Como o Grupo Hidrogeron digitalizou seus os processos de viagem e zerou os atrasos de indicadores e relatórios [Case de Sucesso]

Veja nesse artigo, como o Grupo Hidrogeron digitalizou seus processos de viagem, agradando o setor financeiro e recebendo bons feedbacks dos técnicos de campo.

4 minutos de leitura

O que é o Grupo Hidrogeron?

O Grupo Hidrogeron nasceu no estado do Paraná em 1996, pela percepção de seu fundador, José Cristiano Ribeiro dos Santos, de que era preciso melhorar o saneamento no país. José trabalhou por 20 anos como técnico químico na Companhia de Saneamento do Paraná e toda a sua dedicação, estudo e conhecimentos culminaram na criação e no desenvolvimento do Gerador de Cloro (hipoclorito de sódio) In Loco a partir da eletrólise da salmoura.

O lançamento do produto foi um marco para a história da cloração no país e serviu para dar vida às atividades e operações da Hidrogeron, que hoje tem em seu portfólio de clientes gigantes da indústria e saneamento.

Veja nesse vídeo um pouco da atuação da empresa:

A Hidrogeron e a pandemia

De acordo com Carolina Santos, diretora de Marketing e HR da Hidrogeron e uma das sócias, muitos clientes adotaram restrições para o recebimento de visitas de vendedores durante a pandemia, portanto, o fluxo de viagens caiu bastante, principalmente em 2020. Porém, devido ao cunho essencial das atividades da empresa, não zeraram as viagens em momento algum, com exceção do período de lockdown em Março do ano passado.

A perspectiva é que no período pós-pandemia, voltem ao mesmo fluxo de viagens anterior. Não acreditam que as atividades online adotadas irão permanecer, já que a venda é basntante técnica, então demanda colaboradores em campo para reuniões, diagnósticos e visitas.

Desafios da Hidrogeron com a gestão de viagens

A empresa tinha um processo muito burocrático para a reserva de hotéis e compra de passagens aéreas. O colaborador solicitava o orçamento ao setor de compras, que orçava nos sites e retornava ao viajante. Até que houvesse a confirmação da disponibilidade nas datas e horários propostos, a tarifa quase sempre tinha mudado. Ocorria também da pessoa precisar viajar à noite e ficar sempre dependendo de alguém para aprovar.

Após o retorno da viagem, os colaboradores faziam planilhas de Excel, separavam todos os cupons fiscais das despesas do período, grampeavam, preenchiam formulários, categorizavam e colocavam no correio. De acordo com ela, sempre ocorriam atrasos, pois a empresa tem sede no Paraná, mas atua em praticamente todos os estados do Brasil. Até o colaborador chegar de viagem, se organizar, juntar a documentação e mandar para a empresa, atrasavam fechamentos de indicadores, relatórios, análise de informação e ainda havia a questão da confiabilidade da notinha.

Calculadora de produtividade

Com esse cenário de vai e vem e a necessidade de ter uma pessoa praticamente exclusiva para a realização desse tipo de serviço, buscaram uma plataforma que fizesse essa gestão para dar autonomia para quem está na ponta e vai viajar. Hoje, os técnicos fazem tudo sozinhos e os relatórios são atualizados em tempo real.

A Onfly como solução

“Buscar a Onfly foi uma decisão de gestão e autonomia”, diz ela.

De acordo com ela, o feedback dos usuários está sendo muito positivo, devido à facilidade que a Onfly trouxe. A partir desse mês, a prestação de contas tornou-se obrigatória dentro da plataforma. Os técnicos, que antes lidavam com toda aquela papelada, fazem o lançamento das despesas em campo, sem a preocupação com o retorno da viagem, e o setor financeiro já tem um monitoramento mais assertivo e em tempo real.

Carolina também mencionou que recebeu um retorno positivo em relação ao suporte no chat da Onfly e ao time de Customer Success, que, de acordo com ela, é “um pessoal bem rápido e dinâmico nas entregas”.

Nem precisamos dizer o quanto esse depoimento nos deixou felizes. Trabalhamos incansavelmente todos os dias para isso: lutar contra a burocracia, a papelada e a ineficiência. Nos comprometemos a reduzir os gastos com viagens e a otimizar a gestão nas empresas, oferecendo agilidade aos gestores e autonomia aos viajantes, e ter esse feedback positivo enche nossos corações de alegria.

Isabela Antunes
Autor: Isabela Antunes

Isabela é Analista de Marketing na Onfly e graduanda em administração pela PUC Minas.
Para falar com ela, é só mandar um email para isabela@onfly.com.br

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