É possível acumular milhas em viagens corporativas? Entenda!

Sua empresa pode economizar muito acumulando milhas em viagens corporativas. Entenda como funciona, quem tem direito e como usá-las da melhor forma!

Quem viaja muito de avião aprende com o tempo que as passagens podem ficar muito mais baratas com alguns programas oferecidos pelas companhias aéreas: as milhas aéreas.

A cada nova viagem com milhas acumuladas, estes pontos aumentam e podem ser trocados por passagens gratuitas, upgrades de classe e muito mais

Mas será que a empresa tem direito a recolher essas milhas quando o colaborador faz uma viagem a trabalho?

Preparamos um guia completo para você entender essa questão e descobrir se a sua empresa pode participar de programas que oferecem milhas.

Saiba mais, leia o artigo completo!

O que são milhas aéreas?

Criadas em 1981 pela companhia American Airlines, as milhas aéreas basicamente são pontos acumulados por meio de programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas

Esses programas recompensam os passageiros nas viagens aéreas com base na distância percorrida, no valor da passagem, na categoria do bilhete e em outros critérios.

Essas milhas podem ser trocadas por diversos benefícios, como passagens gratuitas, upgrades de classe, acesso a salas VIP, descontos em hotéis e até produtos ou serviços. 

As milhas se tornaram uma poderosa ferramenta também para empresas, especialmente as que possuem um alto fluxo de colaboradores em viagens corporativas.

Como funcionam as milhas aéreas?

As milhas aéreas funcionam de uma forma bem simples e intuitiva: basta fazer o cadastro no programa de fidelidade da companhia aérea, comprar a passagem e pronto, você já somará pontos automaticamente.

Esses pontos são creditados em uma conta pessoal ou corporativa, dependendo de como a viagem foi registrada e das condições da companhia aérea.

Além de companhias aéreas como Gol e Latam, bancos, cartões de crédito e plataformas de viagens corporativas também oferecem formas de acumular pontos que podem ser transferidos para programas de milhagem.

As milhas em viagens corporativas pertencem à empresa ou ao colaborador?

Essa é uma pergunta frequente que pode gerar dúvidas e discussões. Em viagens a trabalho, quem acumula milhas: a empresa ou o colaborador?

Do ponto de vista da lei, as companhias aéreas transferem as milhas a quem voou, ou seja, os pontos são creditados na conta do passageiro. Porém, se foi a empresa que arcou com os gastos da viagem corporativa, ela pode reivindicar esses pontos?

A resposta depende de como a empresa estabelece sua política de viagens corporativas. Em muitas organizações, é comum que o colaborador utilize seu número de fidelidade pessoal, acumulando milhas em sua conta, mesmo que a viagem tenha sido paga pela empresa.

Em outros casos, algumas empresas adotam uma política diferente, solicitando que as milhas sejam acumuladas em contas corporativas, especialmente quando participam de programas específicos voltados para empresas.

Seja qual for a decisão da empresa, a transparência com os colaboradores não pode ser deixada de lado.

Por isso, é essencial que a política de viagens da companhia defina de quem são as milhas acumuladas em viagens a trabalho, se a empresa pode resgatar milhas do colaborador para futuras viagens e como será o uso das milhas acumuladas em contas corporativas.

Benefícios das milhas aéreas para empresas

As milhas aéreas podem ser muito importantes para reduzir o custo das empresas com passagens de avião. Outras vantagens são:

– Maior flexibilidade no agendamento de viagens;

– Possibilidade de upgrades e melhores experiências para os colaboradores;

– Uso estratégico de milhas para viagens urgentes ou de última hora;

– Utilização do programa de fidelidade para premiar funcionários com viagens ou prêmios.

É essencial que a escolha do programa de fidelidade ideal para a empresa seja realizada em conjunto com o departamento financeiro da instituição, sempre analisando os prós e contras das vantagens oferecidas.

Benefícios das milhas aéreas para colaboradores

Do ponto de vista do colaborador, acumular milhas na conta pessoal é um excelente benefício, que permite voar com desconto ou até gratuitamente nas próximas viagens — mesmo que elas sejam de caráter pessoal.

