Viagens corporativas em 2023: qual o cenário atual?

Viagens corporativas registram melhor mês em março e faturamento de 2023 supera dados do período anterior.

O mês de março de 2023 foi histórico para as viagens corporativas no Brasil, com faturamento recorde no período. Isso é o que mostram os dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgados pelo Ministério do Turismo

No terceiro mês do ano, o faturamento do setor alcançou o recorde de 1,28 bilhão de reais – superando em 44% os R$ 890 milhões registrados no mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19. 

Os números divulgados pela Abracorp reforçam também que houve crescimento do setor de viagens a trabalho em relação ao ano anterior (2022). Em janeiro de 2023, a receita em viagens corporativas foi de quase R$ 983 milhões frente a R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Em fevereiro, a alta foi de R$ 394 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior. 

gráfico das viagens corporativas

O número expressivo foi celebrado pela Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Em fala divulgada pela assessoria de comunicação da pasta, ela reforçou que os números mostram a potência do setor de turismo no Brasil, inclusive no setor corporativo: 

“Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros.”

Daniela Carneiro – Ministra do Turismo

Crescimento das viagens corporativas

A expectativa das viagens corporativas para 2023 é, de fato, de crescimento. No início do ano, já havíamos debatido, em um artigo aqui no blog, sobre o cenário positivo das viagens a trabalho. Agora, os números da Abracorp confirmam a tendência de alta para o período pós-pandemia. 

O aumento no número de viagens a trabalho foi impulsionado, principalmente, pela retomada das atividades econômicas no país no período pós-pandêmico. Inclusive, muitas empresas têm buscado recuperar o tempo perdido

Com isso, são retomadas negociações, visitas a clientes, encontros com fornecedores, treinamentos, participações em eventos e outros compromissos, que exigem a presença cara a cara, seja para networking ou para o sucesso dos negócios.

O resultado representa um sinal positivo para o setor, que sofreu um grande impacto durante a crise sanitária da Covid-19.

A tendência para 2023 é de que as viagens de negócios continuem em alta, impulsionando a economia e gerando oportunidades, já que as empresas reconhecem a importância dessas viagens para manter a competitividade e conquistar novos mercados.

O cenário atual pós-pandemia reforça que as viagens a trabalho continuam desempenhando um papel fundamental para os negócios, proporcionando o contato pessoal – insubstituível, em muitos casos. 

Dados da Strato Jets corroboram essa percepção. Um estudo recente estima que a falta de opções de viagens pode fazer as empresas perderem até 28% dos negócios existentes.

Hoje em dia, o setor de viagens corporativas está se adaptando aos tempos atuais, principalmente com soluções tecnológicas para simplificar a gestão de viagens. Essas medidas são fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos viajantes, além de oferecer uma experiência mais eficiente e personalizada. Tudo isso para que as viagens corporativas continuem crescendo e trazendo resultado para os negócios brasileiros. 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!