Qual a diferença entre classe econômica, executiva e primeira classe num avião?

Classe econômica, executiva ou primeira classe? Qual serviço é melhor para o seu objetivo? Se você vai viajar de avião pela primeira vez ou está em busca de novas experiências na hora de decolar, com certeza já ficou na dúvida de qual classe de cabine utilizar tanto para sua viagem pessoal quanto para uma viagem corporativa

A principal diferença entre as classificações de setores dentro de uma aeronave se relaciona com o conforto, valor e a estrutura de serviços oferecidos nessas classes. As empresas aéreas desenvolveram essas classes de viagem justamente para promover novas experiências de voos para públicos distintos. 

A maioria dos sites de companhias aéreas permite pesquisar voos por classe de tarifa selecionando as opções avançadas de reserva. Evidenciando que a classe econômica é a mais simples e a primeira classe é um assento mais valorizado. Afinal, normalmente, há uma correlação entre a classe de tarifa e o preço da passagem; as tarifas mais baratas são as classes mais baixas. 

A seguir você confere o que diferencia cada uma das classes:

Classe Econômica

Este é o setor mais básico e barato desta classificação. É ideal para orçamentos mais enxutos, para viagens mais rápidas e com uma certa frequência de voos. Esses assentos são geralmente mais estreitos do que em outras classes (de cerca de 40 a 48 centímetros de largura). A distância entre os assentos (da frente para trás) varia de 76 polegadas a 86 centímetros, portanto, há menos espaço para descansar e esticar as pernas. 

Em sua passagem esta classe é representada pelo código Y. Algumas companhias aéreas oferecem lanches e bebidas grátis para os passageiros. 

Classe Executiva

Esta classe está entre a econômica e a primeira classe e também é conhecida como classe business. Oferecem uma tarifa mais acessível do que os assentos da Primeira Classe, mas são mais confortáveis ​​do que a classe econômica. Os assentos são mais largos e podem reclinar, em algumas companhias, o que pode ser mais confortável para viagens mais longas, por exemplo. Na aviação comercial, a classe executiva completa geralmente é indicada com o código ‘J’. 

Além disso, nesta classe pode ser ofertado refeições completas ou com uma variação maior de pratos no cardápio. Além de um serviço de mini-bar pode ser atribuído a cada viajante, com maior variação de bebidas. Pode contar com equipamento adicional de áudio e vídeo. 

Usuários business também recebem a mordomia de contar com um acesso para salas especiais nos aeroportos. Nesses espaços há a oferta de bares, buffet e cafés para relaxar enquanto aguarda o voo ou carro. 

Primeira Classe

Esta é uma experiência mais luxuosa e robusta na oferta de serviços a bordo. Se optar por esta cabine, você terá bastante espaço para descansar as pernas, assentos reclináveis (que se transformam em verdadeiras camas), opções de refeições sofisticadas, serviço completo de bar ou barman, entretenimento a bordo e Wi-Fi. Um verdadeiro hotel 5 estrelas no ar. O ponto principal deste tipo de acomodação é a atenção customizada e de alto nível. 

Os assentos também contam com dispositivos que garantem privacidade durante o voo. Nos aeroportos, os passageiros da primeira classe podem desfrutar do conforto de salas VIP, bares e restaurantes. Além de condições especiais, como check in rápido e os privilégios no voo.

Em algumas companhias aéreas é possível encontrar uma área entre a classe econômica e a classe executiva: a econômica premium. Esta parte da aeronave sugere ser um pouco mais confortável, oferece assentos mais amplos e mais espaço para as pernas a um preço mais confortável do que a executiva ou a primeira classe na maioria das companhias aéreas.

E aí, deu pra entender um pouco sobre as classes de um avião? Siga a Onfly no LinkedIn para dicas como esta.

classe econômica
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br