Transporte aéreo e viagens corporativas fecham junho em alta no Brasil

Número do transporte aéreo é o maior para o mês nos últimos 8 anos e as viagens corporativas também estão em alta. Confira!

O mês de junho registrou o maior número de passageiros no transporte aéreo brasileiro nos últimos 8 anos. O número total ficou em 7,2 milhões de viajantes somente no mercado doméstico – maior resultado para este mês desde 2015.

Esse dado faz parte de um relatório divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As informações do mês de junho comprovam que o setor aéreo se mantém em plena recuperação.

Além do número de passageiros em alta, os dados de junho de 2023, apurados pela ANAC, apontam que a demanda, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), e a oferta por voos, calculada por assentos-quilômetros ofertados (ASK), se mantiveram acima dos patamares do período pré-pandemia.                                                                

A demanda (RPK) doméstica, em junho de 2023, foi 7,5% maior do que a registrada em junho de 2019. Já a oferta (ASK) cresceu em 11,5% quando comparada ao mesmo período de 2019. 

No acumulado do ano, considerando os primeiros seis meses, o número de viajantes no mercado doméstico chegou a 43,8 milhões – refletindo uma alta de 15% em relação ao mesmo período de 2022. Já a demanda (RPK) acumula alta de 9,9% e a oferta (ASK), 9,5%.   

Por outro lado, no mercado internacional, os indicadores de demanda (RPK) e oferta (ASK) continuam abaixo dos índices de junho de 2019. A redução ficou em 11,3% e 12,5%, respectivamente, na comparação com o período pré-pandêmico. 

Já o número total de passageiros transportados foi de 1,6 milhão, valor correspondente a 84,3% de junho de 2019. Nos seis primeiros meses do ano, o número de viajantes totaliza 9,7 milhões.  

Recuperação pós-pandemia do transporte aéreo

É importante comparar os resultados do mercado do transporte aéreo brasileiro com 2019, ano antes da pandemia da Covid-19, para permitir uma avaliação feita com base no transporte aéreo antes das restrições impostas pelo vírus. 

Segundo a ANAC, as informações serão apresentados nessa base de comparação até o final de 2023 – já que no próximo ano será possível comparar o período com o ano anterior sem restrições. 

transporte aéreo em junho de 2023
Fluxo de passageiros no transporte aéreo cresceu em 2023

As viagens corporativas no 1º semestre 

Além do fluxo aéreo, as viagens corporativas também se mantiveram em retomada no primeiro semestre deste ano.

Segundo as informações da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgados pelo Governo Federal, o faturamento do setor alcançou R$ 6,5 bilhões no primeiro semestre no ano, 17% acima do mesmo período de 2019. Só em junho, o faturamento cresceu em 30% quando comparado ao mesmo mês de 2019.

O resultado do primeiro semestre demostra a recuperação do setor com a retomada das viagens e dos eventos corporativos pós-pandemia – já que muitos deles ficaram represados durante a Covid-19. 

Assim como os dados do transporte aéreo, os números das viagens corporativas também são colocados em comparativo com o período anterior ao da pandemia da Covid-19 (ano de 2019) para que se tenha um cenário analítico fora do período de restrições de mobilidade.

Com esses resultados em vista, o ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou sobre a retomada das viagens de negócios como potencializador do turismo e da economia brasileira:

 “Estamos construindo um plano com metas claras para os próximos cinco anos. O segmento de viagens corporativas será extremamente importante para avançarmos com o turismo nacional”.

Em conclusão, esses dados apresentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelam que o transporte aéreo brasileiro está em processo de plena recuperação após a pandemia da Covid-19. O número de passageiros e a demanda por voos domésticos têm superado os patamares pré-pandemia, indicando uma tendência positiva de retomada.

Além disso, o setor de viagens corporativas também demonstrou crescimento significativo no primeiro semestre de 2023, o que contribui para impulsionar o turismo e a economia nacional. O cenário mostra um otimismo para o futuro do setor aéreo e turístico no Brasil.

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!