Como alugar um carro para sua viagem a trabalho – Dicas e macetes

Veja como alugar um carro para sua viagem a trabalho, entenda o que é cartão de crédito caução para o motorista e como sua empresa pode ter um acordo direto com a locadora.

Saber como alugar um carro para usar em uma viagem corporativa é algo muito importante para quem viaja constantemente. Essa é uma prática que faz parte da rotina de muitas empresas, por isso, é fundamental que toda a equipe encarregada dessa tarefa tenha o conhecimento sobre locação deste modal. 

Além disso, saiba que é possível facilitar todo esse processo tendo como aliado a nossa plataforma de gestão de viagens corporativas, a Onfly

Veja a seguir mais detalhes de como alugar um carro para sua viagem a trabalho.

Como alugar um carro: passo a passo completo 

Para alugar um carro, saiba que há algumas etapas que são muito importantes.

Algumas delas variam dependendo da empresa que você pretende alugar o veículo

Em geral, o procedimento é bem simples, veja a seguir o passo a passo completo:

  1. Primeiro você deve informar o local, data e horário que pretende retirar o veículo, assim como o local, data e horário que pretende devolver o carro;
  2. Agora escolha o grupo de carro que deseja, assim como as tarifas e os itens opcionais para ajustar o serviço de acordo com as suas necessidades;
  3. Forneça seus dados pessoais de acordo com o que é solicitado e finalize sua reserva pagando pela locação como preferir, podendo ser por boleto bancário, ;
  4. No dia da retirada do veículo, compareça na agência  escolhida para retirar o veículo portando sua CNH, cartão de crédito para caução e o código de reserva.
  5. Caso sua empresa possua acordo com a locadora, não é necessário apresentar o cartão de crédito como garantia, hoje a Onfly tem uma parceria com a Localiza para reservas onde o motorista da empresa cadastrada não precisa apresentar o cartão de crédito.

Feito isso, você já poderá sair com o veículo escolhido para sua viagem corporativa. 

Lembrando que você pode alugar um veículo para viajar até o destino que quiser ou ainda alugar um veículo no destino da sua viagem para usar como preferir durante o tempo que estiver em determinada cidade ou estado. 

Como alugar um carro pela plataforma Onfly

Alugar um carro para sua viagem a trabalho pela Onfly é muito mais simples. Afinal, a nossa plataforma já conta com diversas funcionalidades importantes para a gestão de viagens corporativas da sua empresa. Sendo assim, ter a opção de reservar um veículo diretamente pela plataforma é muito eficiente. 

Saiba que para reservar um veículo utilizando a Onfly, o processo é similar, porém, você recebe as melhores recomendações dependendo das características da viagem que pretende fazer. Lembrando que na Onfly é possível reservar carro das locadoras: Unidas, Movida, Localiza e Alamo, e também dentro da Onfly sua empresa configura toda política de viagem, então as reservas entram para um workflow de aprovação previamente configurado.

Em nossa plataforma, basta cadastrar uma nova reserva de veículo informando local, data e horário para retirada e devolução do veículo.

 

Como funciona o aluguel de veículo para viagem corporativa?

Algo que muitas pessoas têm dúvidas é sobre como funciona o aluguel de veículo para viagem corporativa. Afinal, é o condutor do veículo que deve apresentar cartão de crédito para caução na locadora e é o responsável pelo carro durante a viagem. 

Saiba que o processo é simples, na verdade. A empresa fica responsável por reservar e pagar o veículo que será alugado. Já o funcionário, que também será o condutor, quando for retirar o veículo precisa apresentar sua CNH, o código de reserva do carro e um cartão de crédito para utilizar como caução. 

Geralmente, o caução é equivalente a R$ 2.500,00. Por isso, o funcionário precisa de um cartão de crédito com esse limite disponível. Caso você não saiba, o caução ou bloqueio é uma garantia exigida pela locadora de veículos. Afinal, ela está alugando um item de grande valor para uma pessoa, por isso, precisa da garantia de que ele será devolvido. 

Após a entrega do carro, o valor é estornado no cartão, note que após a locadora estornar o valor na adquirência, ainda pode demorar até 60 dias para o dinheiro ser completamente estornado, esta inclusive, é uma das maiores reclamações das empresas de locação de veículos.

Mas não é um problema das locadoras, mas sim das operadoras  de cartão, pois depende inclusive da data de fechamento da fatura.

Contudo, é importante considerar que nem sempre o funcionário terá um cartão de crédito disponível para usar como bloqueio na locadora. Nesse caso, como alugar um veículo sem cartão de crédito para caução?

Em casos como o mencionado, é possível a empresa ter um contrato com a locadora, que garante a retirada do veículo pelo funcionário. Nesse caso, é preciso estabelecer esse contrato para que o funcionário possa retirar o veículo sem precisar utilizar o próprio cartão de crédito para isso.

Na Onfly, empresas com acordo da Localiza conseguem utilizar nossa plataforma, com toda parte de workflow de aprovação, descentralização, relatórios e ainda o motorista não precisa apresentar cartão como caução.

Incrível né? Toda estabilidae e segurança da maior locadora de carros da América Latina, com a melhor solução de gestão de viagens e reembolsos.

Dicas de como alugar um carro para viagem a trabalho

Em alguns casos, viajar a trabalho de carro é a melhor opção para aliar o conforto e o custo em uma viagem corporativa. Além disso, alugar um veículo no destino da viagem para se locomover entre os diferentes objetivos de viagem, também é uma prática vantajosa e às vezes necessária. 

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como alugar um carro para viagem a trabalho, considerando como escolher o veículo e planejar tudo isso.

1. Saiba quais são as suas necessidades

Se pretende viajar com o veículo, é importante saber quais são as suas necessidades. Por exemplo, quantas pessoas viajarão no veículo, se o porta-malas cabe a bagagem necessária, se precisa de ar-condicionado, qual veículo é melhor para o trajeto escolhido, entre outras coisas. 

2. Planeje toda a viagem

Outra coisa essencial é planejar toda a viagem, incluindo o trajeto completo. Nesse caso, conte com um bom aplicativo de navegação e trânsito, como o Waze. Isso também permitirá identificar necessidades ao longo da viagem ou pensar em coisas que podem ser importantes ao escolher o veículo, como pedágios por exemplo.

3. Leia o contrato de locação

É muito importante que você leia o contrato de locação do veículo e assine apenas se estiver de acordo. Afinal, você estará alugando um veículo para sua viagem corporativa ou para a viagem de um funcionário da empresa, sendo que a responsabilidade recairá sob essa pessoa.  

4. Alugue apenas carros com vistoria

Essa é uma dica muito importante. Confira se o veículo tem vistoria e está com a manutenção em dia, incluindo pneus, marcas de batidas e funcionamento adequado.

Jared Belfort
Autor: Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

    Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


    Outros artigos
    O que considerar ao escolher uma agência de viagens corporativas

    Como escolher uma nova agência de viagem corporativa? Este post ajuda a respoder uma pergunta muito comum para secretárias, CFOS, travel managers e CEOS com todos as principais variáveis que devem ser avaliadas para escolher uma nova agência corporativa (moderna, de preferência) para sua empresa

    Fale com um especialista Onfly
    Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
    Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar