Viagens corporativas em 2023: qual o cenário atual?
Viagens corporativas registram melhor mês em março e faturamento de 2023 supera dados do período anterior.

O mês de março de 2023 foi histórico para as viagens corporativas no Brasil, com faturamento recorde no período. Isso é o que mostram os dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgados pelo Ministério do Turismo.
No terceiro mês do ano, o faturamento do setor alcançou o recorde de 1,28 bilhão de reais – superando em 44% os R$ 890 milhões registrados no mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Os números divulgados pela Abracorp reforçam também que houve crescimento do setor de viagens a trabalho em relação ao ano anterior (2022). Em janeiro de 2023, a receita em viagens corporativas foi de quase R$ 983 milhões frente a R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Em fevereiro, a alta foi de R$ 394 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

O número expressivo foi celebrado pela Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Em fala divulgada pela assessoria de comunicação da pasta, ela reforçou que os números mostram a potência do setor de turismo no Brasil, inclusive no setor corporativo:
“Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros.”
Daniela Carneiro – Ministra do Turismo
Crescimento das viagens corporativas
A expectativa das viagens corporativas para 2023 é, de fato, de crescimento. No início do ano, já havíamos debatido, em um artigo aqui no blog, sobre o cenário positivo das viagens a trabalho. Agora, os números da Abracorp confirmam a tendência de alta para o período pós-pandemia.
O aumento no número de viagens a trabalho foi impulsionado, principalmente, pela retomada das atividades econômicas no país no período pós-pandêmico. Inclusive, muitas empresas têm buscado recuperar o tempo perdido.
Com isso, são retomadas negociações, visitas a clientes, encontros com fornecedores, treinamentos, participações em eventos e outros compromissos, que exigem a presença cara a cara, seja para networking ou para o sucesso dos negócios.
O resultado representa um sinal positivo para o setor, que sofreu um grande impacto durante a crise sanitária da Covid-19.
A tendência para 2023 é de que as viagens de negócios continuem em alta, impulsionando a economia e gerando oportunidades, já que as empresas reconhecem a importância dessas viagens para manter a competitividade e conquistar novos mercados.
O cenário atual pós-pandemia reforça que as viagens a trabalho continuam desempenhando um papel fundamental para os negócios, proporcionando o contato pessoal – insubstituível, em muitos casos.
Dados da Strato Jets corroboram essa percepção. Um estudo recente estima que a falta de opções de viagens pode fazer as empresas perderem até 28% dos negócios existentes.
Hoje em dia, o setor de viagens corporativas está se adaptando aos tempos atuais, principalmente com soluções tecnológicas para simplificar a gestão de viagens. Essas medidas são fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos viajantes, além de oferecer uma experiência mais eficiente e personalizada. Tudo isso para que as viagens corporativas continuem crescendo e trazendo resultado para os negócios brasileiros.
