Como lidar com a ansiedade antes de viajar a trabalho?

Se você sente aquele frio na barriga antes de embarcar para uma viagem a trabalho, saiba que não está sozinho – é realmente comum ficar com ansiedade antes de alguma viagem corporativa.
A questão é que, por mais que a experiência traga oportunidades, networking e boas lembranças, tem toda uma importância acerca de um deslocamento, principalmente se não é algo corriqueiro.
E, claro, assim como toda viagem, viajar com a empresa também envolve muitos fatores que estão fora do nosso controle: cumprir prazos, conexões de voo, apresentar resultados, se comunicar com novas pessoas ou, simplesmente, sair da rotina.
Tudo isso, somado à pressão por representar bem a empresa pode gerar um certo desconforto mesmo.
Mas, existem formas de diminuir essa tensão facilmente – e é sobre isso que vamos falar por aqui.
Vem com a gente!
Por que ficamos ansiosos antes de viajar com a empresa?
Como falamos anteriormente, sofrer com ansiedade antes de uma viagem a trabalho é mais comum do que parece, especialmente porque ela mistura o inesperado de uma nova rotina com a pressão de representar bem a empresa.
E aqui não estamos falando apenas do medo de voar ou da correria dos aeroportos – inclusive, a tensão pode surgir desde o momento em que o convite é feito até o momento de entrar na sala de reunião, com uma mistura de cobrança interna, insegurança e expectativas altas.
A quebra de rotina, a adaptação a um novo ambiente, o desafio de estar longe de casa e a necessidade de entregar resultados, tudo isso ativa nosso sistema de alerta natural e, mesmo para quem já está acostumado com viagens, cada deslocamento pode ser um novo tipo de pressão.
E os motivos são vários: pode ser um cliente diferente, uma cidade desconhecida, um idioma novo, ou até mesmo uma simples logística que não saiu como o planejado.
Entender essas causas não é só sobre reconhecer o que nos tira do eixo, mas principalmente sobre nos dar ferramentas para lidar melhor com cada situação.
Afinal, quando a gente desvenda o que está por trás da ansiedade, fica muito mais fácil agir com confiança mesmo em cenários desafiadores.
Por isso, antes de pensar em soluções, vale entender as principais causas dessa ansiedade pré-viagem, identificando o que mais mexe com você pode ser o primeiro passo para controlar melhor esse processo.
Para te ajudar, listamos algumas causas da ansiedade pré-viagem a trabalho:
1. Medo de voar ou de longos deslocamentos
É normal não se sentir à vontade em aviões ou viagens longas de carro, ônibus ou trem, afinal, ficar horas sentado, lidar com turbulências ou trânsito pode ser um gatilho para ficar ansioso.
2. Insegurança com o escopo de trabalho
Vai apresentar um projeto importante? Reunião com cliente novo? Palestrar em um evento? A responsabilidade pode gerar uma pressão mesmo e, até os mais experientes podem sentir esse peso.
3. Logística da viagem
Conexões apertadas, check-ins em horários ruins, reservas distantes, deslocamentos mal planejados e outros problemas também geram ansiedade, principalmente se você tem perfil planejador.
E, é claro, não ter o controle de tudo isso faz com que a ansiedade comece a bater.
4. Dificuldade com novos ambientes e pessoas desconhecidas
Nem todo mundo se sente à vontade com a ideia de um novo ambiente ou de passar dias em outro lugar, com uma rotina completamente diferente, o que causa uma certa ansiedade antes dos deslocamentos.
5. Saudade ou culpa de estar longe de casa
Para alguns, sair de casa por alguns dias pode trazer uma sensação de ausência da família, filhos ou animais de estimação e isso impacta emocionalmente, sim. Então, as viagens acabam sendo atreladas à culpa de não se dedicar em outras áreas da vida.
Mas, calma! Mesmo com esses motivos listados, nem tudo que pensamos é exatamente real.
Para te ajudar, trouxemos algumas dicas para deixar essa bagagem emocional mais leve!
Como controlar a ansiedade antes de viajar a trabalho?
Agora que você já entendeu de onde vem esse turbilhão de pensamentos, é hora de focar no que está ao seu alcance para resolver a situação.
