Cibersegurança em viagem corporativa: o que você deve saber?

travel techs brasileiras

Era se o tempo em que as ameaças eram apenas físicas, químicas ou naturais. Com o avanço da tecnologia e da mobilidade digital, os ataques cibernéticos se tornaram bastante comuns. Nesse sentido, as organizações devem estar cada vez mais atentas à sua importância na cibersegurança, assegurando que os seus colaboradores estão suficientemente protegidos e educados sobre certos riscos digitais em viagens corporativas. 

Quando viajamos a trabalho, é comum e permitido pelas empresa, levarmos laptops, telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos que contêm informações confidenciais da empresa. podem comprometer a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e sistemas das empresas.

Assim, de forma a tornarem-se os colaboradores mais conscientes, as organizações devem procurar construir uma cultura de cibersegurança sólida, onde as preocupações com este tipo de ataque sejam fomentadas no cotidiano empresarial. 

Existem muitas formas e meios para que um sistema, dispositivo ou aparelho seja hackeado ou invadido por pessoas más intencionadas e até que contraem algum tipo de vírus que minimize a velocidade e enfraqueça suas operações.

A seguir você acompanha informações que podem ser bastante úteis sobre cibersegurança no seu dia a dia e para que sua viagem corporativa ocorra de forma linear e sem ciberataques. 

Cuidado da sua cibersegurança

A segurança cibernética envolve uma série de medidas de proteção, que vão desde a implementação de softwares de segurança, políticas de segurança da informação, treinamentos de conscientização para os usuários, monitoramento constante de ameaças, backups regulares de dados, entre outros procedimentos para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e sistemas.

As empresas possuem uma grande quantidade de informações sensíveis e confidenciais, como dados de clientes, informações financeiras, estratégias de negócios, propriedade intelectual, entre outras. É um assunto sério! Ataques cibernéticos podem levar a prejuízos financeiros, perda de informações sensíveis, danos à reputação e até mesmo riscos à segurança nacional. 

Além disso, sua empresa é responsável pela segurança dos dados de seus clientes e parceiros comerciais. Não dá para arriscar, não é?! 

Ao debater sobre cibersegurança nas empresas, é possível conscientizar os colaboradores sobre os riscos e impactos dos ciberataques, promover a adoção de medidas de segurança preventivas e corretivas, além de criar uma cultura de segurança que permeia toda a organização. 

Veja algumas dicas para te ajudar nesta caminhada:

1 – Evite a pergunta “Qual a senha do Wi-fi?”

Já se tornou um hábito pedir a senha do wifi em ambientes como hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Mas como uma rede pública é preciso tomar cuidado com sua segurança digital, pois muitas dessas redes não requerem uma autenticação para conexão. E infelizmente, esta instabilidade se torna um chamariz para hackers de plantão. 

É importante ter noção de que o problema do Wi-Fi gratuito é justamente como ela funciona e o caminho invisível entre você e o ponto de conexão. Um hacker consegue acessar esse caminho até o ponto de wi-fi e, em vez de falar diretamente com o ponto de acesso, você está enviando suas informações para o hacker, que pode transmiti-las para outro dispositivo.

Com essa retransmissão, o hacker tem acesso a todas as informações que você está enviando pela Internet: e-mails importantes, informações de cartões de crédito e até credenciais de segurança de sua rede empresarial.

Usar um VPN criptografado em todo o tráfego de internet, pode tornar sua viagem mais segura e privada. 

 2 – Nem tudo é para ser postado

Vivemos na era do like, mas é importante ter noção do que podemos ou não postar durante uma viagem corporativa. Evite postar locais de reuniões, ingressos com qr codes ou códigos de barras,ou que possam apresentar algum detalhe confidencial da sua empresa ou cliente. 

Muitas empresas possuem restrições sobre a postagem de fotos durante viagens corporativas por entender que estas podem comprometer a segurança digital dos stakeholders envolvidos. Por isso, cuidado com o que postar, já que você está representando a imagem da sua empresa. 

3 – Preze por senhas e códigos de identificação

Muitos sistemas e aplicativos exigem que você utilize senhas fortes e autenticação em dois fatores para maior segurança e esta deveria ser uma máxima em viagens corporativas. 

Dispositivos como notebooks, smartphones e tablets podem conter informações sensíveis da empresa e de terceiros. Por isso, é recomendável que os colaboradores criptografem os dados armazenados nesses dispositivos, usem senhas de bloqueio de tela e evite deixá-los desacompanhados em locais públicos.

Além disso, é importante evitar o uso de senhas iguais em diferentes contas e nunca compartilhá-las com terceiros.

4 – Atualize os seus sistemas e rode um antivírus

Antes de viajar a trabalho, e até no seu dia a dia no escritório, é importante manter todos os seus sistemas, aplicativos e softwares atualizados e com o pacote antivírus em pleno funcionamento.

Até esta altura do nosso texto, você já sabe que durante as viagens, os dispositivos eletrônicos ficam expostos a redes desconhecidas e não confiáveis, aumentando o risco de infecção por malware, vírus e outras ameaças cibernéticas.

Com o antivírus, você minimiza os riscos de ataques cibernéticos e protege seus dados de possíveis violações de segurança.

5 – Faça backup dos arquivos

Em caso de algum imprevisto ou danos do seu sistema, é importante que os colaboradores tenham cópias de segurança dos dados importantes em um local seguro. Por isso, a dica é fazer um backup seguro dos seus arquivos e pastas para não passar nenhum perrregue.

Ao seguir essas medidas de segurança, os colaboradores podem reduzir os riscos de ciberataques e proteger as informações da empresa durante as viagens corporativas. É importante que a empresa forneça orientações e políticas de segurança claras para os colaboradores, além de investir em treinamentos e tecnologias de segurança para garantir a proteção das informações em todas as situações.

O que sua empresa ou você faz para garantir sua segurança cibernética? Conta pra gente no Linkedin e assine nossa newsletter.

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para [email protected]