Permitir que o colaborador acumule milhas pessoais também é um reconhecimento pelo seu empenho em representar a empresa em viagens.

Os funcionários também podem aproveitar as vantagens oferecidas pelo resgate das milhas, como acesso a salas VIP e upgrades.

Como as empresas podem acumular milhas em viagens corporativas?

Acumular milhas pode parecer fácil, mas exige organização e planejamento. Além disso, é possível encontrar diversas formas de ganhar milhas e ganhar benefícios. Algumas delas são:

Cadastro da empresa em programas de fidelidade corporativos

Isso permite acumular milhas diretamente em uma conta da empresa, além das que o colaborador pode acumular individualmente.

Hoje, diversas companhias oferecem esses programas, além de outros benefícios exclusivos.

Vale pesquisar profundamente e escolher a opção que mais se encaixa na realidade da empresa.

Escolha de companhias aéreas parceiras desses programas

Priorizar voos de companhias que fazem parte de programas de fidelidade compatíveis com o perfil da empresa é essencial para acumular pontos mais rápido e trocá-los por vantagens.

Centralização da compra de passagens

Usar uma agência ou plataforma de gestão de viagens como a Onfly facilita o controle e o aproveitamento máximo das milhas, já que a empresa consegue visualizar de forma intuitiva os gastos das viagens e os valores das passagens, além de realizar reservas em menos de 3 minutos.

Política de viagens bem definida sobre o acúmulo de pontos

Possuir um documento completo que elenca as principais regras de viagens pela empresa é ideal para tirar as dúvidas dos colaboradores e incentivar o acúmulo de milhas aéreas. 

A política de viagens pode incentivar boas práticas, como o uso de um número de fidelidade em todas as viagens, para maximizar os ganhos e transformá-los em benefícios.

Principais programas de fidelidade para empresas

Conheça alguns dos principais programas de fidelidade que atuam no acúmulo de milhas em viagens corporativas:

  • LATAM Corporate Pass: programa corporativo da LATAM que permite acumular pontos em nome da empresa sempre que colaboradores viajam. Para obter esse benefício, a empresa deve criar um usuário no Portal Corporativo e aceitar os Termos e Condições.
  • VoeBiz (GOL): é o programa de fidelidade da GOL exclusivo para empresas. Para juntar pontos, basta fazer uma viagem. As milhas podem ser trocadas por novas passagens, com economia de até 10% em viagens corporativas.

TAP Corporate: oferece milhas em voos da TAP Air Portugal e é ideal para empresas com viagens frequentes marcadas para a Europa.

Como usar as milhas acumuladas da empresa?

Se a sua empresa já utiliza milhas aéreas, é possível resgatá-las de diversas maneiras. As principais formas de uso incluem:

  • Emissão de passagens para viagens futuras: reduz custos com deslocamentos corporativos recorrentes;
  • Upgrades para a classe executiva: garantem mais conforto para executivos em viagens longas;
  • Viagens de incentivo: os pontos das milhas podem ser utilizados para premiar colaboradores com passagens ou viagens como reconhecimento por metas alcançadas;
  • Reserva de hotéis e serviços complementares: alguns programas permitem a troca de milhas por diárias em hotéis, aluguel de carros e outros serviços;
  • Cobertura de custos emergenciais: para viagens urgentes, milhas acumuladas podem ser uma alternativa eficiente para diminuir o custo das passagens.

É importante lembrar novamente que possuir uma política interna para o uso das milhas é extremamente essencial, principalmente para não gerar burburinhos e manter a transparência com os colaboradores.

Por isso, a Onfly tem um modelo totalmente gratuito para você utilizar como base e construir uma política de viagens eficiente para o seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

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Giulia Maia
Giulia Maia

Sou jornalista e trabalho como redatora há mais de 5 anos, com interesse em temas voltados à tecnologia, inovação e criatividade. Estou sempre em busca de novidades do mercado e temas relevantes voltados ao público da Onfly.