Viagem Para Europa: 8 Dicas Importantes Para Você Planejá-la

Vai fazer uma viagem para Europa? Então não deixe de conferir as dicas que separamos neste artigo para você não errar no seu planejamento!

Fazer uma viagem para Europa é o sonho de inúmeros brasileiros, afinal, o continente tem diversos destinos, atrações e pontos turísticos incríveis para conhecer.

Porém, não basta comprar as passagens, fazer as malas e embarcar. Antes, é preciso um bom planejamento e é sobre isso que iremos abordar no artigo de hoje!

Portanto, se você quer dicas realmente úteis e importantes para planejar a sua viagem para Europa, não deixe de conferir o artigo até o final. Vamos lá?

8 dicas importantes para planejar uma viagem para Europa

Dica 1: orçamento

Fazer uma viagem para Europa, mesmo que sozinho, não costuma ser barato, afinal, há uma série de custos que vão desde as passagens aéreas e a hospedagem, até a contratação do seguro viagem e os deslocamentos, passeios, compras e refeições no destino.

Portanto, em seu planejamento, comece fazendo pesquisas e estimativas de gastos, de modo a estabelecer um orçamento adequado para a sua viagem.

O ideal é montar uma planilha para anotar todos os gastos. E, quando terminar de preenchê-la, você terá uma noção muito mais clara e realista da quantia que precisará para poder viajar.

Quanto mais detalhada e completa for essa planilha, melhor será para você se organizar financeiramente.

Lembre-se sempre: uma viagem para países Europeus (ou para qualquer outro destino), deve ser uma atividade que proporcione boas experiências, momentos de descanso e diversão, e não algo que vai te gerar dívidas e problemas financeiros.

Dica 2: documentação e vacinação

Para viajar a Europa, você precisará de um passaporte válido (pelo menos 90 dias após o término da viagem). Então, não deixe de emiti-lo com antecedência, caso você não o tenha, pois este será o principal documento para a sua viagem ao velho continente. 

Além disso, você precisará solicitar o ETIAS, que é uma autorização de viagem à Europa para cidadãos brasileiros.

E mais, por conta da Covid-19, ainda há o quesito vacinação. Porém, cada país tem adotado uma política em relação a este assunto. 

Portanto, é importante que você se informe sobre isso antes de viajar. 

A documentação e a vacinação são partes burocráticas do planejamento de viagem à ao continente Europeu, mas extremamente necessárias para você poder viajar.

Preste também atenção no uso de mascaras, afinal, a viagem é longa e existem requisitos especiais para alguns voos e destinos.

Dica 3: reservas

Para garantir mais segurança, tranquilidade e conveniência, é importante que, antes mesmo de você viajar, você faça reservas de tudo o que for possível, desde o local que você ficará hospedado até os bilhetes e ingressos para shows, atrações e passeios.

Você não vai querer chegar no destino e descobrir apenas lá que determinada atração ou passeio está esgotado, não é mesmo?

Além disso, se você pretende ir com seu carro até o aeroporto, você precisará de uma outra reserva: a do estacionamento. Isso porque, deixar o veículo na rua normalmente não é a escolha mais segura.

Sendo assim, se você é de São Paulo, por exemplo, não deixe de procurar por um estacionamento próximo ao aeroporto de Guarulhos e de reservar uma vaga para o seu carro, ok?

Dica 4: seguro viagem

Para viajar a maioria dos países da Europa, você precisará contratar um seguro viagem.

Porém, não é qualquer seguro, e sim um que tenha cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Então, em seu planejamento, não deixe de pesquisar, avaliar e, claro, contratar um bom seguro viagem.

Dica 5: dinheiro

Grande parte dos países da Europa utilizam o euro como moeda oficial. 

Então, enquanto estiver no Brasil, vá acompanhando o câmbio e trocando os seus reais pela moeda estrangeira. E faça isso aos poucos, de maneira fracionada, para aproveitar as baixas da moeda e conseguir um preço médio melhor por ela.

Além disso, não leve somente dinheiro em espécie para a sua viagem para terras europeias. Tenha também um cartão de crédito ou um cartão pré-pago internacional. Avalie as vantagens e desvantagens de cada um e faça sua escolha.

Dica 6: roteiro

A Europa é um continente recheado de lugares incríveis, atrações, pontos turísticos, etc. Porém, você precisa ser realista, infelizmente não para conhecer tudo em apenas uma viagem.

Portanto, para aproveitar ao máximo a sua viagem, respeitando os dias que você tem disponível, é importante que você monte um roteiro. E nele, coloque tudo aquilo que é prioridade para você fazer ou conhecer.

Assim, você conseguirá aproveitar bem o destino e tornará a sua viagem muito mais organizada.

Dica 7: bagagem

Para montar a sua bagagem de maneira mais assertiva e sem exageros, é de suma importância que, alguns dias antes de viajar, você pesquise na internet como estará o clima no seu destino.

Assim, você poderá fazer escolhas mais adequadas. Então, se estiver calor, por exemplo, leve o que combina com este clima. Não tem porque levar várias peças, roupas e acessórios para o frio.

Se você fizer isso, acabará deixando a mala mais pesada e com pouco ou nenhum espaço.

Portanto, não exagere na hora de montar a sua bagagem. Seja objetivo e estratégico em suas escolhas.

E, além das peças, roupas e acessórios, não esqueça de levar produtos para a sua higiene, um kit com medicamentos básicos, carregadores e baterias para seus dispositivos eletrônicos e também adaptadores para tomadas, visto que elas diferem das nossas.

Dica 8: pesquisas e mais pesquisas

Por fim, mas não menos importante, ao planejar a sua viagem para Europa, pesquise ao máximo sobre o ou os destinos que você irá.

Veja, por exemplo, quais atrações, pontos turísticos e passeios são imperdíveis, quais lugares é melhor evitar e ter cuidado, quais os costumes e hábitos locais, quais as leis, as curiosidades… enfim, quanto mais você souber sobre o destino, mais proveitosa será a sua viagem!

Gostou das dicas? Já viajou para a Europa? Conta pra gente sua experiência e mais dicas!

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta