Tipos de OBTs: Conheça os diversos tipos de OBTs que existem

Conheça os diversos tipos de OBTs para lazer e para viagens corporativas e entenda por que é preciso conhecer as novas tecnologias melhorar a gestão de viagens da sua empresa

Se você trabalha em uma empresa, em uma função onde costuma fazer reservas de viagens a trabalho com frequência, provavelmente já utilizou alguma plataforma de reserva online ou OBT. Contudo, há diversos tipos de OBTs, sendo que cada um deles possui uma característica diferente. 

Em todo caso, trouxemos alguns desses OBTs para que você conheça mais a fundo as plataformas de reserva online que existem e possa se decidir entre a melhor opção para sua empresa. 

Confira!

Quais são os diversos tipos de OBTs para viagens corporativas?

Primeiro é importante esclarecer que nem toda plataforma de reserva online pode ser considerado um OBT, porém, todos os OBTs que existem funcionam como uma plataforma para reserva de hotéis, locação de carros e passagens aéreas. 

Para entender, basicamente, um OBT (Online Booking Tool) é uma plataforma digital que automatiza tarefas como reservas de hotéis e passagens aéreas, através da internet. 

Veja, portanto,  os diversos tipos de OBTs que existem!

1. Reserva direta 

Esse modelo de reserva é o mais simples que existe, pois consiste em realizar a reserva online diretamente nos sistemas de reservas da companhia aérea, hotel, locadora de veículos, entre outras empresas. 

É o mesmo que entrar no site da Gol e fazer uma reserva de passagem aérea, sem nenhum intermediário, apenas o sistema da própria empresa.

Cada vez mais, companhias aéreas e redes hoteleiras estão investindo na venda direta, especula-se que já existem companhias aéreas no Brasil com aproximadamente 65% das vendas de forma direta pela internet.

O ônus deste modelo, é que o usuário precisa acessar múltiplos sites para comparar tarifas, tornando a experiência um tanto quanto ruim, para o usuário.

2. Ferramentas de reserva para viagens corporativas

Trata-se de plataformas projetadas para reservas online de hotéis, aéreo e até locação de veículos focadas exclusivamente  para empresas. Essas plataformas, têm a intenção de melhorar  o controle de gestão de viagens das organizações e tornar o trabalho dos gestores mais simples e fácil.

3. Agências de viagens online

Esse é outro modelo de plataforma, agências digitais (conhecido como OTAs) possuem suas próprias plataformas de OBT e oferece a opção de reservar hotel, aéreo e carros de forma autônoma e self-service pelo usuário.

Sites como Viajanet e Decolar fazem parte deste grupo de OBTs, e investem continuamente em pesquisa e desenvolvimento para evoluir suas plataformas.

4. Meta-buscadores

Por fim, outra opção de OBT que é uma plataforma online e que é bastante conhecida são os sites agregadores. Eles não possuem contratos de serviços como nas modalidades anteriores, mas é um tipo de mecanismo de pesquisa que permite encontrar a melhor reserva para o que o gestor está procurando. Esses sites simplesmente vasculham vários sites até encontrar a melhor solução para a pesquisa. 

Existem dois bons exemplos, que merecem ser citados, um é a Voopter, que varre preços em vários sites, inclusive, os que vendem passagem através de milhas.

E o outro é o Mundi, empresa que foi recém comprada pela Booking, através dele é possível comparar preços em vários sites.

Qual modelo é a melhor opção?

Já falamos aqui na Onfly que o modelo de OBT corporativo, sozinho, não vai muito longe. É um modelo que possui claro conflito de interesse e que não gera tanto valor para as empresas. Embora os OBTs sejam amplamente conhecidos, eles perderam o espaço para travel techs que entregam um modelo de reservas verticalizado e totalmente digital, que une OBT e agência em uma única plataforma. 

Vide o sucesso de companhias como TripActions nos USA, Travelperk na Europa, e a própria Onfly aqui no Brasil.

Veja abaixo a nova era de plataformas digitais que estão liderando viagens corporativas no mundo:

Essas plataformas digitais, que são a 3ª geração das plataformas de viagens, integram serviços como Uber/99 a reservas de hotel, aéreo e até locação de veículos. Também possibilita realizar reembolsos de viagens, integrar os modelos de reserva à política de viagens da empresa, com um largo inventário e uma experiência para o colaborador excepcional.

É uma gestão completa em um só lugar. 

Por isso, as companhias modernas estão migrando para modelos digitais, inteligentes e que entregam experiência melhor para o viajante. 

OTAs entregam uma experiência fantástica para os viajantes a lazer, mas não conseguem dar a segurança que as empresas precisam, portanto, não é uma plataforma recomendada para empresas que querem relizar a gestão de viagens e reembolsos.

Agora que você já sabe que existem alternativas melhores aos OBTs tradicionais para reservar hotéis, aéreo e veículos, além de realizar gestão de despesas, em uma viagem corporativa, veja outros motivos que fazem das plataformas digitais a melhor opção para sua empresa. 😉

1. Reduz custos de reservas com hotéis e passagens aéreas

Uma das vantagens mais relevantes dessas plataformas é a economia que sua empresa pode fazer com reservas de hotéis e passagens aéreas. Isso ocorre por causa dos descontos que você pode obter ao utilizar essas plataformas. 

2. Otimiza processos de gestão de viagens

As plataformas digitais automatizam e otimizam diversos processos,com alguns poucos cliques é possível extrair relatórios, cadastrar novos colaboradores, realizar solicitações de reservs,  enquanto que nos modelos tradicionais os processos são lentos e demorados.

3. Melhora a satisfação dos colaboradores

Outra vantagem que merece ser mencionada é a melhora da satisfação dos colaboradores ao utilizar uma plataforma digital para reservas online. Essas plataformas são muito mais simples, intuitivas e fáceis de usar. Além de otimizar processos chatos e que desgastam o colaborador. 

4. Auxilia na tomada de decisões

As plataformas digitais para reserva de viagens também auxiliam na tomada de decisões em uma empresa, possibilitando fazer escolhas mais inteligentes e econômicas. 

Isso porque a plataforma oferece vários comparativos de preços, mostra opções para reduzir custos e oferece relatórios que permitem tomar boas decisões a cerca da gestão de viagens corporativas. 

5. Aumenta o controle da gestão de viagens

Por fim, outra vantagem muito significativa é o controle que o gestor passa a ter nas viagens corporativas da empresa. Fazendo uma gestão “end-to-end”, desde solicitação até fluxo de reembolso e prestação de contas.

Com uma plataforma digital para reservas online, ele pode controlar todos os gastos de uma forma muito mais eficiente. 

Isso possibilita reduzir o risco de fraudes cometidas nos processos de viagens, algo bastante significativo para empresas que procuram mais transparência e controle.

Viu só quantas vantagens ao utilizar plataformas digitais para reservar passagens aéreas, hotéis e até carros em suas viagens corporativas? Confira mais detalhes por que sua empresa precisa utilizar uma plataforma digital

Não poderia deixar de lembrar que a Onfly é uma plataforma 100% digital focada na gestão de viagens corporativas. Em nossa plataforma você pode automatizar diversas tarefas, ter controle da política de viagens e reembolsos, e inclusive as reservas para suas viagens a trabalho 😉

 Conheça mais sobre a plataforma Onfly!

Gostou de todas essas informações sobre os tipos de OBTs e por que é preciso abandonar esse modelo antigo de reservas? Então deixe seu comentário.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort
Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta