Case de Sucesso
Como a Azos melhorou a experiência dos colaboradores com a Onfly?
Leia aqui
Nem sempre é simples engajar os colaboradores na política de viagens e também no uso da plataforma de gestão de viagens e de despesas que foi definida pela empresa.
Na verdade, esse é um grande desafio dos negócios modernos na gestão de viagens: como equilibrar uma experiência positiva do colaborador com as finanças e os objetivos da empresa com aquela viagem corporativa?
É que, atualmente, para as empresas o que importa é encontrar o melhor custo-benefício na gestão de viagens. Para isso, a empresa precisa estabelecer estratégias para haver controle e rastreamento dos gastos, além do gerenciamento de risco para cuidar do viajante.
Apesar de ser um grande desafio dos negócios (e especialmente dos gestores de viagens), a Azos Seguros conseguiu, ao mesmo tempo, melhorar a experiência dos colaboradores, além de engajá-los para o uso da plataforma da Onfly para fazer reservas, para gerir suas viagens e suas despesas, garantindo economia de tempo e de recursos.
Quer saber como foi que essa virada de chave aconteceu para a Azos? Conversamos com a Isabel Fonseca, Analista de Controladoria Sênior na Azos, que detalhou a sua experiência.
Aproveite o material e saiba como melhorar o employer branding da sua empresa com as viagens corporativas em poucos passos!
Fundada por Rafael Cló, CEO, ao lado dos outros dois sócios fundadores Renato Faria e Bernardo Ribeiro, a Azos é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo desburocratizar o seguro de vida.
Com a proposta de ser uma empresa diferente de seguros, sem as temidas letras miúdas e o processo de contratação obscuro, a Azos surgiu há pouco mais de dois anos. A sede fica em São Paulo (SP) e outro escritório está em terras mineiras, em Belo Horizonte (MG) e conta com mais de 100 colaboradores espalhados por todos os cantos do país em regime home office.
“A ideia foi criar um produto que pudéssemos oferecer para nossos familiares, gente que a gente ama. Algo confiável, sem pegadinhas.”
– Rafael Cló, CEO da Azos, sobre a empresa em seu site.
A área financeira da Azos cuida de toda a esteira de pagamento, fechamento financeiro e situação contábil. Além de demonstrativo, balancete e fluxo de caixa, todo o desenvolvimento das plataformas de automatização são de responsabilidade deste setor. E é aí que conhecemos a Isabel Fonseca, que atua como Analista de Controladoria Sênior.
Ela conta que, antes da Onfly, a Azos já estava testando algumas plataformas, como parte de uma série de decisões de automatização para facilitar o dia a dia, alinhadas ao atual crescimento da empresa.
Mas a primeira experiência não foi boa. “O sistema [da concorrência] caía muito. O suporte era robotizado e não resolvia, e ainda havia cobrança de fee nas nossas emissões. A percepção que tivemos internamente era de que não estávamos tendo um bom resultado”.
Daí veio a necessidade de buscar uma plataforma inteligente de viagens, como a Onfly, para que todo o processo seja digital e ágil, desde a reserva até o relatório de despesas.
Depois de tanta dor de cabeça na hora de fazer a gestão de viagens e de despesas, a Azos encontrou a Onfly.
Na realidade, a proposta da Azos de ser uma startup tecnológica e eficiente vai de encontro aos valores da Onfly.
“A Azos também tem essa missão de desburocratizar os processos, de levar a tecnologia. Nós podemos dizer que as nossas missões e nossos valores conversam entre si. Nós não procuramos ativamente no mercado por isso, mas fomos vendo o que a Onfly entrega: facilidade, desburocratização e excelente atendimento”.
O fit entre essas empresas inovadoras foi importante também. Depois que o setor financeiro fez a pesquisa no mercado e apresentou a Onfly, a Azos percebeu que a travel tech oferecia, assim como eles, a desburocratização. “Nós sentimos a compatibilidade. Vimos o que a Onfly queria oferecer e que faz realmente sentido, porque é o que estávamos procurando”.
