Nada como pegar um voo na hora certinha e sem complicações na hora do embarque. Não é mesmo?! E os aeroportos brasileiros têm muito o que comemorar. Segundo o Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo, os aeroportos brasileiros são destaques no quesito pontualidade.
Para se ter uma ideia desses números, no mês de agosto, mais de 92% dos voos em quatro terminais aeroportuários do país respeitaram os horários de partida ou atrasaram em no máximo 15 minutos. O espaço aéreo melhor colocado foi o aeroporto de Teresina, no Piauí, que conquistou a 15ª posição, com 94% das partidas consideradas pontuais. Em julho, o Aeroporto de Teresina já figurava entre os 100 mais pontuais do mundo e em 9º lugar em nível de Brasil.
Na 17ª colocação da lista está o aeroporto de Montes Claros (MG) que registrou 93,9% de pontualidade e logo após Santarém (PA) e Londrina (PR), que, respectivamente, ocuparam as 18ª e 21ª colocações, com 93,8% e 92,9% de partidas consideradas no horário.
O relatório do desempenho pontual da aviação mundial produzido mensalmente é baseado nos horários reais do portão de embarque. São considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos do horário previsto. O mais pontual do mundo é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país, configurando o melhor mês do ano para o setor, além de ser o melhor resultado para julho em três anos (2020-2022).
No consolidado de janeiro a julho deste ano, foram mais de 45,6 milhões de passageiros movimentando os aeroportos brasileiros para viagens nacionais. Este número é 52% maior do que o registrado nos primeiros sete meses de 2021, quando 30 milhões de passageiros embarcaram nos terminais aeroportuários.
As informações são do Ministério do Turismo.
