Veja 7 pitch decks de travel techs para se inspirar 💡

Entenda neste artigo o que é um pitch deck, e veja 7 pitch decks inspiradores de travel techs que tiveram êxito em processo de captação com investidores.
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Veja neste artigo o que é um pitch deck e alguns exemplos incríveis de pitch decks de travel techs globais, para você   se inspirar e construir o pitch deck matador da sua startup 😉

Então vamos lá!

1 – O qué um pitch deck

2- 7 Pitch Decks de travel techs

O que é um pitch deck?

Pitch decks são  apresentações institucionais das startups, com objetivo majoritário de apresentar a empresa e captar investimento, em geral um bom pitch deck contém a seguinte estrutura:

1 – Time de fundadores

Os empreendedores que estão por trás do negócio, e que são responsáveis pela execução da startup, lembrem-se, em early stage, investidores apostam essencialmente na capacidade dos founders em executar o negócio, logo, é importante colocar o currículo dos fundadores e o track record de execuções em empresas anteriores

2 – Problema

Qual o problema que a startup pretende resolver, por exemplo, o Airbnb resolve um problema claro, um dono de um apartamento não pode alugar o seu quarto disponível para fazer renda extra, enquanto um visitante da cidade, não pode alugar um quarto, com condições mais econômicas que um hotel.

3 – Solução

A solução é como a startup resolve o determinado problema, apresentado anteriormente, em geral startups endereçam este problema com algum ativo de tecnologia, no caso do Airbnbn, a solução é um marketplace que une “hosts” donos dos imóveis e visitantes.

4 – Mercado

Em mercado, é apresentado o potencial do negócio, note, existem problemas diversos, em variados segmentos, no entanto, alguns segmentos são bem maiores que outros.

Por exemplo, plataforma que conecta chefs de cozinha a famílias que desejam um jantar especial, possui um mercado infinitamente menor do que plataformas que conectam pessoas que desejam se deslocar dentro de uma cidade, com pessoas procurando renda dispostas a dirigir (que é o modelo do Uber e 99, no caso).

Para ajudar a entender o tamanho do mercado é utilizado pesquisas e estatísticas para ajudar os investidores a entender o tamanho do mercado.

5 – Modelo de negócio

cartão de todos

Modelo de negócio define como a startup vai monetizar, lembre-se que negócios digitais em sua maioria tem uma intenção econômica por trás, existem modelos que cobram assinatura para pessoas física, outras combram mensalidade para pessoas jurídica, outras cobram por transação a consumidor final (B2C por exemplo).

Em resumo, o modelo de negócio informa como a startup será monetizada.

6 – Diferencial e competidores

Aqui é importante mostrar o diferencial da startup, frente a outros competidores, e as vantagens competitivas da solução.

No caso do Airbnb, já existia anúncios off-line de locação dentro da Craiglist, ou espaço específico para locação de casas como o Vrbo e Hostels.com.

7 – Visão de longo prazo

Nesta parte, a startup deixa claro a visão de longo prazo da companhia e possíveis “saídas” para os investidores, como um IPO ou venda estratégica para algum outro player.

Pitch deck de travel techs inspiradoras

Agora que você já sabe como funciona uma estrutura básica de uma apresentação do seu negócio em um formato de pitch deck, veja abaixo 7 pitch decks de travel techs que tiveram razoavel êxito em captações.

1 – LOLA

Segmento: Viagens corporativas
Total de valor captado: U$ 81M

2 – AIRBNB

Segmento: OTA (Online Travel Agency)
Total de valor captado: U$ 6B

Estágio atual:  IPO em dezembro de 2020, hoje é a empresa de capital aberta de turismo com maior valor de mercado (aproximadamente U$ 100B)

3 – SONDER

Segmento: Hospitalidade
Total de valor captado: U$ 529M
Estágio atual:  Series E
 

4 – BLA-BLA CAR

Segmento: Mobilidade
Total de valor captado: U$ 563M
Estágio atual:  Series F
 

5 – OLSET

Segmento: Tecnologia de personalização para hotelaria
Total de valor captado: U$ 1.7M
Estágio atual:  Adquirido pela Deem
 

6 – HOPPER

Segmento: OTA
Total de valor captado: U$ 598M
Estágio atual:  Series G
 

7 – Travelperk

Segmento: Viagens Corporativas
Total de valor captado: U$ 293M
Estágio atual:  Series D
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Marcelo Linhares
Marcelo Linhares

Marcelo Linhares é um dos fundadores da Onfly, possui mais de 10 anos de experiência em marketing digital e varejo omnichannel, nos últimos 2 anos estudou o mercado de viagens e percebeu que as agências tradicionais trabalhavam da mesma forma há 20 anos, e resolveu criar a Onfly para transformar este mercado. Ele está sempre disponível no e-mail marcelo@onfly.com.br

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