O processo de adaptação a nossa plataforma de gestão de viagens e de despesas aconteceu de forma bastante tranquila. Com um passo a passo simplificado, os colaboradores conseguiram usar a plataforma facilmente.
E, além disso, os vídeos de orientação que a própria Onfly disponibiliza facilitaram muito a implantação e a usabilidade. “Nós tivemos todo apoio da Onfly para implementar a solução no prazo estipulado. No início, tivemos o momento de adaptação e hoje está funcionando bem”, conta Isabel.
Na Azos, quem mais viaja é o time comercial – que está em pleno crescimento para levar os produtos da startup por todos os lugares. O squad precisa de aluguel de veículos, hospedagens e passagem aéreas.
É importante lembrar que, hoje em dia, o viajante corporativo quer muito mais do que apenas uma cama confortável para recuperar as energias (apesar disso também ser importante)!
É preciso urgência no suporte, plataformas digitais, flexibilidade e satisfação. E foi tudo isso que a Azos encontrou na plataforma da Onfly.
E o melhor: tudo isso é fácil de usar e bastante intuitivo. Essa facilidade melhorou bastante a experiência do colaborador, como conta Isabel.
“Através da simplificação que a Onfly traz, temos maior aderência e confiabilidade do nosso usuário, que são os nossos colaboradores. A experiência é muito positiva e simplificada. Os colaboradores aderem e confiam na plataforma, acreditam que eles vão realmente conseguir comprar tudo que precisam para a viagem”.
A Onfly acredita que a experiência positiva tem grande impacto nas viagens corporativas e nos negócios de forma geral. Por isso, a solução tem fácil usabilidade e responsividade em dispositivo móvel, desktop e aplicativo. Ou seja: ser o mais simples possível para que o usuário possa usar sem perder tempo!
E, para além das facilidades práticas, o grande diferencial da Onfly em relação às experiências anteriores com outras ferramentas de gestão é o atendimento humanizado. Por aqui, pregamos que a fofabilidade e o atendimento com calor humano são básicos! E isso não fica apenas nas palavras, mas sim nas ações.
“O suporte da Onfly é mais ativo e mais presente. Antes, tivemos uma experiência robotizada, que dificultava muito a nossa resolução de problemas. Uma pessoa te atender faz uma diferença gigantesca, dá mais agilidade, dá mais confiabilidade no processo e a gente acerta mais dessa forma”, destaca Isabel.
Dentre as vantagens do suporte da Onfly, estão atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem robôs e totalmente personalizado. Isso porque o suporte é oferecido por onflyers e não é terceirizado – é quem mais entende de viagens corporativas te ajudando em qualquer situação.
Vale lembrar que employer branding é a marca e o marketing de toda a experiência de emprego. No dia a dia, essa é a reputação de um empregador como um bom lugar para trabalhar e o valor que oferece para os seus colaboradores. Um colaborador mais satisfeito também fortalece os negócios.
Pensando em melhorar a experiência do colaborador, confira algumas práticas importantes na gestão de viagens:
Foi assim, com essas práticas dentro da solução da Onfly, que a Azos Seguros transformou totalmente a experiência dos seus colaboradores. Viagens corporativas não precisam ser sinônimo de estresse e tempo perdido em processos burocráticos.
Na verdade, com a Onfly a experiência de uso é simplificada e, dentro da política de viagens da empresa, os viajantes podem fazer suas reservas de forma simplificada, o fluxo de aprovação fica configurado dentro da plataforma e é possível manter o controle das viagens.
E não para por aí: até a experiência do processo depois da viagem fica bem mais simples com a gestão de despesas feita na vírgula, agilizando o procedimento e deixando o viajante mais satisfeito (e pronto para trazer mais resultados em cada viagem)!
Você está pronto para transformar as viagens da sua empresa com muita tecnologia e fofabilidade? Fale com um dos especialistas e entenda como podemos te ajudar!
Fale com um especialista da Onfly
Faça como a Azos Seguros e leve o que há de melhor em gestão de despesas e viagens para a sua empresa