Primeiro de tudo, a ansiedade não desaparece de uma hora para outra, mas com pequenas ações, é possível embarcar com muito mais tranquilidade.
Por isso, listamos estratégias que funcionam de verdade para deixar esse momento mais leve e prazeroso.
1. Faça um checklist
Sim, comece pelo básico!
Afinal, não ter controle das situações é uma das causas do nervosismo pré-viagem, sendo assim, ter uma lista com tudo o que você precisa fazer, levar e revisar antes da viagem é um calmante natural.
Coloque ali documentos, itens de higiene, roupas, eletrônicos e também os compromissos e endereços de cada um deles. Acredite, tirar as informações da sua mente e transferi-las para um papel ou app pode aliviar a tensão.
2. Arrume as malas com antecedência
Deixar para a última hora é receita certa para o estresse.
Por isso, separe suas roupas com calma, pensando nos compromissos, no clima da cidade e nos looks mais confortáveis para os trajetos.
E lembre-se: menos é mais! Uma mala bem pensada deixa tudo mais leve, inclusive você.
3. Entenda o objetivo da viagem
Parece óbvio, mas ter clareza sobre o motivo da viagem ajuda no seu foco. Afinal, as viagens a trabalho também são uma ótima oportunidade de crescer.
Com isso em mente e sabendo o que precisa ser entregue, quais as expectativas e o que você pode ganhar com essa experiência, sua viagem de trabalho ganha uma outra perspectiva e, certamente, mais leveza.
4. Conheça seu itinerário
Não há como fugir: não conseguimos ter o controle de tudo. Mas, podemos ajudar a nossa mente a se sentir mais segura!
E conhecer o seu itinerário faz parte disso. Por esse motivo, estude previamente o trajeto, o hotel, o aeroporto e os locais das reuniões.
Para isso, use o Google Maps, leia comentários, veja fotos para ter uma ideia visual dos lugares que você vai visitar, isso ajuda o cérebro a se sentir mais seguro.
5. Reserve um tempo para você
Se a agenda permitir, reserve um tempo para momentos mais leves na sua programação. Pode ser uma caminhada na cidade, visita a um restaurante local, uma leitura no hotel.
Essas pausas reequilibram a mente e reduzem o estresse da rotina intensa — e quem sabe você não aproveita para praticar o famoso bleisure?
6. Mantenha a comunicação com pessoas queridas
É super importante deixar as pessoas importantes informadas sobre sua agenda e manter o contato durante a viagem, isso alivia a saudade e dá sensação de continuidade emocional, mesmo longe.
7. Use a tecnologia a seu favor
Seja com os apps de viagem, agendas compartilhadas, ferramentas de videoconferência… tudo isso ajuda a organizar melhor os compromissos e reduz a sensação de descontrole.
Aqui na Onfly, por exemplo, você consegue visualizar toda a viagem em um só lugar, dá passagem ao hotel.
O que fazer durante a viagem para manter o equilíbrio emocional?
Agora que você já sabe as causas e como controlar o nervosismo, já deu para notar que se sentir preparado é fundamental! Mas tem mais: manter o bem-estar enquanto a viagem acontece também faz toda a diferença.
Mesmo com a agenda cheia, pequenas atitudes no dia a dia podem evitar que a ansiedade volte a tomar conta, por isso, não se esqueça de respeitar suas horas de sono sempre que possível.
Outro ponto de atenção é a alimentação, já que longe da rotina é mais fácil cometer alguns exageros, mas o ideal é manter uma rotina alimentar que não pese no estômago nem no humor.
Além disso, para deixar a viagem mais leve, não se esqueça de estar sempre em movimento, mesmo que seja uma caminhada curta entre os compromissos ou alguns minutos de alongamento no hotel, o corpo precisa se mexer e desconectar do trabalho também.
Esses momentos de autocuidado, por menores que pareçam, fortalecem sua presença e foco durante toda a viagem.
Pronto para embarcar sem ansiedade?
Viajar com a empresa não precisa ser sinônimo de tensão: com planejamento e autocuidado é possível transformar a ansiedade em foco, confiança e empolgação.
Na Onfly, a gente acredita que viajar a trabalho pode (e deve!) ser uma experiência mais tranquila e inteligente. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, e boa viagem – você está preparado!