Entenda o que é a pegada de carbono em viagens corporativas e onde ocorrem as principais emissões de poluentes em viagens
A sustentabilidade é uma responsabilidade mundial e cada vez mais trabalhada dentro das corporações. E isso é bem visto pelos consumidores, que estão sempre atentos às empresas que se preocupam com o meio ambiente. Uma das formas de mensurar os efeitos negativos causados por uma empresa ao nosso planeta é através da pegada de carbono.

Há diversas ações que podem gerar a chamada pegada de carbono e as viagens corporativas é uma delas. Pode não parecer, mas viajar a trabalho também gera impactos para o meio ambiente, como as emissões de carbono causadas pelo transporte, por exemplo.
Veja a seguir tudo sobre a pegada de carbono deixada pelas viagens corporativas, quais são os principais emissores de carbono nessa questão e como reduzir esses impactos.
O que é pegada de carbono?
Pegada de carbono é a tradução do termo “carbon footprint”, uma metodologia utilizada para medir a emissão de gases poluentes, sendo convertida em carbono equivalente. Essa medição é feita ao longo do ciclo de vida de um produto, processo ou de um serviço, considerando seus impactos na atmosfera.
Existem diversas situações, produtos, processos e serviços que geram a pegada de carbono, como é o caso da criação de pastagem para gado, da queima de combustíveis fósseis, a produção de cimento, as queimadas e desmatamento de nossas florestas, o cultivo de arroz, entre outras ações que geram impacto ambiental.
Além disso, a pegada de carbono faz parte da pegada ecológica ou pegada ambiental, que é uma metodologia usada para medir a quantidade de Terra que precisamos para sustentar o atual estilo de vida da sociedade. Embora parte do carbono produzido seja absorvido pelas florestas e oceanos, hoje em dia a pegada de carbono representa mais da metade da pegada ecológica, sendo insustentável para o nosso ecossistema.
Bom, já deu para perceber até aqui que é muito importante medir a emissão de gases poluentes e o quanto a pegada de carbono precisa ser discutida dentro da sociedade, não é mesmo?
Onde estão as principais emissões de carbono em viagens corporativas?
Como quase todas as ações do homem, as viagens corporativas também impactam na pegada de carbono e precisam ser discutidas sobre alternativas mais ecológicas. Por isso, trouxemos as principais fontes de emissões de carbono nas viagens!
Transporte
O principal emissor de carbono em uma viagem corporativa é sem dúvidas o transporte. Seja ele de carro, ônibus ou avião, o transporte é responsável por liberar diversos gases poluentes para a atmosfera e todos eles são convertidos no carbono equivalente.
Hospedagem
Outro emissor em uma viagem é a hospedagem escolhida para que o funcionário possa se estabelecer no destino de sua viagem. Esse é um emissor pois a maioria das hospedagens não contam com soluções ecológicas, como reutilização de águas cinzas, utilização de alternativas ao plástico, uso de produtos biodegradáveis na limpeza dos quartos, instalação de painéis solares para captação de energia do sul, entre outras.
Uso de escritórios
Por fim, outro item que gera a pegada de carbono nas viagens corporativas é o uso de escritórios nestes destinos. Em alguns casos, o colaborador precisa alugar um escritório para trabalhar ao longo de sua viagem e isso gera mais emissões de gases devido ao uso de energia elétrica, de água que não pode ser reutilizada, de materiais que são descartáveis e ao estímulo de que esses escritórios existam, sendo que eles geram impactos ao meio ambiente desde as suas construções.
Alternativas para menor emissão ou emissão zero
Embora as viagens corporativas sejam responsáveis pela emissão de gases poluentes, elas ainda são essenciais para algumas situações. Por isso, o ideal é buscar soluções mais ecológicas que possibilitem reduzir o impacto dessas ações no meio ambiente. Sendo assim, veja a seguir as alternativas para diminuir essa emissão ou alcançar a emissão zero.
Coworking
A primeira alternativa que seus colaboradores podem aderir é o coworking, que é um escritório compartilhado por diversas pessoas. Essa alternativa é muito interessante para aqueles que precisam de um espaço para trabalhar. O coworking faz com que pessoas de diversas áreas e empresas trabalhem em um mesmo lugar, dividindo os custos e também reduzindo o impacto ao meio ambiente.
Por isso, quando um colaborador precisar trabalhar em um escritório no destino de viagem procure por um coworking próximo à hospedagem. Assim você já estará contribuindo para a redução da emissão de carbono.
Companhias que neutralizam carbono
Outra forma de reduzir a pegada de carbono nas viagens corporativas é buscar companhias que neutralizem carbono. É sempre importante acompanhar quais são as empresas que estão preocupadas com a sustentabilidade e que possuem ações para neutralizar a emissão de carbono.
Isso vale para companhias aéreas, para empresas de frota de ônibus, para locadoras de veículos, entre outras empresas.
Busca por alternativas menos poluentes
Também é importante ir sempre em busca por alternativas menos poluentes para ações que são necessárias. Por exemplo, entre uma hospedagem comum que não tem preocupação com a sustentabilidade e uma hospedagem que foi construída para ser ecológica, dê preferência para a alternativa que é menos poluente. Isso também vale para o meio de transporte.
Embora o ônibus seja tão poluente quanto o carro, é importante lembrar que as viagens coletivas geram menos impacto ambiental, pois o ônibus leva mais pessoas, enquanto o viajante que pega estrada de carro geralmente faz isso sozinho, resultando em mais carros nas ruas.
Compensação de carbono
Por último, não podemos nos esquecer da compensação de carbono. As viagens corporativas são essenciais para manter os negócios e mesmo com a redução dessa emissão, a sua empresa ainda pode estar gerando um certo impacto ao meio ambiente ao realizar essas viagens.
É nesse momento que entra a compensação de carbono, que é uma forma de compensar a emissão de gases poluentes gerada por ações que são necessárias. Nesse caso, a sua empresa pode começar um projeto de plantio de árvores ou de preservação de certa região florestal, pode transformar processos internos para reduzir a emissão de carbono, entre outras ações que ajudam a reduzir o impacto ambiental.
A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos, então devemos sempre procurar por formas de reduzir os impactos de nossas ações para termos um futuro melhor.
Gostou deste conteúdo? Então confira outros posts aqui no blog da Onfly e assine nossa newsletter!
