Como um cartão corporativo pode auxiliar uma transportadora?
Um cartão corporativo pré-pago facilita muito a gestão de despesas empresariais. Por meio de um saldo disponibilizado pelo gestor, os colaboradores utilizam o cartão para as necessidades do dia a dia, sejam para visitas com clientes ou até mesmo para viagens corporativas. Dessa forma, as organizações detém mais controle em tempo real das despesas de seus colaboradores e, com isso, conseguem prever especificamente o ticket médio real do seu negócio.
É comum que as empresas estejam cada vez mais engajadas a aderir produtos ou serviços inovadores que facilitem a gestão, sobretudo quando essas tecnologias apontam otimizações de processos e resultados.
Isso acontece com frequência no ramo de transportes, pois os motoristas gerenciam todo o processo logístico, seja no transporte de pessoas ou mercadoria e, por isso, implicam na necessidade de terem formas de pagamento para possíveis eventualidades que surgirem no trajeto. Além disso, a demanda se estende para pedágios, refeições do colaborador, hospedagem em caso de trajetos longos e etc.
O maior objetivo dos empresários deste segmento é extinguir a movimentação do saldo em dinheiro de seus motoristas. Com isso, também diminuem-se os riscos, uma vez que o colaborador é resguardado de furtos e roubos.
Infelizmente, essa realidade é frequente nas rodovias do Brasil. Essa pauta sempre é levantada tratando-se do cenário corporativo, pois, na maioria das vezes, o saldo é adiantado em espécie para o colaborador fazer uso conforme necessidades aparentes. Com o conhecimento da ocorrência, esse nicho fica ainda mais visado diariamente, independente do horário.
Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o número de casos envolvendo roubo de cargas e sequestros nas estradas passou de 14.150, em 2020, para 14.400, em 2021, o que representa crescimento de 1,7%. Somados os valores em dinheiro perdido em cada região do país, o prejuízo chega a R$ 1,27 bilhão. Só no Estado de São Paulo, em 2022, o roubo de caminhões aumentou mais de 30%.
Além disso, existe a tão falada automatização dos processos, que é um grande aliado no mundo corporativo. A substituição de trabalhos manuais por sistemas que operacionalizam por conta própria causa maior agilidade e qualidade, gerando um aumento na produtividade dos negócios e reduzindo as chances de falhas. Nesse sentido, além da automatização, o cliente pode centralizar a gestão e, consequentemente, acompanhar em tempo real todas as transações feitas utilizando um cartão corporativo pela sua frota.
Esse acompanhamento traz inúmeros benefícios à organização de forma geral. Um exemplo disso é o tempo que o colaborador ganha no processo, uma vez que ele pode fazer a prestação de contas instantaneamente, de forma virtual via aplicativo. Ou seja, ele não precisa esperar que todo o transporte de ida e volta seja concluído para apresentar ao gestor documentos que comprovem os gastos do valor que foi adiantado.
Da forma contrária também é benéfico, já que a gestão não precisa aguardar o recebimento dos cupons fiscais para fazer suas conciliações. Além de eliminar possíveis falhas e perdas desses comprovantes no processo.
Como solução para essas dores, a Onfly desenvolveu o Azulzinho. Um cartão corporativo cujos maiores objetivos são eliminação de riscos, automatização de métodos, transparência no processo e centralização da gestão de despesas. Em uma plataforma única, o gestor é capaz de:
- Adiantar um saldo no cartão para os seus funcionários.
- Acompanhar em tempo real o que está sendo utilizado.
- Alocar um colaborador responsável ao cartão, de forma rotativa, pelo fato dele ser não nominal.
- Exportar relatórios de despesas.
- Remanejar saldo.
- Ter acesso aos extratos completos de todas as transações feitas na plataforma.
- Desenhar um workflow de aprovações dividido por centro de custo.
Todavia, dentre as possibilidades de utilização que os colaboradores possuem, algumas delas são:
- Gestão individual das despesas.
- Solicitação de adiantamentos em dinheiro;
- Requisição de saldo no cartão físico ou virtual;
- Prestação de contas instantânea;
- Envio de relatórios unificados para a gestão;
- Cadastro de despesas por distância;
De olho nesta solução, as transportadoras estão se movimentando para se enquadrar nessa realidade, extinguindo gargalos existentes – como os riscos rodoviários, fraudes, automatização e transparência dos processos, com a utilização de um cartão corporativo.
Segundo o Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, resultado de uma parceria entre a Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, e a Fundação Dom Cabral (FDC), 43% dos líderes esperam que novas tecnologias gerem aumento da eficiência operacional e a melhor alocação de recursos, com foco em competitividade.
Se ao ler este artigo percebeu que sua transportadora ou empresa de logística pode ir além, o primeiro passo é otimizar os fluxos e processos internos para que este segmento esteja cada vez mais cientes das suas dores e busquem soluções, como o Azulzinho, para dar fim às dores de cabeça do dia a dia.