O impacto dos smartphones e apps no mercado de viagens corporativas
Desde a democratização do acesso aos smartphones, o seu uso vem rompendo barreiras e modelos de negócios dentro do mercado de viagens. Apesar do setor de viagens corporativas ter o uso do desktop como principal ferramenta de compras e gestão, os smartphones ganham um papel poderoso na pesquisa e atividades durante a viagem a trabalho.
Para contextualizar sobre a potência dos celulares nos lares brasileiros, de acordo com um levantamento anual divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem cerca de 242 milhões de smartphones em uso no país. Se adicionarmos notebooks e tablets, são ao todo 352 milhões de dispositivos portáteis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa. É mais celulares do que brasileiros atualmente!
É muita coisa não é?!
De olho neste potencial de branding e vendas, as agências de viagens se viram num processo de adequação de diversos produtos e serviços para melhor usabilidade para o formato mobile. Além de entender o novo perfil do consumidor de viagens e sua forma de encontrar e consolidar suas expectativas nos dispositivos eletrônicos.
A seguir, você acompanha dados e um panorama do impacto dos smartphones e aplicativos para o mercado de viagens corporativas.
Atração ou compra : qual o papel dos smartphones
Segundo relatório Travel Stats Trends Report, produzido pela SalesForce, 55% de todo o tráfego online é via celular, no entanto o total de vendas online via celular é de apenas 44%. Isso sugere que os usuários usam seus dispositivos móveis para navegar mais do que comprar. Porém, este dado vem se modificando com a intensificação das agências de viagens e de outros setores em tornar o mobile pontos chaves em suas ações de mercado.
Ainda segundo a SalesForce, para avaliarmos esta mudança, o uso de um dispositivo móvel para fazer reservas de viagens foi de 31% em 2019, subiu para 37% em 2020 e saltou para 41% em 2021. E são muitos os fatores que vem tendendo para esta mudança de comportamento, como as push-notifications em tempo real da situação da sua viagem, check-ins online, checagem rápida de informações, pagamentos virtuais, entre outras.
O novo comportamento e perfil do consumidor de viagens passou por uma atualização de modus operandi. Se antes, o viajante se atentava apenas para protocolos e reservas pontuais em agências de viagens tradicionais, hoje com a imensidão de conteúdos e informações, a análise passou a ser mais densa e convidativa para uma maior decisão de compra baseada em seus interesses.
Não é atoa que os smartphones revolucionaram a forma de se pesquisar sobre viagens. 83% dos viajantes fazem suas pesquisas em um dispositivo móvel antes de finalizar seus planos de viagem, segundo informações do Think with Google. Em consonância com esta pesquisa, 76% das pessoas acreditam que pesquisar qualquer coisa em um celular é a melhor maneira de pesquisar e planejar um itinerário, segundo apontam os entrevistados de uma pesquisa da AdColony.
Por outro lado também, essas ferramentas contribuem muito no processo pós-compra, já que é um meio de acesso rápido para gestores de viagens planejarem, monitorarem e controlarem suas atividades e viajantes. Segundo dados internos da Onfly, 26% do tráfego em nossa plataforma, no ano passado, é realizado via mobile. Em sua maioria para utilização gerencial e checagem de dados da viagem. Por isso, muitas de .nossas atualizações de produtos foram pensados para uma melhor usabilidade.
A popularização e acessibilidade de acesso aos smartphones, foram propulsores desta nova mentalidade. É algo lógico, os celulares estão à seu alcance em qualquer momento, qualquer ocasião, qualquer horário e para todo tipo de função. E para ajudar nesta missão, os aplicativos entram em cena como grandes aliados.
A vez dos aplicativos
Com a popularização da internet móvel e com a melhoria das funcionalidades e usabilidade dos celulares, muitas empresas adaptaram os seu sites para plataformas móveis. E a Onfly não ficou de fora.
Lançamos no fim do ano passado, o nosso app. O aplicativo foi desenvolvido depois de um estudo interno apontar que jornada de viajantes a trabalho ocorre em multidispositivos, em momentos totalmente diferentes.
Chegamos à conclusão que forçar o usuário a usar apenas um dispositivo é um equívoco, uma abordagem errônea que obriga o usuário a se adaptar à tecnologia, e, ao invés de gerar um benefício, pode gerar uma enorme frustração. Esse aplicativo tenta otimizar para um modelo híbrido e omnichannel: app nativo, web mobile e desktop.
Com isso, toda a gestão de viagens e despesas podem ser feitas pelo próprio app, na alcance do gestor, sem a necessidade de intermediação. Eles funcionam como um intermediador do processo. Prático, não é?
Com o aplicativo, o usuário pode ter todos os produtos e serviços necessários para uma administração de forma mais simplificada de sua viagem corporativa. Na prática, estamos seguindo com a nossa missão de desburocratizar processos e ampliar o acesso a serviços em uma solução all in one única e completa, agora na versão mobile e com acesso direto às informações e a todos os benefícios que a nossa empresa disponibiliza.