores transacionados em nossas atividades. Cada meta batida tem o nome de cada onflyer que acredita e embarca nessa transformação do mercado de viagens e despesas corporativas. 

Envolvimento do time nas tomadas de decisão

Cada um de nós que compõem o quadro de funcionários da Onfly fomos escolhidos para transformar o mercado de viagens e despesas corporativas. E com isso, cotidianamente, nascem insights e percepções sobre o rumo do nosso negócio. 

Criamos por aqui a cultura das dailys e weeklys como forma de repassar e trazer essas observações no dia a dia para com as lideranças de cada squad e/ou setor, para trazer cada vez mais essa conversa mais horizontalizada. 

Benefícios diferenciados do mercado

Para além do salário pago no final do mês para pagamento dos boletos, faz parte de qualquer organização prezar e contribuir para a formação de um ambiente de trabalho saudável e adequado ao crescimento profissional, incentivando os colaboradores a realizarem suas tarefas com qualidade e satisfação. Por isso, a Onfly trabalha para proporcionar os melhores benefícios para os onflyers que passam por educação, lazer, psicológico, saúde e subsistência.  

Em 2022, foram adicionados auxílios como um novo plano de saúde, sem mensalidade e sem coparticipação; descontos em graduação e pós-graduação (UNA e UNIBH) e pacote de descontos Clube Certo sem valor de mensalidade. Além dos vales, plano odontológico, desconto farmácia, pagamento de parte do valor da terapia e academia e bolsa de 65% para estudos de idiomas. 

O que os Onflyers disseram do dia-a-dia?

Para além das mudanças institucionais e de cultura organizacional, o cotidiano conta muito para o que queremos da Onfly para os próximos anos. E dentro da pesquisa alguns pontos nos chamaram a atenção de especificidades do nosso cotidiano e nas relações dos onflyers para com a empresa. Entre os pontos citados, estão

  • Comemoração com eventos especiais
  • Envolvimento do time nas tomadas de decisão
  • Local descontraído para trabalhar
  • Aproximação e diálogo com a gestão
  • Sentimento de importância pelo trabalho realizado

Mas que tal ouvir o que nossos colaboradores têm a dizer sobre isso?

YouTube video

Acho que deu para sentir o que queremos dizer com calor humano e um boa dose de fofabilidade. 

E, sempre é bom dizer que, o mais sensacional destas certificações da GPTW é que o resultado é baseado em uma pesquisa de satisfação com os próprios onflyers. Vou repetir uma fala que traduz muito esse sentimento: Quando falamos por aqui que o calor humano é o principal combustível dos nossos voos, não estamos brincando. No final, é tudo sobre pessoas 💙

E se você quer viver essa experiência de trabalhar na Onfly? Cadastre-se em https://onfly.solides.jobs/.

Bora decolar e aterrissar em novos destinos com este selo gptw?
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para [email protected]