6 startups de turismo para ficar de olho em 2020

O ano de 2020 promete ser o ano das startups, selecionamos 6 startups de diferentes nichos do setor de turismo para você ficar de olho em 2020.

O Brasil possui um dos principais ecossistemas de startups do mundo. Isso se refletiu no ano de 2019, ano em que ficamos na 3ª posição mundial entre os países com maior número de novos unicórnios.

Nos últimos anos tivemos um “boom” de startups que nasceram e se tornaram bem sucedidas no mercado, o jogo inverteu. Como diria Gustavo Caetano, CEO e fundador da Sambatech, uma das principais startups do Brasil, surgiram diversos “Davis que resolveram enfrentar os Golias do mercado”.

O jogo virou, antigamente as pequenas empresas usavam os modelos de negócios das grandes corporações como modelo na hora de entrar no mercado, já hoje em dia, as grandes corporações e players mais tradicionais, estão criando incubadoras, aceleradoras e comprando startups e pequenas empresas para se conectarem com esses novos mercados e modelos de negócios.

Agora, quais são as startups que estão mudando o cenário das viagens e do turismo brasileiro? Separei nesse post as 6 startups que atuam em diferentes nichos dentro do mercado de turismo para você ficar de olho em 2020.

Quer conhecer? Dá uma olhada…

BUSER

Buser se tornou uma queridinha dos turistas brasileiros e mochileiros de plantão. A startup chegou a se posicionar como a “Uber do transporte rodoviário” por ter democratizado o acesso às passagens de ônibus mais baratas por meio do fretamento coletivo.

O modelo de negócios é o seguinte: Um grupo de viagem é criado por meio da plataforma, quanto mais pessoas entrarem nesse grupo, maiores são as chances dessa viagem ser confirmada e mais barato a sua passagem fica.

A startup está acabando com o controle das grandes empresas de transporte rodoviário que dominavam o mercado e trabalhavam com altas margens de lucro, com preços altos e serviços de baixa qualidade. No ano de 2019 receberam um aporte de R$ 300 milhões do fundo de investimentos SoftBank, sendo uma das startups do ramo mais prestigiadas pela mídia e pelo mercado.

Dê uma olhada

EVNTS

Imagina ao organizar um evento para grupos, desde um pequeno casamento até um grandes show? Procurar o melhor preço em diversos sites de hotéis e viagens com tarifas ocultas já dá um grande trabalho, imagina agora fazer isso com um grupo?

Evnts é uma plataforma tecnológica que oferece reservas de hotéis para grupos em eventos. Por meio dela, o usuário consegue criar reservas em hotéis parceiros com desconto e ainda ter acesso a uma dashboard de controle de reservas, além de inúmeros benefícios.

Essa startup vem crescendo e ganhando muita notoriedade principalmente após ser parceira oficial do Rock in Rio e do Lollapalooza em 2019.

GETMALAS

Getmalas é uma startup de Belo Horizonte que facilita a vida de quem precisa viajar e não possui uma mala ideal para aquela ocasião. Desde uma viagem a trabalho até uma de lazer, é possível encontrar a mala perfeita para viajar, além do mais, as políticas de bagagens das cias aéreas estão cada vez mais restritas, portanto nem sempre a mala da época da sua vovó vai conseguir te salvar (brincadeiras a parte).

Por meio do site da Getmalas, o viajante consegue escolher a marca, o modelo, a cor, o período de utilização e a forma de entrega da bagagem (delivery ou retirada nas lojas parceiras). Na maioria das vezes, sai muito mais barato do que comprar uma nova mala, principalmente quando suas viagens são mais sazonais ou esporádicas.

MELHORCÂMBIO

É bastante comum que ao planejar uma viagem internacional, pesquisar os valores das moedas internacionais e quanto aquela moeda está valendo atualmente, ainda mais em tempos de crise financeira e com a alta do dólar americano. Como a maioria de nós já sabe, os valores cambiais mudam constantemente e se a gente considerar o valor da moeda de turismo, podemos passar horas ou até dias esperando pelas melhores tarifas.

