ESG: Qual o papel do gestor de viagens nesta agenda global?

Existe uma preocupação global de diversos agentes corporativos sobre as boas práticas sustentáveis dentro do processo de gestão de viagens. A Pesquisa Global de Clientes de 2022 da CTM, realizada em maio, constatou que 72% das empresas e os stakeholders de seus programas de viagens estão interessados ​​em aprender mais sobre viagens sustentáveis, especialmente estratégias de sustentabilidade da cadeia de suprimentos. 

Essas preocupações perpassam questões como as realidades das mudanças climáticas e os impactos diretos e indiretos das práticas de negócios ao meio ambiente. Além da intensa preocupação das empresas em potencializar as práticas de ESG internamente, aumentando seu compromisso com práticas de impacto positivo e de olho nas tendências de mercado. 

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da consultoria Grant Thornton, publicada recentemente pela Forbes, 95% dos empresários brasileiros consideram importante reduzir a emissão de gás carbônico, gerar energia limpa e adotar esforços contra o desmatamento.

Além disso, a pesquisa global da CTM mostra que, desse total, 54% pretendem investir nos próximos 12 meses em projetos ligados à ESG que já foram  identificados nos planos da de mais de 255 empresas brasileiras participantes da pesquisa. Entre as brasileiras, 39% das entrevistadas já estão desenvolvendo um plano estratégico com abordagem ambiental, social e de governança.

Fica nítido nesses dados, a intenção em tomar decisões mais informadas e sustentáveis em todos os processos corporativos. Mas é importante ter consciência de que ESG vai muito além de questões ambientais. A agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) engloba diferentes variáveis, tendo como plano de fundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). 

Mas, como conseguir mudar isso dentro dos setores de gestão de viagens? É sobre isto o nosso papo. Bora pensar juntos o papel dos gerentes de viagens nas práticas de ESG e passar a incorporar cada vez mais um olhar mais influente e estratégico ambientalmente e socialmente.

CRIE ESTA CONSCIÊNCIA INTERNAMENTE

A pauta ambiental é o principal motor dessas mudanças gerenciais quando o assunto é viagens. Afinal, os meios de transporte e o consumo de insumos consciente são os principais módulos no que diz respeito ao mercado. Seja no gás carbônico expelido nos meios de transporte, o uso consciente da água por parte dos hotéis contratados e no repensar a utilização do papel com a entregas de panfletos em uma feira, por exemplo. 

Cada viagem realizada é uma possibilidade que os gerentes de viagens tem para reformular ou ressignificar as políticas de viagens, repensar sua abordagem de sustentabilidade, criar metas mensuráveis ​​e fornecer resultados de impacto positivo.

Sim, se é um gestor de viagens você tem uma função importante no desempenho social e ambiental da sua empresa e consequentemente para o planeta. E isso não é papo furado, como muitos dizem por aí. Essas ações podem reduzir gastos importantes internamente e trazer investidores e clientes para o seu negócio. 

E é uma tendência global. A Pesquisa Global de Clientes de 2022 da CTM descobriu que 57% dos entrevistados buscam recursos de sustentabilidade ambiental ao selecionar uma companhia aérea, hotel ou locadora de carros. 

As viagens corporativas, atualmente, são uma das atividades empresariais com maior poder de atração de novas oportunidades de negócios. E essa consciência ecológica pode e deve ser incorporada buscando maneiras novas e aprimoradas de viajar de forma mais sustentável para apoiar seus objetivos de crescimento e necessidades operacionais de acordo com seus objetivos de sustentabilidade e valores globais.

O que falta para o seu negócio ser uma dessas empresas? 

PESQUISE QUEM ESTÁ NESSA

Ter uma plataforma all-in-one, como a Onfly, já te ajuda na redução de tempo e valores agregados na hora de reservar o aéreo, hotel ou alugar um carro. Por que não usar o tempo ganho, pesquisando sobre hotéis e companhias aéreas que forneçam dados do seu impacto ambiental no planeta? 

Companhias aéreas

De acordo com a Air Transport Action Group (ATAG) os voos comerciais geram 676 milhões de toneladas de CO2. Diante desses números, que demonstram o poder das consequências ambientais provenientes da aviação civil, muitas empresas aéreas vêm assumindo, em suas estratégias de sustentabilidade, a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Uma dessas metas é a incorporação do combustível de aviação sustentável (SAF). De acordo com dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o SAF oferece uma redução de emissões de até 80% em comparação com os combustíveis tradicionais. Outra meta bastante utilizada é a separação de lixos recicláveis utilizados no serviço de bordo para reciclagem.  

As companhias aéreas possuem páginas dentro de seus sites que demonstram suas práticas de ESG por meio de relatórios, metodologias, ações e decisões baseadas nas ODS. Por isso, vá em busca das empresas mais usadas pelo seu time e descubra o que elas andam fazendo para o planeta e faça aquela virada de chave para incorporar cada vez mais escolhas mais assertivas entre seus funcionários. 

Hotelaria

Essa consciência sustentável também deve fazer parte da cultura organizacional e operacional dos hotéis escolhidos. E dentro do mercado hoteleiro há uma infinidade de maneiras de potencializar práticas de ESG e fomento dos ODS. Primeiramente podemos citar a concepção ecológica operacional dos edifícios, como a reutilização de água, busca por energias renováveis para a economia interna dos apartamentos e espaços, reciclagem de lixos nas dependências etc. Todas essas ações contribuem para um ciclo de vida mais verde. 

Além disso, é importante também ter em mente sobre o papel que esses espaços têm para uma consciência sustentável da gestão de alimentos. Quais os planos do hotel contra o desperdício de comida? Eles possuem um cardápio mais saudável, equilibrado e de qualidade? Os produtos usados no processo de preparação vem de produtores locais ou em hortas cultivadas nos próprios hotéis? 

Todas essas perguntas podem nortear sua nova política de viagens baseadas em estimular as práticas sustentáveis. Além de pensar as alternativas que essas instituições promovem para alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Quando eu disse sobre a rede hoteleira ter uma infinidade de maneiras e fomentar as ODS. Já pensou em pesquisar se os hotéis usados pelos seus viajantes possuem um código de prevenção ao combate à exploração sexual infantil. Esta medida está muito ligada ao ODS 3 (saúde e bem estar) e ao pacto global de reduzir essa violência. 

Aluguel de Carros

Automóveis são um dos principais emissores de gases poluentes ao planeta. Segundo o relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática, os veículos automotores são responsáveis por 14% da emissão de gases do efeito estufa, que é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas no planeta.

Dentre seu novo foco, a sua locadora de veículos promove ações sustentáveis que minimizem os impactos no meio ambiente e cumpre a legislação ambiental vigente, nos âmbitos federal, estaduais e municipais? 

Pare, pense e reflita sobre esta situação.

E aí? Já pensou em como fomentar a agenda ESG na sua politica de viagens corporativas?

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José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br