Bleisure: 5 destinos brasileiros para unir trabalho e lazer

Conheça a seguir 5 destinos ideais para unificar trabalho e lazer em uma só viagem bleisure.

Você já conhece o conceito de bleisure?! Essa é a combinação entre as palavras “bussiness” (negócios) e “leisure” (prazer). E, na prática, se trata se combinar a viagem a trabalho com a viagem a lazer, com alguns dias a mais no destino para poder aproveitar e relaxar. 

Segundo a Global Business Travel Association (GBTA), 39% dos trabalhadores expressaram o desejo de que as empresas paguem por experiências de lazer durante viagens de negócios! Mesmo que não seja comum que a empresa pague pela recreação na viagem (e sim pelos dias a mais), o número reforça que essa é uma tendência crescente

Pensando nisso, separamos a seguir alguns destinos no Brasil para unificar lazer e trabalho. Apesar de diversas cidades brasileiras serem incríveis para passar um tempo relax, você vai conferir 5 destinos ideais

5 destinos de bleisure no Brasil 

São Paulo (SP)

São Paulo é a maior cidade brasileira, com mais de 11 milhões de habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Não é à toa que Sampa concentra o maior número de eventos corporativos no Brasil (quase metade deles estão relacionados à cidade de alguma forma). 

Mas, além de dezenas de encontros de trabalho, São Paulo também promete um excelente momento de bleisure. Seja para um passeio no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) na Avenida Paulista ou até mesmo para curtir os restaurantes paulistanos com uma vista emblemática da selva de pedra, vale estender a viagem por mais uns dias para aproveitar o que a cidade oferece. 

bleisure em são paulo
São Paulo é destino que permite unir lazer e negócios.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é a quarta cidade mais procurada pelos viajantes brasileiros (sem falar na quantidade de estrangeiros que vem ao Brasil para conhecê-la). Com tantas belezas naturais, abençoadas pelo Cristo Redentor, oferecem o cenário ideal para quem quer combinar turismo e business. 

O Rio ficou com o posto de segunda cidade mais buscada para viagens de trabalho, com 19,1% dos viajantes. Segundo a Fecomércio RJ,  83% dos estrangeiros vêm ao Rio por lazer e 11,3% a negócios. Para quem pensa em passar mais uns dias por lá, combinando essas duas atividades, vale curtir uma bela praia, conhecer o Museu do Amanhã e o Parque Laje. 

rio de janeiro
Cidade Maravilhosa é “tentadora” para viajantes a negócios transformarem em bleisure.

Belo Horizonte (MG) 

A cidade que abriga a sede da Onfly não pode ficar de fora da lista de destinos ideais para bleisure. Só para se ter uma ideia, a capital mineira é a segunda cidade com maior número de startups em destinos turísticos do Brasil, com 9,5% do total. 

Nas reuniões de negócios, congressos, eventos e outras atividades corporativas, o relacionamento dos viajantes é fortalecido pela hospitalidade mineira! 

Mas, além da capital e suas belezas, como a Praça da Liberdade, quem vai combinar viagens corporativas ao turismo pode estender a viagem por outros destinos mineiros (e históricos) não tão distantes, como Sabará (20 km) e Ouro Preto (cerca de 100 km).

belo horizonte
Belo Horizonte reúne belezas naturais e hospitalidade mineira (foto: Marcus Desimoni/Nitro).

Florianópolis (SC)

Quem vai fazer negócios na Ilha da Magia, pode se sentir tentado a combinar a viagem corporativa com um momento de lazer e relaxamento em Florianópolis. Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias, desde as mais agitadas e badaladas, como Jurerê, até as mais tranquilas e familiares como a Lagoinha. 

Com praias de norte a sul da ilha, vale pensar em transformar a viagem a trabalho em uma viagem bleisure

florianopólis
Ilha da Magia encanta viajantes a negócios e a lazer.

Salvador (BA) 

A Bahia foi o estado com maior abertura de empresas do Nordeste no início de 2023, o que significa que a tendência deve continuar ao decorrer do ano! Por isso, nada melhor do que transformar uma viagem a trabalho em um momento também de lazer e passeios por lá, principalmente na capital Salvador. 

Desde a Basílica do Senhor do Bonfim até o Farol da Barra, são muitos os atrativos para ter uma viagem de trabalho com alguns dias antes ou depois dos compromissos profissionais para curtir Salvador. 

salvador
Bahia faz parte dos destinos do Nordeste que são ótimas opções para bleisure.

Qual desses destinos você gostaria de ter uma viagem bleisure? Compartilhe com a gente nos comentários e não se esqueça de acompanhar as principais novidades do mercado das viagens corporativas pelo nosso LinkedIn

Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *