Transforme a gestão da sua frota com um cartão corporativo inteligente

Se você atua em uma transportadora ou empresa de logística, sabe como é desafiador manter tudo sob controle: combustível, pedágios, manutenção, alimentação… Agora imagine se você pudesse centralizar tudo isso em um só lugar, com mais segurança e zero papelada. Gostou? É aí que entra o cartão corporativo.

Por meio de um saldo disponibilizado pelo gestor, os colaboradores utilizam o cartão para as necessidades do dia a dia, sejam para transporte de carga, visitas a clientes ou até mesmo para viagens corporativas. Dessa forma, as organizações detém mais controle em tempo real das despesas de seus colaboradores e, com isso, conseguem prever especificamente o ticket médio real do seu negócio.

Por que cada vez mais transportadoras estão adotando o cartão corporativo?

É comum que as empresas estejam cada vez mais engajadas a contratar produtos ou serviços inovadores que facilitem a gestão, sobretudo quando essas tecnologias apontam otimizações de processos e resultados. Quando analisamos algumas vantagens de adotar um cartão corporativo pré-pago, temos:

1. Facilita a gestão de despesas

Com um cartão corporativo, os gestores de transportadoras podem:

  • Controlar em tempo real todos os gastos da frota (pedágio, hospedagem, refeições do colaborador etc.);
  • Gerar relatórios automáticos por período, motorista ou tipo de despesa;
  • Eliminar a burocracia de reembolsos e adiantamentos em espécie.

Isso acontece com frequência no ramo de transportes, pois são os motoristas que gerenciam todo o processo logístico, seja no transporte de pessoas ou mercadoria, o que implica na necessidade de terem formas de pagamento práticas para possíveis eventualidades que surgirem no trajeto.

2. Evita o uso de dinheiro em espécie e reduz riscos na estrada

No dia a dia das estradas, segurança é tudo. Com um cartão corporativo, seus motoristas deixam de circular com dinheiro em espécie — diminuindo o risco de assaltos e ainda traz mais tranquilidade para todo mundo. 

Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), em 2024, foram registrados 10.478 roubos em todo o país. Isso representa uma queda de 11% em relação a 2023 e de 59,6% em comparação a 2017. Apesar da redução, os prejuízos financeiros continuam relevantes.

De acordo com o presidente da NTC&Logística, “As empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas já gastam, preventivamente, cerca de 14% da receita, investindo em rastreamento, escoltas armadas, blindagem de veículos, inteligência artificial e seguros”. 

O maior objetivo dos empresários deste segmento é extinguir a movimentação do saldo em dinheiro de seus motoristas. Por isso, o uso de um cartão corporativo elimina os riscos de transporte de valores em espécie, protegendo tanto a empresa quanto os motoristas. Com isso, também diminuem-se os riscos, uma vez que o colaborador é resguardado de furtos e roubos.

3. Automatização de processos

A tão falada automatização dos processos é um grande aliado no mundo corporativo. A substituição de trabalhos manuais por sistemas que operacionalizam por conta própria causa maior agilidade e qualidade, gerando um aumento na produtividade dos negócios e reduzindo as chances de falhas. 

Nesse sentido, além da automatização, o cliente pode centralizar a gestão e, consequentemente, acompanhar em tempo real todas as transações feitas utilizando um cartão corporativo pela sua frota. 

Esse acompanhamento traz inúmeros benefícios à organização de forma geral. Um exemplo disso é o tempo que o colaborador ganha no processo, uma vez que ele pode fazer a prestação de contas instantaneamente, de forma virtual via aplicativo. Ou seja, ele não precisa esperar que todo o transporte de ida e volta seja concluído para apresentar ao gestor documentos que comprovem os gastos do valor que foi adiantado. 

De forma contrária também é benéfico, já que a gestão não precisa aguardar o recebimento dos cupons fiscais para fazer suas conciliações. Além de eliminar possíveis falhas e perdas desses comprovantes no processo. 

4. Maior controle e transparência

  • Definição de limites por colaborador ou viagem
  • Bloqueio imediato em caso de perda ou roubo
  • Visualização completa dos gastos por categoria (pedágios, combustível, hospedagem)

Como funciona o cartão corporativo para transportadoras?

O que pode ser comprado no cartão corporativo?

  • Combustíveis em postos credenciados
  • Pedágios em todo território nacional
  • Manutenção em oficinas parceiras
  • Hospedagem em redes hoteleiras
  • Alimentação em restaurantes cadastrados

O cartão corporativo tem limite de gastos?

Sim, os limites são totalmente personalizáveis de acordo com a viagem em si, a categoria de despesa, o período durante o qual será utilizado, o colaborador ou a frota.

Quem fiscaliza o cartão corporativo?

A gestão financeira da transportadora tem acesso completo a uma plataforma centralizada com todos os extratos; alertas de transações incomuns; controles de aprovação por centro de custo; além de fazer a integração com sistemas contábeis.

Solução Onfly: o cartão pré-pago corporativo feito para transportadoras

Você não precisa mais quebrar a cabeça com planilhas, adiantamentos ou comprovantes perdidos. O cartão pré-pago corporativo da Onfly foi pensado para as dores reais de quem vive a rotina das transportadoras. Em uma plataforma única, o gestor é capaz de:

  • Criar cartões físicos e virtuais não nominais
  • Controlar, em tempo real, todas as despesas
  • Gerar e exportar relatórios automáticos por motorista ou viagem
  • Desenhar workflows de aprovação personalizáveis, dividido por centro de custo
  • Recarregar e remanejar saldos remotamente
  • Acessar os extratos completos de todas as transações feitas na plataforma

Já os colaboradores podem:

  • Gerir individualmente suas despesas.
  • Solicitar adiantamentos em dinheiro;
  • Solicitar saldo no cartão físico ou virtual;
  • Prestar contas instantâneamente;
  • Enviar relatórios unificados para a gestão;
  • Cadastrar despesas por distância;

Transformação digital no transporte

Segundo o Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, resultado de uma parceria entre a Meta e a Fundação Dom Cabral (FDC), 43% dos líderes esperam que novas tecnologias gerem aumento da eficiência operacional e melhor alocação de recursos, com foco em competitividade.

De olho nessa solução, as transportadoras estão se movimentando para se enquadrar nessa realidade, extinguindo gargalos existentes – como os riscos rodoviários, fraudes, automatização e transparência dos processos, com a utilização de um cartão corporativo. 

Se ao ler este artigo você percebeu que sua transportadora ou empresa de logística pode ir além, o primeiro passo é otimizar os fluxos e os processos internos para que este segmento esteja cada vez mais cientes das suas dores e busquem soluções, como o cartão pré-pago corporativo da Onfly, para dar fim às dores de cabeça do dia a dia.

Para transportadoras que desejam modernizar sua gestão financeira, reduzir riscos e aumentar a produtividade, o cartão corporativo representa o primeiro passo na transformação digital do negócio. Quer saber na prática como isso pode funcionar na sua transportadora? Agende uma demonstração gratuita do cartão pré-pago corporativo da Onfly e veja como simplificar de vez sua gestão financeira.

Pergunta frequente (FAQ)

Quais são os tipos de cartões corporativos existentes? 

Cartão corporativo pré-pago ou pós-pago. O primeiro funciona como um cartão de débito para pessoa física, a empresa faz uma espécie de recarga, delimitando os gastos. O segundo também tem limite de gastos, mas a fatura é paga após o vencimento do cartão. A Onfly disponibiliza o modelo pré-pago. Quer saber mais sobre o assunto, temos um artigo perfeito pra você: Cartão corporativo: tudo o que você precisa saber!

cartão corporativo
Compartilhe esse conteúdo
Iane
Iane