Como ter mais resultado na sua viagem de vendas?
As viagens a trabalho são parte fundamental da estratégia comercial de muitas empresas.
Os encontros presenciais, muitas vezes regados de calor humano com o aperto de mão e o cafezinho, oferecem oportunidades únicas para fortalecer relações com clientes, fechar negócios e explorar novos mercados.
No entanto, essas viagens a trabalho são um investimento e, como tal, cabe às empresas adotar estratégias para maximizar o seu impacto. Para isso, é essencial adotar abordagens bem planejadas para trazer mais resultado na viagem de vendas.
A seguir, tratamos de 5 dicas para colocar em prática na sua viagem comercial.
Importância da viagem a trabalho para o comercial
Se você trabalha no comercial, já sabe. As viagens de vendas são mais do que deslocamentos para reuniões; são uma ferramenta poderosa para as empresas.
Além disso, estudos recentes indicam que 43% das empresas enviam funcionários ao exterior especificamente para viagens de vendas. Essa prática não é à toa. As interações presenciais são chave para relacionamentos comerciais fortes e duradouros.
De acordo com outros dados, 64% dos trabalhadores consideram as reuniões presenciais como uma parte essencial para construir um relacionamento comercial saudável. Afinal, quando você se encontra pessoalmente com um cliente ou potencial cliente, tem a chance de estabelecer uma conexão mais profunda, entender melhor suas necessidades e demonstrar o compromisso da sua empresa com a parceria.
Além disso, 53% dos profissionais já relataram que confiam mais nos vendedores em situações offline do que online. Isso destaca a importância das interações cara a cara, que podem transmitir uma sensação de confiança e profissionalismo que é mais difícil de alcançar através de uma chamada de vídeo.
Segundo a GBTA, para os CFOs, as viagens de negócios também são vistas como investimentos estratégicos. Quando questionados sobre a importância dessas viagens, eles destacaram o retorno sobre o investimento (ROI) nas seguintes áreas:
- Vendas e desenvolvimento de negócios (68%);
- Estratégia interna e planejamento de negócios (50%);
- Gestão de contas de clientes (48%);
- Treinamento e desenvolvimento para funcionários (48%).
Com esses números em vista, mesmo que as viagens de vendas representem um investimento expressivo, o retorno em termos de relacionamento com clientes e resultados comerciais justifica esse custo.
Portanto, como maximizar o impacto dessas viagens para garantir o melhor resultado possível?
5 dicas para ter mais resultado na viagem de vendas
Para garantir que suas viagens de vendas sejam bem-sucedidas, é importante seguir algumas boas práticas:
1. Planeje com antecedência
Um planejamento eficaz é a base de uma viagem a trabalho bem-sucedida e isso não é diferente quando falamos de vendas.
Antes de embarcar, defina objetivos claros e específicos para a viagem. Pergunte a si e a sua liderança comercial o que deseja alcançar: fechar um contrato, fortalecer um relacionamento existente, explorar novas oportunidades ou resolver problemas específicos com clientes?
Com os objetivos bem definidos, você pode criar um roteiro de viagem focado e otimizado.
Nesse sentido, uma plataforma de gestão de viagens completa pode te ajudar a fazer todas as suas reservas em um só lugar e dedicar mais tempo para o trabalho de pesquisa e preparação. A Onfly, por exemplo, concentra desde as reservas de hotéis até o aluguel de carros em um app na palma da sua mão.
Além disso, faça uma pesquisa aprofundada sobre os clientes que visitará. Compreenda o contexto cultural, as necessidades e os desafios. Isso permite que você se prepare melhor para as reuniões e tenha uma abordagem alinhada às expectativas.
2. Priorize as reuniões presenciais
Durante a viagem, concentre-se em realizar reuniões presenciais com clientes e prospects.
Aproveite a oportunidade para construir relacionamentos mais sólidos e estabelecer uma presença mais pessoal.
Como vimos, os estudos mostram que as reuniões presenciais são percebidas como mais confiáveis e eficazes do que as interações online. Portanto, programe-se para estar presente em eventos importantes, feiras e conferências.
Deixe os contatos por e-mail, WhatsApp e chamadas de vídeo para outros momentos. Lembre-se de manter o foco nos encontros presenciais!
Além disso, busque interações além das reuniões formais. Participe de eventos sociais ou jantares de negócios, que podem ser uma excelente oportunidade em ambientes mais informais.
3. Personalização e networking
Cada cliente ou prospect é único e tem necessidades específicas. Antes de suas reuniões, adapte sua apresentação para atender às necessidades e interesses específicos do cliente.
Personalize suas propostas e soluções para mostrar que você compreende os desafios e objetivos deles.
Leve consigo estudos de caso, dados relevantes e exemplos específicos que demonstrem como sua empresa pode resolver os problemas do cliente.
A personalização da apresentação demonstra seu empenho, aumenta suas chances de sucesso e ainda é uma importante peça na hora de trabalhar seu networking pessoal, já que a pesquisa também contribui para melhorar sua rede de contatos.
4. Aproveite a tecnologia para a viagem e follow-up
Embora a interação presencial seja fundamental, a tecnologia pode ser uma aliada importante durante e após a viagem.
Utilize ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para registrar informações e insights desses encontros presenciais. Isso garante que você e sua equipe possam acompanhar e tomar decisões baseadas nesses dados.
Além disso, faça follow-up de maneira eficaz. Envie e-mails personalizados, lembrando do tempo dedicado e de pontos importantes do encontro. Isso demonstra profissionalismo e reforça o seu interesse em continuar a parceria.
A tecnologia de viagens também é aliada nesse aspecto. Utilize uma solução completa de gestão de viagens e de despesas para economizar seu tempo na hora de prestar contas da viagem, fazer o RDV e enviar seus comprovantes. Dessa forma, você garante menos trabalho manual na sua viagem de vendas.
5. Avalie os resultados da viagem
Após a viagem, avalie os resultados alcançados em relação aos objetivos estabelecidos. Analise o sucesso das reuniões, o feedback recebido e os resultados obtidos.
Identifique o que funcionou bem e o que pode ser melhorado para futuras viagens.
Ao seguir estas cinco dicas, você estará mais próximo de obter o máximo retorno sobre o investimento em suas viagens de vendas. Quais delas você já coloca em prática no seu setor comercial?
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