Ainda bem que a MelhorCâmbio nasceu, essa startup também de Belo Horizonte, facilita a busca do viajante pelo melhor preço de moedas estrangeiras sem que precise ir em diferentes agências de câmbio ou cote valores por diferentes sites. O esquema funciona mais ou menos como um leilão, o comprador tem um valor mínimo para ofertar por uma certa quantidade da moeda estrangeira. Após a oferta ser realizada, uma agência de câmbio pode topar negociar por aquele valor que você estipulou, feito isso, basta combinar com a agência de câmbio a forma de entrega.

ONFLY

Sim, não poderíamos deixar de citar a Onfly 😉

Onfly é uma plataforma online ‘tudo em um’ para as empresas otimizarem tempo e economizar dinheiro com suas viagens corporativas. A startup possui uma solução para as empresas fazerem uma gestão de viagens de ponta a ponta, desde a busca e reserva de passagens aéreas e hotéis com tarifas exclusivas, até mesmo configurar uma política de viagens, ter acesso aos dados gerenciais das viagens e gestão de reembolsos e despesas de viagens corporativas de todos os colaboradores.

Agora, sua empresa não precisa passar horas e horas procurando passagens aéreas e hotéis em diversos sites de viagens, depender de vários formulários e diversas planilhas para fazer a prestação de contas das despesas de viagem a trabalho dos colaboradores e muito menos depender de uma troca interminável de e-mail com uma agência de viagens corporativas do passado.

Em menos de 1 ano, mais de 500 empresas já utilizam a solução Onfly para viajar a trabalho, sem o pagamento de fees e com um atendimento 24/7 incrível.

Veja abaixo como funciona

VOOPTER

Voopter é um comparador de passagens aéreas gratuito que busca passagens com o melhor preço disponível em diversos sites de companhias aéreas e de agências de viagens online.

Para facilitar a busca do viajante, o Voopter possui um calendário multidatas, no qual o usuário consegue encontrar a melhor combinação de datas para fazer a sua viagem, quando escolhida a passagem ideal, você é direcionado ao site da agência/cia aérea. Caso você não encontre uma passagem aérea que caiba no seu orçamento, você pode acionar um alerta colaborativo que te notificará quando o valor daquela passagem alterar

Em 2019 o site brasileiro, mesmo tendo sido lançado em 2013, foi considerando uma das 20 startups de turismo no mundo segundo site Skift.

Segue essa super dica para você ficar de olho para sua próxima viagem a lazer.

Gostaram?

A transformação digital do turismo é real, por isso, vale muito a pena ficar de olho nessas empresas no ano de 2020, as startups brasileiras estão quebrando paradigmas e já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros na hora de viajar.

Pra vocês, faltou alguma?

Vinicius Ribeiro Lima
Autor: Vinicius Ribeiro Lima

Analista de Marketing da Onfly, turismólogo com formação complementar em marketing pela UFMG, mochileiro e apaixonado por inovação, startups e empreendedorismo. Graduado em Tourism, Hospitality & Business pela Boston College UK e atuante no mercado de turismo e viagens corporativas há mais de 4 anos. Para falar com Vinicíus só enviar um e-mail para vinicius@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


Outros artigos
Como comprar passagens aéreas baratas – Guia Definitivo

Quer saber como comprar passagens aéreas mais baratas para suas viagens pessoais e viagens corporativas? Neste épico post de Jared Belfort, é apresentado hacks e dicas exclusivas e não convencionais para realizar economia na compra de passagens aéreas. Este artigo vale tanto para pessoas físicas e para empresas

Obrigado Jekyll, seja bem vindo WordPress

Lançamos o novo blog em Wordpress, veja o que mudou a nova plataforma de publicação. O Jekyll é uma excelente ferramenta, mas precisávamos de mais produtividade e agilidade na publicação de conteúdos

Quero me desafiar com o quiz de gestão de viagens
Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar